O papel da responsabilidade social numa PME
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/88244 |
Resumo: | Projeto de mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
id |
RCAP_2f2954af9b698da180cae9d4c79094c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88244 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel da responsabilidade social numa PMEThe role of social responsibility in an SMEPMEResponsabilidade socialSatisfação colaboradoresEmployee satisfactionSMEsSocial responsibilityCiências Sociais::Economia e GestãoProjeto de mestrado em Gestão de Recursos HumanosO presente projeto, tem como objetivo identificar, e analisar, o papel da responsabilidade social nas pequenas e médias empresas, e o respetivo impacto na satisfação dos colaboradores. Para alcançar este objetivo, adotou-se o método de estudo de caso com uma abordagem positivista, recorrendo a uma PME pertencente ao setor da construção civil. Esta PME é denominada de Empresa X e foi selecionada pela minha atividade desenvolvida na empresa e afetividade à mesma. Para a recolha de informação, recorreu-se à aplicação de um questionário de satisfação e análise diária dos acontecimentos na empresa. A responsabilidade social empresarial aplica-se a diferentes questões e perspetivas, como o uso da ética nos negócios, o envolvimento com a sociedade, a preocupação com a sustentabilidade ambiental e, acima de tudo, o uso da cidadania na empresa. Neste contexto, e com o objetivo de atingir níveis de satisfação elevados, este projeto tem como objetivo utilizar ações de responsabilidade social numa PME, para verificar o efeito mediador da importância das ações como suporte organizacional potenciador do aumento da satisfação dos colaboradores que compõe a Empresa X. A população alvo de estudo foi composta por 88 colaboradores da Empresa X, que responderam a um questionário já existente na empresa, disponibilizado via e-mail e WhatsApp a cada um dos inquiridos, no final foram obtidas 64 respostas. Para análise dos dados, esta pesquisa utilizou a análise quantitativa. Os resultados do estudo indicam que as ações de responsabilidade social influenciam a satisfação dos colaboradores, tendo colmatado algumas das queixas existentes na empresa referentes ao ano de 2021. Os resultados desta pesquisa geraram implicações efetivas para a Empresa X, ao demonstrar que as ações de responsabilidade social podem gerar a criação de laços informais entre colegas, a entreajuda, e o envolvimento dos colaboradores em atividades dinamizadas pela empresa e o aumento da motivação de cada um em fazer parte da Empresa X.This project aims to identify and analyze the role of social responsibility in small and medium-sized companies, and its impact on employee satisfaction. To achieve this objective, the case study method was adopted with a positivist approach, using an SME belonging to the civil construction sector. This SME is called Company X, and was selected for my activity developed in the company and affection for it. To collect information, a satisfaction questionnaire and daily analysis of events in the company were applied. Corporate social responsibility applies to different issues and perspectives, such as the use of ethics in business, involvement with society, concern for environmental sustainability and, above all, the use of citizenship in the company. In this context, and with the aim of achieving high levels of satisfaction, this project aims to use social responsibility actions in an SME, to verify the mediating effect of the importance of actions as an organizational support that enhances the increase in satisfaction of the employees that make up the Company X. The target population of the study consisted of 88 employees of Company X, who answered a questionnaire already existing in the company, made available via email and whatsapp to each of the respondents, in the end, only 64 responses were obtained. For data analysis, this research used quantitative analysis. The results of the study indicate that social responsibility actions influence employee satisfaction, having addressed some of the existing complaints in the company for the year 2021. The results of this research generated effective implications for Company X, by demonstrating that social responsibility actions can generate the creation of informal ties between colleagues, mutual help, and the involvement of employees in activities promoted by the company and the increase of motivation of each one in being part of Company X.Machado, Carolina FelicianaUniversidade do MinhoFernandes, Sara Maria Mendes2024-01-052024-01-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/88244por203472675info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:32:16Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88244Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:32:16Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da responsabilidade social numa PME The role of social responsibility in an SME |
title |
O papel da responsabilidade social numa PME |
spellingShingle |
O papel da responsabilidade social numa PME Fernandes, Sara Maria Mendes PME Responsabilidade social Satisfação colaboradores Employee satisfaction SMEs Social responsibility Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
O papel da responsabilidade social numa PME |
title_full |
O papel da responsabilidade social numa PME |
title_fullStr |
O papel da responsabilidade social numa PME |
title_full_unstemmed |
O papel da responsabilidade social numa PME |
title_sort |
O papel da responsabilidade social numa PME |
author |
Fernandes, Sara Maria Mendes |
author_facet |
Fernandes, Sara Maria Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Machado, Carolina Feliciana Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Sara Maria Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PME Responsabilidade social Satisfação colaboradores Employee satisfaction SMEs Social responsibility Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
PME Responsabilidade social Satisfação colaboradores Employee satisfaction SMEs Social responsibility Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Projeto de mestrado em Gestão de Recursos Humanos |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-05 2024-01-05T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/88244 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/88244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203472675 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817545006352695296 |