Diferenciação pedagógica na aula de inglês no 1º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Relva, Liliana Cristina Ferreira da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/26874
Resumo: Os professores deparam-se, cada vez mais, com turmas heterogéneas, o que significa um maior desafio. No entanto, também atualmente, mais do que nunca, os professores têm acesso facilitado ao conhecimento, técnicas, estratégias e materiais necessários para enfrentar esse mesmo desafio, de modo a atender à diversidade de alunos e às suas diferentes motivações e estilos de aprendizagem. Desta forma, este estudo, com características de investigação-ação, realizado a partir de um projeto de intervenção didática desenvolvido na aula de Inglês de uma turma do 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo Ensino Básico, teve como objetivo nuclear conhecer as perceções dos alunos acerca dos seus próprios modos de aprendizagem e sobre as atividades que são mais adequadas à sua forma de aprender. O conhecimento destas perceções constitui um importante primeiro passo para o professor poder exercer a diferenciação pedagógica na sua sala de aula. Portanto, o presente relatório de estágio assenta num estudo em que se pretendeu investigar quais as inteligências predominantes na turma, de modo a adequar o processo de ensino e de aprendizagem, nomeadamente as atividades e recursos, a essas mesmas inteligências percecionadas quer pelos alunos, quer pela professora estagiária, através da observação e interação com os alunos em aula de Inglês. Os dados foram recolhidos através de questionários, planos individuais e desenhos das crianças e observação participante. Os dados recolhidos permitiram adaptar as estratégias, atividades e recursos didáticos aos diferentes tipos de inteligências, procurando, deste modo, respeitar as capacidades e competências individuais de cada aluno, no sentido de dar respostas diferenciadas às necessidades de aprendizagem identificadas na turma
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