O papel da responsabilidade social numa PME

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Sara Maria Mendes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/88244
Resumo: Projeto de mestrado em Gestão de Recursos Humanos
id RCAP_2f2954af9b698da180cae9d4c79094c0
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88244
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da responsabilidade social numa PMEThe role of social responsibility in an SMEPMEResponsabilidade socialSatisfação colaboradoresEmployee satisfactionSMEsSocial responsibilityCiências Sociais::Economia e GestãoProjeto de mestrado em Gestão de Recursos HumanosO presente projeto, tem como objetivo identificar, e analisar, o papel da responsabilidade social nas pequenas e médias empresas, e o respetivo impacto na satisfação dos colaboradores. Para alcançar este objetivo, adotou-se o método de estudo de caso com uma abordagem positivista, recorrendo a uma PME pertencente ao setor da construção civil. Esta PME é denominada de Empresa X e foi selecionada pela minha atividade desenvolvida na empresa e afetividade à mesma. Para a recolha de informação, recorreu-se à aplicação de um questionário de satisfação e análise diária dos acontecimentos na empresa. A responsabilidade social empresarial aplica-se a diferentes questões e perspetivas, como o uso da ética nos negócios, o envolvimento com a sociedade, a preocupação com a sustentabilidade ambiental e, acima de tudo, o uso da cidadania na empresa. Neste contexto, e com o objetivo de atingir níveis de satisfação elevados, este projeto tem como objetivo utilizar ações de responsabilidade social numa PME, para verificar o efeito mediador da importância das ações como suporte organizacional potenciador do aumento da satisfação dos colaboradores que compõe a Empresa X. A população alvo de estudo foi composta por 88 colaboradores da Empresa X, que responderam a um questionário já existente na empresa, disponibilizado via e-mail e WhatsApp a cada um dos inquiridos, no final foram obtidas 64 respostas. Para análise dos dados, esta pesquisa utilizou a análise quantitativa. Os resultados do estudo indicam que as ações de responsabilidade social influenciam a satisfação dos colaboradores, tendo colmatado algumas das queixas existentes na empresa referentes ao ano de 2021. Os resultados desta pesquisa geraram implicações efetivas para a Empresa X, ao demonstrar que as ações de responsabilidade social podem gerar a criação de laços informais entre colegas, a entreajuda, e o envolvimento dos colaboradores em atividades dinamizadas pela empresa e o aumento da motivação de cada um em fazer parte da Empresa X.This project aims to identify and analyze the role of social responsibility in small and medium-sized companies, and its impact on employee satisfaction. To achieve this objective, the case study method was adopted with a positivist approach, using an SME belonging to the civil construction sector. This SME is called Company X, and was selected for my activity developed in the company and affection for it. To collect information, a satisfaction questionnaire and daily analysis of events in the company were applied. Corporate social responsibility applies to different issues and perspectives, such as the use of ethics in business, involvement with society, concern for environmental sustainability and, above all, the use of citizenship in the company. In this context, and with the aim of achieving high levels of satisfaction, this project aims to use social responsibility actions in an SME, to verify the mediating effect of the importance of actions as an organizational support that enhances the increase in satisfaction of the employees that make up the Company X. The target population of the study consisted of 88 employees of Company X, who answered a questionnaire already existing in the company, made available via email and whatsapp to each of the respondents, in the end, only 64 responses were obtained. For data analysis, this research used quantitative analysis. The results of the study indicate that social responsibility actions influence employee satisfaction, having addressed some of the existing complaints in the company for the year 2021. The results of this research generated effective implications for Company X, by demonstrating that social responsibility actions can generate the creation of informal ties between colleagues, mutual help, and the involvement of employees in activities promoted by the company and the increase of motivation of each one in being part of Company X.Machado, Carolina FelicianaUniversidade do MinhoFernandes, Sara Maria Mendes2024-01-052024-01-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/88244por203472675info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:32:16Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88244Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:32:16Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da responsabilidade social numa PME
The role of social responsibility in an SME
title O papel da responsabilidade social numa PME
spellingShingle O papel da responsabilidade social numa PME
Fernandes, Sara Maria Mendes
PME
Responsabilidade social
Satisfação colaboradores
Employee satisfaction
SMEs
Social responsibility
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short O papel da responsabilidade social numa PME
title_full O papel da responsabilidade social numa PME
title_fullStr O papel da responsabilidade social numa PME
title_full_unstemmed O papel da responsabilidade social numa PME
title_sort O papel da responsabilidade social numa PME
author Fernandes, Sara Maria Mendes
author_facet Fernandes, Sara Maria Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Carolina Feliciana
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Sara Maria Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv PME
Responsabilidade social
Satisfação colaboradores
Employee satisfaction
SMEs
Social responsibility
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic PME
Responsabilidade social
Satisfação colaboradores
Employee satisfaction
SMEs
Social responsibility
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Projeto de mestrado em Gestão de Recursos Humanos
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-05
2024-01-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/88244
url https://hdl.handle.net/1822/88244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203472675
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817545006352695296