O Desenvolvimento da Metodologia de Trabalho de Projeto no 1º Ciclo do ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/43602 |
Resumo: | A metodologia de trabalho de projeto é uma temática com uma relevância bastante importante nos tempos atuais, pois esta destaca-se por defender um currículo baseado e integrado numa visão de aprendizagens coerente, democrático e centrada nos alunos. Esta metodologia é promotora do trabalho colaborativo entre os alunos e docentes, o que traz alguns benefícios para a prática educativa, nomeadamente, o trabalho de equipa, autonomia, responsabilidade, cooperação, gestão de conflitos e a resolução de problemas. Neste estudo é possível observar o desenvolvimento da Metodologia de Trabalho de Projeto numa turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico num colégio privado situado na área Metropolitana de Lisboa. Através desta Metodologia foi possível analisar o contributo que esta tem no envolvimento dos alunos na sua aprendizagem. Esta investigação desenvolveu-se em dois grandes momentos, o primeiro no ano letivo 2020/2021 quando os participantes do estudo frequentavam o 2.º Ano do Ensino Básico e o segundo momento desenrolou-se no ano letivo seguinte, 2021/2022, em que os alunos já frequentavam o 3.º ano. Este estudo teve como finalidade conhecer e descrever a implementação da Metodologia de Trabalho de Projeto em contexto de sala de aula a partir das perceções dos professores e dos alunos. Com esta investigação pretendemos responder a três questões pertinentes: Quais as perceções dos docentes e dos alunos sobre a Metodologia de Trabalho de Projeto; Quais as perceções docentes sobre as vantagens e desvantagem da abordagem por Projeto; De que forma é implementada a Metodologia de Trabalho de Projeto. Para dar resposta às questões de pesquisa optou-se por uma abordagem de investigação qualitativa, tendo sido utilizados como instrumentos de recolha de dados a entrevista, inquérito por questionário e a observação. No que diz respeito aos resultados, foi evidente a perspetiva positiva dos alunos e docentes na utilização da Metodologia de Trabalho de Projeto, contribuindo para o desenvolvimento das competências e aprendizagens dos alunos. |
id |
RCAP_b7b006b6c1744a00adbb1ed434e71fb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43602 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Desenvolvimento da Metodologia de Trabalho de Projeto no 1º Ciclo do ensino BásicoMetodologia de Trabalho de Projeto, 1.º Ciclo do Ensino BásicoProject Work Methodology, 1st Cycle of Basic EducationA metodologia de trabalho de projeto é uma temática com uma relevância bastante importante nos tempos atuais, pois esta destaca-se por defender um currículo baseado e integrado numa visão de aprendizagens coerente, democrático e centrada nos alunos. Esta metodologia é promotora do trabalho colaborativo entre os alunos e docentes, o que traz alguns benefícios para a prática educativa, nomeadamente, o trabalho de equipa, autonomia, responsabilidade, cooperação, gestão de conflitos e a resolução de problemas. Neste estudo é possível observar o desenvolvimento da Metodologia de Trabalho de Projeto numa turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico num colégio privado situado na área Metropolitana de Lisboa. Através desta Metodologia foi possível analisar o contributo que esta tem no envolvimento dos alunos na sua aprendizagem. Esta investigação desenvolveu-se em dois grandes momentos, o primeiro no ano letivo 2020/2021 quando os participantes do estudo frequentavam o 2.º Ano do Ensino Básico e o segundo momento desenrolou-se no ano letivo seguinte, 2021/2022, em que os alunos já frequentavam o 3.º ano. Este estudo teve como finalidade conhecer e descrever a implementação da Metodologia de Trabalho de Projeto em contexto de sala de aula a partir das perceções dos professores e dos alunos. Com esta investigação pretendemos responder a três questões pertinentes: Quais as perceções dos docentes e dos alunos sobre a Metodologia de Trabalho de Projeto; Quais as perceções docentes sobre as vantagens e desvantagem da abordagem por Projeto; De que forma é implementada a Metodologia de Trabalho de Projeto. Para dar resposta às questões de pesquisa optou-se por uma abordagem de investigação qualitativa, tendo sido utilizados como instrumentos de recolha de dados a entrevista, inquérito por questionário e a observação. No que diz respeito aos resultados, foi evidente a perspetiva positiva dos alunos e docentes na utilização da Metodologia de Trabalho de Projeto, contribuindo para o desenvolvimento das competências e aprendizagens dos alunos.The project work methodology is a topic with a very important relevance nowadays, as it stands out for defending a curriculum based and integrated in a coherent, democratic and student-centered vision of learning. This methodology promotes collaborative work between students and teachers, which brings some benefits to educational practice, namely teamwork, autonomy, responsibility, cooperation, conflict management and problem solving. In this study it is possible to observe the development of the Project Work Methodology in a class of the 1st Cycle of Basic Education in a private school located in the Metropolitan area of Lisbon. Through this Methodology it was possible to analyze the contribution that it has in the involvement of students in their learning. This investigation was carried out in two major moments, the first in the 2020/2021 school year when the study participants attended the 2nd Year of Basic Education and the second in the following school year, 2021/2022, in which the students were already in the 3rd year. This study aimed to know and describe the implementation of the Project Work Methodology in the classroom context from the perceptions of teachers and students. With this investigation we intend to answer three pertinent questions: What are the teachers' and students' perceptions about the Project Work Methodology; What are the teachers' perceptions about the advantages and disadvantages of the Project approach; How the Project Work Methodology is implemented. In order to answer the research questions, a qualitative research approach was chosen, having used as data collection instruments the interview, questionnaire survey and observation. With regard to the results, the positive perspective of students and teachers in the use of the Project Work Methodology was evident, contributing to the development of students' skills and learning.Almeida, Ana PatríciaRepositório ComumSilva, Carina2023-02-02T18:38:45Z2022-07-272022-05-182022-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43602TID:203206827porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-09T15:30:12Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43602Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:22.798520Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Desenvolvimento da Metodologia de Trabalho de Projeto no 1º Ciclo do ensino Básico |
title |
O Desenvolvimento da Metodologia de Trabalho de Projeto no 1º Ciclo do ensino Básico |
spellingShingle |
O Desenvolvimento da Metodologia de Trabalho de Projeto no 1º Ciclo do ensino Básico Silva, Carina Metodologia de Trabalho de Projeto, 1.º Ciclo do Ensino Básico Project Work Methodology, 1st Cycle of Basic Education |
title_short |
O Desenvolvimento da Metodologia de Trabalho de Projeto no 1º Ciclo do ensino Básico |
title_full |
O Desenvolvimento da Metodologia de Trabalho de Projeto no 1º Ciclo do ensino Básico |
title_fullStr |
O Desenvolvimento da Metodologia de Trabalho de Projeto no 1º Ciclo do ensino Básico |
title_full_unstemmed |
O Desenvolvimento da Metodologia de Trabalho de Projeto no 1º Ciclo do ensino Básico |
title_sort |
O Desenvolvimento da Metodologia de Trabalho de Projeto no 1º Ciclo do ensino Básico |
author |
Silva, Carina |
author_facet |
Silva, Carina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Ana Patrícia Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia de Trabalho de Projeto, 1.º Ciclo do Ensino Básico Project Work Methodology, 1st Cycle of Basic Education |
topic |
Metodologia de Trabalho de Projeto, 1.º Ciclo do Ensino Básico Project Work Methodology, 1st Cycle of Basic Education |
description |
A metodologia de trabalho de projeto é uma temática com uma relevância bastante importante nos tempos atuais, pois esta destaca-se por defender um currículo baseado e integrado numa visão de aprendizagens coerente, democrático e centrada nos alunos. Esta metodologia é promotora do trabalho colaborativo entre os alunos e docentes, o que traz alguns benefícios para a prática educativa, nomeadamente, o trabalho de equipa, autonomia, responsabilidade, cooperação, gestão de conflitos e a resolução de problemas. Neste estudo é possível observar o desenvolvimento da Metodologia de Trabalho de Projeto numa turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico num colégio privado situado na área Metropolitana de Lisboa. Através desta Metodologia foi possível analisar o contributo que esta tem no envolvimento dos alunos na sua aprendizagem. Esta investigação desenvolveu-se em dois grandes momentos, o primeiro no ano letivo 2020/2021 quando os participantes do estudo frequentavam o 2.º Ano do Ensino Básico e o segundo momento desenrolou-se no ano letivo seguinte, 2021/2022, em que os alunos já frequentavam o 3.º ano. Este estudo teve como finalidade conhecer e descrever a implementação da Metodologia de Trabalho de Projeto em contexto de sala de aula a partir das perceções dos professores e dos alunos. Com esta investigação pretendemos responder a três questões pertinentes: Quais as perceções dos docentes e dos alunos sobre a Metodologia de Trabalho de Projeto; Quais as perceções docentes sobre as vantagens e desvantagem da abordagem por Projeto; De que forma é implementada a Metodologia de Trabalho de Projeto. Para dar resposta às questões de pesquisa optou-se por uma abordagem de investigação qualitativa, tendo sido utilizados como instrumentos de recolha de dados a entrevista, inquérito por questionário e a observação. No que diz respeito aos resultados, foi evidente a perspetiva positiva dos alunos e docentes na utilização da Metodologia de Trabalho de Projeto, contribuindo para o desenvolvimento das competências e aprendizagens dos alunos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-27 2022-05-18 2022-07-27T00:00:00Z 2023-02-02T18:38:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/43602 TID:203206827 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/43602 |
identifier_str_mv |
TID:203206827 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130935365468160 |