Proposta de implementação do Balanced Scorecard numa empresa do setor têxtil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Carla Filipa Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/24951
Resumo: Mestrado APNOR
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spelling Proposta de implementação do Balanced Scorecard numa empresa do setor têxtilBalanced scorecardDesempenho organizacionalGestão estratégicaSetor têxtilDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoMestrado APNORNuma economia global e exigente, as organizações devem utilizar ferramentas que as auxiliem na sua missão de promover a competitividade. O Balanced Scorecard (BSC) é uma das várias ferramentas disponíveis para esse efeito, pelo que é neste âmbito que se desenvolve este trabalho, que tem como principal objetivo a elaboração de uma proposta de implementação do BSC numa empresa que opera no setor têxtil, mais concretamente ao nível de alfaiataria para homem, com o intuito de promover a sua implementação e, deste modo, contribuir para a melhoria do desempenho organizacional. Para o efeito, o trabalho desenvolvido segue uma metodologia de natureza qualitativa e como método de investigação o estudo de caso. Com recurso a fontes de informação diversa, que compreende dados primários, extraídos da aplicação de entrevistas e conversas informais, e secundários, designadamente a análise documental, foi identificada a missão e visão, clarificada a estratégia e definidos os objetivos estratégicos que, por sua vez, permitiram selecionar os indicadores e definir metas e iniciativas. Não obstante às dificuldades encontradas, decorrentes do reduzido conhecimento da ferramenta por parte dos responsáveis da empresa, da falta de clarificação da estratégia e da inexistência de comunicação, foi possível construir o mapa estratégico e apresentá-lo. Assim, e não obstante algumas dificuldades identificadas, e que podem dificultar a sua implementação, como a resistência à mudança ou a cultura organizacional, acreditamos que este estudo se pode revelar francamente positivo para a empresa, para além de contribuir para reforçar a literatura sobre a utilidade do BSC enquanto ferramenta de suporte à gestão estratégica no setor têxtil.In a global and demanding economy, organizations must utilize tools that help them in their goal to promote competitiveness. The Balanced Scorecard (BSC) is one of several tools available for this purpose, so it is in this context that this assignment is developed, which has as its main purpose a proposal for the implementation of the BSC in a company operating in the textile sector, specifically at the level of men's tailoring, with the intent of promoting its implementation and, in this way, contributing to the improvement of organizational performance. For this purpose, the project developed follows a qualitative methodology and the case study as a research method. Using different sources, which include primary data, extracted from the application of interviews and informal conversations, and secondary, including document analysis, the mission and vision were identified, the strategy clarified, and the strategic goals defined, which allowed to select indicators and define marks and initiatives. Despite the difficulties encountered, arising from the limited knowledge of the tool by the company's managers, the lack of clarification of the strategy and communication, it was possible to build a strategic map and present it. Thus, despite some identified struggles, which may hinder its implementation, such as the resistance to change or organizational culture, we believe that this study can be frankly positive for the company, contributing to reinforce the literature on usefulness of the BSC as a support tool for strategic management in the textile sector.En una economía global y exigente, las organizaciones deben utilizar herramientas que les ayuden en su misión de promover la competitividad. El Balanced Scorecard (BSC) es una de las varias herramientas disponibles para tal fin, por lo que es en este contexto que se desarrolla este trabajo, que tiene como principal objetivo la elaboración de una propuesta para la implementación del BSC en una empresa en el sector textil, más concretamente a nivel de la sastrería masculina, con el objetivo de promover su implantación y, de esta forma, contribuir a la mejora del desempeño organizacional. Para el efecto, el trabajo elaborado sigue una metodología cualitativa y el estudio de caso como método de investigación. Utilizando diferentes fuentes de información, comprendiendo datos primarios, extraídos de la aplicación de entrevistas y conversaciones informales, y datos secundarios, incluso la análisis de documentación, se identificaron la misión y visión, se clarificó la estrategia y se definieron los objetivos estratégicos, lo que a su vez permitió seleccionar los indicadores y definir metas e iniciativas. No obstante de las dificultades encontradas, derivadas del escaso conocimiento de la herramienta por parte de los directivos de la empresa, la falta de aclaración de la estrategia y la falta de comunicación, fue posible construir el mapa estratégico y presentarlo. Así, anque de algunas dificultades encontradas, que pueden dificultar su implementación, como la resistencia al cambio o la cultura organizacional, creemos que este estudio puede ser francamente positivo para la empresa, además de contribuir a reforzar la literatura sobre la utilidad del BSC como herramienta de apoyo a la gestión estratégica en el sector textil.Pires, Amélia M.M.Fernandes, Ana Isabel RodriguesBiblioteca Digital do IPBNunes, Carla Filipa Pereira2022-01-28T11:15:24Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/24951TID:202910113porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:55:56Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/24951Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:15:44.775277Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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