Trabalho colaborativo no 1.º ciclo do ensino básico: um estudo prospetivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreira, Maria Celeste Piçarra Mendes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8407
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Educação Matemática na Educação Pré-escolar e nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
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spelling Trabalho colaborativo no 1.º ciclo do ensino básico: um estudo prospetivoTrabalho colaborativoConstrangimentosProjetoCoordenador1.º ciclo do ensino básicoCollaborative workConstraintsProjectCoordinator1st cycle of basic educationDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Educação Matemática na Educação Pré-escolar e nos 1º e 2º Ciclos do Ensino BásicoA dissertação de mestrado realizada no âmbito da Educação Matemática que a seguir se apresenta, intitulada “Trabalho colaborativo no 1º ciclo do Ensino Básico - Um Estudo Prospetivo” foi desenvolvida num agrupamento de escolas da região da grande Lisboa e teve como finalidade conhecer as perceções dos professores sobre este tipo de trabalho. Tendo em conta o contexto desta investigação emergiram os seguintes objetivos: i) Identificar as perceções dos professores do 1º ciclo sobre o trabalho colaborativo e as condições favoráveis ao seu desenvolvimento na escola; ii) Identificar constrangimentos ao desenvolvimento do trabalho colaborativo entre os professores do 1º ciclo; iii) Recolher informação para o desenvolvimento da ação do coordenador do 1º ciclo como dinamizador de práticas colaborativas no agrupamento. O estudo seguiu uma abordagem predominantemente quantitativa, embora com alguns enfoques de natureza qualitativa enquadrando-se por isso numa metodologia mista. Privilegiou-se como técnica de recolha de dados o inquérito por questionário, aplicado ao conjunto de 27 professores do 1º ciclo do agrupamento que sustenta esta investigação. O estudo permitiu identificar a existência de professores com perceções mais flexíveis relativamente ao currículo e à sua conciliação com as aprendizagens, favoráveis à realização de trabalho colaborativo. Estes professores podem ser considerados como âncoras desse tipo de trabalho no agrupamento e será com estes docentes que poderá ocorrer o desenvolvimento de trabalho colaborativo. Este estudo possibilitou ainda reconhecer a necessidade de valorização dos projetos a decorrer no agrupamento. Essa valorização passa pela redução do número dos projetos, de modo a que sejam verdadeiramente conhecidos pelos professores e seja avaliado o seu impacto na aprendizagem dos alunos.ABSTRACT The following master thesis carried out in the field of Math Education and named “collaborative work in primary school – a prospective study”, was developed in a couple of schools around Lisbon and its aim was to know primary teachers’ perceptions of this kind of work. The goals of this study are: i) Identify primary teachers’ perceptions of collaborative work and identify favorable conditions to create this work in schools; ii) Identify constraints on the development of collaborative work among primary teachers; iii) Collect information to develop the role of primary school coordinator as a promoter of collaborative work in schools; The following study is predominantly a quantitative one, although it also has some approaches to a qualitative nature. Therefore, it falls into a mixed methodology. The data collection method was the questionnaire and 27 primary teachers were asked to participate in this study. This study allows the identification of teachers with a flexible perception of the curriculum and its conciliation with learning, essential for the creation of collaborative work. These teachers were considered the keys for the creation of collaborative work, therefore they can promote the development of this kind of work in schools. This study also allows the identification of the need to enrich school projects, by decreasing the number of projects, so that they can be truly recognized by teachers and the impacts on students’ learning may be evaluated.Rodrigues, MargaridaLoureiro, CristinaRCIPLBarreira, Maria Celeste Piçarra Mendes2018-04-17T08:31:43Z2017-05-302017-05-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8407TID:201844842porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:48Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8407Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:10.749301Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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