Efeitos do marketing interno na satisfação dos colaboradores: análise às pequenas e médias empresas em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Micaela Filipa Frutuoso
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/77967
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
id RCAP_e4ec042be96c16d3b3af224b46f6ea86
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77967
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeitos do marketing interno na satisfação dos colaboradores: análise às pequenas e médias empresas em PortugalMarketing internoSatisfaçãoSatisfação dos colaboradoresEmployee satisfactionInternal marketingSatisfactionSmesCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Marketing e EstratégiaO propósito deste estudo é duplo: em primeiro lugar avaliar as políticas e práticas de Marketing Interno aplicadas nas Pequenas e Médias empresas portuguesas; em segundo lugar, avaliar os efeitos do Marketing Interno na satisfação dos colaboradores. Para este estudo são estudadas três componentes de Marketing Interno, nomeadamente Comunicação Interna, Formação e Pesquisa de Mercado Interno. No que concerne à Satisfação dos Colaboradores esta será dividida em Satisfação Intrínseca e Satisfação Extrínseca. Para este estudo é adotada uma abordagem quantitativa com o objeto de estudo a ser constituído por Pequenas e Médias empresas portuguesas O modelo de investigação proposto sugere seis hipóteses a serem testadas através de um questionário estruturado aplicado aos colaboradores das organizações. As respostas foram analisadas através da aplicação de Regressão Linear Simples. Os resultados mostram que as práticas de Marketing Interno contribuem de forma significativa para o aumento daas Satisfação Intrínseca e Extrínseca dos colaboradores. Esta investigação tem importantes contributos práticos e teóricos. Para as organizações sugerem-se recomendações à gestão sobre como promover a satisfação dos seus colaboradores. Para o mundo académico este estudo corrobora a relação significativa entre Marketing Interno e Satisfação dos Colaboradores, ao mesmo tempo que contribui para a validação do modelo de Marketing Interno como sendo constituído por três componentes essenciais: Comunicação Interna, Formação e Pesquisa de Mercado Interno.The purpose of this study is twofold: firstly to evaluate the Internal Marketing policies and practices applied in Portuguese Small and Medium-sized Enterprises; secondly, to evaluate the effects of Internal Marketing on employee satisfaction. For this study three components of Internal Marketing were studied, namely Internal Communication, Training and Internal Market Research. As far as Employee Satisfaction is concerned, it will be divided into Intrinsic Satisfaction and Extrinsic Satisfaction. For this study a quantitative approach was adopted with the object of study to be Small and Medium Portuguese Enterprises. The proposed research model suggests six hypotheses tested through a structured questionnaire applied to the organizations' employees. The results of the surveys and the evaluation of the influence of Internal Marketing on employee satisfaction were tested from a statistical perspective, through the application of Simple Linear Regression. This research has important practical and theoretical contributions. For organisations, it suggests recommendations to management on how to promote employee satisfaction. For the academic world, this study corroborates the significant relationship between Internal Marketing and Employee Satisfaction, while contributing to the validation of the model of Internal Marketing as consisting of three essential components: Internal Communication, Training and Internal Market Research.Soares, Ana MariaUniversidade do MinhoDias, Micaela Filipa Frutuoso2022-04-082022-04-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/77967por202989950info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:01:30Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77967Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:51:25.301236Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos do marketing interno na satisfação dos colaboradores: análise às pequenas e médias empresas em Portugal
title Efeitos do marketing interno na satisfação dos colaboradores: análise às pequenas e médias empresas em Portugal
spellingShingle Efeitos do marketing interno na satisfação dos colaboradores: análise às pequenas e médias empresas em Portugal
Dias, Micaela Filipa Frutuoso
Marketing interno
Satisfação
Satisfação dos colaboradores
Employee satisfaction
Internal marketing
Satisfaction
Smes
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Efeitos do marketing interno na satisfação dos colaboradores: análise às pequenas e médias empresas em Portugal
title_full Efeitos do marketing interno na satisfação dos colaboradores: análise às pequenas e médias empresas em Portugal
title_fullStr Efeitos do marketing interno na satisfação dos colaboradores: análise às pequenas e médias empresas em Portugal
title_full_unstemmed Efeitos do marketing interno na satisfação dos colaboradores: análise às pequenas e médias empresas em Portugal
title_sort Efeitos do marketing interno na satisfação dos colaboradores: análise às pequenas e médias empresas em Portugal
author Dias, Micaela Filipa Frutuoso
author_facet Dias, Micaela Filipa Frutuoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Ana Maria
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Micaela Filipa Frutuoso
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing interno
Satisfação
Satisfação dos colaboradores
Employee satisfaction
Internal marketing
Satisfaction
Smes
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Marketing interno
Satisfação
Satisfação dos colaboradores
Employee satisfaction
Internal marketing
Satisfaction
Smes
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-08
2022-04-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/77967
url https://hdl.handle.net/1822/77967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202989950
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132286354980864