Diferenciação pedagógica na aula de inglês no 1º ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/26874 |
Resumo: | Os professores deparam-se, cada vez mais, com turmas heterogéneas, o que significa um maior desafio. No entanto, também atualmente, mais do que nunca, os professores têm acesso facilitado ao conhecimento, técnicas, estratégias e materiais necessários para enfrentar esse mesmo desafio, de modo a atender à diversidade de alunos e às suas diferentes motivações e estilos de aprendizagem. Desta forma, este estudo, com características de investigação-ação, realizado a partir de um projeto de intervenção didática desenvolvido na aula de Inglês de uma turma do 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo Ensino Básico, teve como objetivo nuclear conhecer as perceções dos alunos acerca dos seus próprios modos de aprendizagem e sobre as atividades que são mais adequadas à sua forma de aprender. O conhecimento destas perceções constitui um importante primeiro passo para o professor poder exercer a diferenciação pedagógica na sua sala de aula. Portanto, o presente relatório de estágio assenta num estudo em que se pretendeu investigar quais as inteligências predominantes na turma, de modo a adequar o processo de ensino e de aprendizagem, nomeadamente as atividades e recursos, a essas mesmas inteligências percecionadas quer pelos alunos, quer pela professora estagiária, através da observação e interação com os alunos em aula de Inglês. Os dados foram recolhidos através de questionários, planos individuais e desenhos das crianças e observação participante. Os dados recolhidos permitiram adaptar as estratégias, atividades e recursos didáticos aos diferentes tipos de inteligências, procurando, deste modo, respeitar as capacidades e competências individuais de cada aluno, no sentido de dar respostas diferenciadas às necessidades de aprendizagem identificadas na turma |
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Diferenciação pedagógica na aula de inglês no 1º ciclo do Ensino BásicoDiferenciação pedagógicaInteligências múltiplasEstilos de aprendizagemPlano individual do alunoEnsino de Inglês no 1º CEBOs professores deparam-se, cada vez mais, com turmas heterogéneas, o que significa um maior desafio. No entanto, também atualmente, mais do que nunca, os professores têm acesso facilitado ao conhecimento, técnicas, estratégias e materiais necessários para enfrentar esse mesmo desafio, de modo a atender à diversidade de alunos e às suas diferentes motivações e estilos de aprendizagem. Desta forma, este estudo, com características de investigação-ação, realizado a partir de um projeto de intervenção didática desenvolvido na aula de Inglês de uma turma do 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo Ensino Básico, teve como objetivo nuclear conhecer as perceções dos alunos acerca dos seus próprios modos de aprendizagem e sobre as atividades que são mais adequadas à sua forma de aprender. O conhecimento destas perceções constitui um importante primeiro passo para o professor poder exercer a diferenciação pedagógica na sua sala de aula. Portanto, o presente relatório de estágio assenta num estudo em que se pretendeu investigar quais as inteligências predominantes na turma, de modo a adequar o processo de ensino e de aprendizagem, nomeadamente as atividades e recursos, a essas mesmas inteligências percecionadas quer pelos alunos, quer pela professora estagiária, através da observação e interação com os alunos em aula de Inglês. Os dados foram recolhidos através de questionários, planos individuais e desenhos das crianças e observação participante. Os dados recolhidos permitiram adaptar as estratégias, atividades e recursos didáticos aos diferentes tipos de inteligências, procurando, deste modo, respeitar as capacidades e competências individuais de cada aluno, no sentido de dar respostas diferenciadas às necessidades de aprendizagem identificadas na turmaNowadays, more and more, teachers deal with heterogeneous classes, which means a bigger challenge. However, also at this moment, more than ever, teachers have the easy access to the knowledge, techniques, strategies and materials needed to face this challenge as a way of answering the student’s diversity and their different motivations and learning styles. Therefore, the main goal of this study with action-research characteristics, executed from an educational intervention project developed in a year four class of primary school, was to understand how the student’s perceptions about their own learning styles and which activities fit them better. The knowledge of these perceptions is an important first step so that the teacher can wield the pedagogical differentiation in his/her classroom. Consequently, this internship report offers an investigation of which intelligences prevail in the English class, to adequate the teaching process, namely activities and resources, to those same intelligences precepted either by the students or by the teacher, through the observation and interaction with the students. The data was gathered through questionnaires, individual student’s plans, children’s drawings and participant observation. The gathered data allowed to adapt the strategies, activities and didactic resources to the different types of intelligences. Trying this way to respect the abilities and individual competences of each student to give differentiated answers to the learning needs identified in the class2019-10-24T12:50:02Z2018-12-17T00:00:00Z2018-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/26874TID:202231909porRelva, Liliana Cristina Ferreira da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:52:04Zoai:ria.ua.pt:10773/26874Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:59:47.194474Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Os professores deparam-se, cada vez mais, com turmas heterogéneas, o que significa um maior desafio. No entanto, também atualmente, mais do que nunca, os professores têm acesso facilitado ao conhecimento, técnicas, estratégias e materiais necessários para enfrentar esse mesmo desafio, de modo a atender à diversidade de alunos e às suas diferentes motivações e estilos de aprendizagem. Desta forma, este estudo, com características de investigação-ação, realizado a partir de um projeto de intervenção didática desenvolvido na aula de Inglês de uma turma do 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo Ensino Básico, teve como objetivo nuclear conhecer as perceções dos alunos acerca dos seus próprios modos de aprendizagem e sobre as atividades que são mais adequadas à sua forma de aprender. O conhecimento destas perceções constitui um importante primeiro passo para o professor poder exercer a diferenciação pedagógica na sua sala de aula. Portanto, o presente relatório de estágio assenta num estudo em que se pretendeu investigar quais as inteligências predominantes na turma, de modo a adequar o processo de ensino e de aprendizagem, nomeadamente as atividades e recursos, a essas mesmas inteligências percecionadas quer pelos alunos, quer pela professora estagiária, através da observação e interação com os alunos em aula de Inglês. Os dados foram recolhidos através de questionários, planos individuais e desenhos das crianças e observação participante. Os dados recolhidos permitiram adaptar as estratégias, atividades e recursos didáticos aos diferentes tipos de inteligências, procurando, deste modo, respeitar as capacidades e competências individuais de cada aluno, no sentido de dar respostas diferenciadas às necessidades de aprendizagem identificadas na turma |
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