Aplicação do balanced scorecard num colégio privado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, João Pedro Prates de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43506
Resumo: A sociedade em que vivemos ao longo dos tempos tem sofrido inúmeras transformações, e o setor da educação em Portugal não foi exceção com a clarificação em 1986, relativamente ao ensino privado na Lei de Bases do Sistema Educativo. Todas estas alterações ao longo dos anos, despertou no culminar de muitos investidores no setor da educação, investimentos esses que criaram uma maior oferta de vagas e consequentemente uma maior dificuldade na sua ocupação. Desta forma, o setor da educação ficou mais competitivo, o que leva às instituições a fazer uma procura constante na melhoria dos seus modelos de gestão. Desta forma, este projeto tem como objetivo propor um modelo de balanced scorecard para uma instituição do ensino privado, composta por creche, jardim-de-infância e 1º ciclo, utilizando como procedimento metodológico a pesquisa qualitativa baseada na análise documental e no estudo de caso, através de observação e entrevistas. Foi efetuada uma revisão da literatura do modelo de balanced scorecard já implementados em ensino do 1º ciclo público e ensino superior privado que servem como base na elaboração da proposta. A análise dos resultados permite evidenciar a proposta do modelo do balanced scorecard, assim como são percetíveis e relevantes os impactos da intervenção na gestão da instituição, como clarificar a estratégia e o que é pretendido a médio longo prazo, existindo uma maior partilha de informação, melhorando processos de funcionamento e fazendo perceber ao gerente/proprietário do colégio da importância de se ter uma ferramenta de controlo de gestão que proporcione a execução da estratégia. Pode-se concluir que este projeto traz como contributo a possibilidade de utilização do balanced scorecard mesmo em instituições que não tenham pré-estabelecidos indicadores de desempenho monetário, dando um papel principal ao estabelecimento de indicadores de desempenho, a aplicação do mesmo permite uma melhor avaliação e controlo de gestão, para que atinja a estratégia. O modelo proposto de balanced scorecard, passa a ser uma referência em outros colégios que tenham o ensino até ao 1º ciclo.
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