Informa D&B: o reposicionamento estratégico como forma de enfrentar um novo paradigma
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/26028 |
Resumo: | A presente tese de mestrado é um projeto-empresa efetuado em colaboração com a Informa D&B. A Informa D&B é uma empresa presente em Portugal há mais de 110 anos que se dedica a fornecer informações empresariais aos seus clientes. A tendência de resultados obtidos pela Informa D&B nos últimos largos anos tem sido bastante positiva. Contudo, desde este último ano que se nota uma quebra nesta tendência, sendo as perspetivas dos próximos anos pouco otimistas caso a abordagem da empresa ao mercado permaneça como até aqui. Neste momento, assiste-se a uma mudança de paradigma assinalável muito por força da transformação que a indústria onde se insere está a atravessar: a informação empresarial é vista cada vez mais como uma commodity, estando disponível para todos de forma bastante acessível, rápida e relativamente barata; o número de players na indústria multiplica-se e a rivalidade entre eles acentua-se; a diferenciação entre cada um dos players mitiga-se pois as fontes de informação para recolha dos dados são as mesmas para todos; os clientes não precisam de empresas especializadas para chegar aos dados em “bruto” pois os mesmos estão acessíveis em fontes de acesso livre, a necessidade de entregar aos clientes dados “transformados” que acrescentem valor é fundamental; o “fator digital” começa a fazer-se notar não só como uma forma de proximidade com o cliente (nível e modo de comunicação) como também ao nível da captação de vendas em canais não tradicionais – microempresas, B2C, etc. Esta transformação está a mudar “as regras do jogo” forçando os seus atores a uma dinâmica diferente da que se registava até esta altura. De todo este processo resulta a necessidade de parar e analisar a envolvente de forma aprofundada, de modo a que a empresa consiga adaptar-se e dar resposta a esta nova realidade que está a emergir e que irá, certamente, acentuar-se nos próximos anos. |
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Informa D&B: o reposicionamento estratégico como forma de enfrentar um novo paradigmaReposicionamento estratégicoDiferenciaçãoCriação de valor -- Value creationVantagens competitivasStrategic repositioningDifferentiationValue creationCompetitive advantagesA presente tese de mestrado é um projeto-empresa efetuado em colaboração com a Informa D&B. A Informa D&B é uma empresa presente em Portugal há mais de 110 anos que se dedica a fornecer informações empresariais aos seus clientes. A tendência de resultados obtidos pela Informa D&B nos últimos largos anos tem sido bastante positiva. Contudo, desde este último ano que se nota uma quebra nesta tendência, sendo as perspetivas dos próximos anos pouco otimistas caso a abordagem da empresa ao mercado permaneça como até aqui. Neste momento, assiste-se a uma mudança de paradigma assinalável muito por força da transformação que a indústria onde se insere está a atravessar: a informação empresarial é vista cada vez mais como uma commodity, estando disponível para todos de forma bastante acessível, rápida e relativamente barata; o número de players na indústria multiplica-se e a rivalidade entre eles acentua-se; a diferenciação entre cada um dos players mitiga-se pois as fontes de informação para recolha dos dados são as mesmas para todos; os clientes não precisam de empresas especializadas para chegar aos dados em “bruto” pois os mesmos estão acessíveis em fontes de acesso livre, a necessidade de entregar aos clientes dados “transformados” que acrescentem valor é fundamental; o “fator digital” começa a fazer-se notar não só como uma forma de proximidade com o cliente (nível e modo de comunicação) como também ao nível da captação de vendas em canais não tradicionais – microempresas, B2C, etc. Esta transformação está a mudar “as regras do jogo” forçando os seus atores a uma dinâmica diferente da que se registava até esta altura. De todo este processo resulta a necessidade de parar e analisar a envolvente de forma aprofundada, de modo a que a empresa consiga adaptar-se e dar resposta a esta nova realidade que está a emergir e que irá, certamente, acentuar-se nos próximos anos.The present master thesis is a company project made with the cooperation of Informa D&B. Informa D&B is a company based in the Portuguese market for more than 110 years and dedicates itself to provide business information to its customers. The company’s results for the last couple of years have been quite strong and positive, however, since the last year results have shown a downward trend and next years’ projections are less than optimistic. In this very moment there is a significant change in the actual paradigm much because of the industry’s ongoing transformation: business information is seen more and more as a commodity, available for all in a very approachable, quick and affordable way; the number of players in the industry is multiplying and the rivalry between them is growing fast; differentiation between each of the players is vanishing because the data sources are the same for all; clients don’t need specialized companies to get them “raw data” because this is available for everyone in open source, the need to deliver “transformed data” that increases value to clients is critical; the “digital factor” starts to show not only as a form of customer proximity (in the way and level of communication) but also as a new revenue stream in non-traditional channels - very small companies, B2C, etc. This transformation is changing the rules of the industry forcing its actors to a new dynamics, very different from what existed until now. From all this process comes the need to stop and analyze thoroughly the surroundings so that Informa D&B can adapt in the best way possible to this new upcoming reality.2016-11-032016-11-03T00:00:00Z2019-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/26028TID:201292807porAmorim, Ricardo Augusto Albanoinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:41:39Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/26028Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:19:23.956393Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A presente tese de mestrado é um projeto-empresa efetuado em colaboração com a Informa D&B. A Informa D&B é uma empresa presente em Portugal há mais de 110 anos que se dedica a fornecer informações empresariais aos seus clientes. A tendência de resultados obtidos pela Informa D&B nos últimos largos anos tem sido bastante positiva. Contudo, desde este último ano que se nota uma quebra nesta tendência, sendo as perspetivas dos próximos anos pouco otimistas caso a abordagem da empresa ao mercado permaneça como até aqui. Neste momento, assiste-se a uma mudança de paradigma assinalável muito por força da transformação que a indústria onde se insere está a atravessar: a informação empresarial é vista cada vez mais como uma commodity, estando disponível para todos de forma bastante acessível, rápida e relativamente barata; o número de players na indústria multiplica-se e a rivalidade entre eles acentua-se; a diferenciação entre cada um dos players mitiga-se pois as fontes de informação para recolha dos dados são as mesmas para todos; os clientes não precisam de empresas especializadas para chegar aos dados em “bruto” pois os mesmos estão acessíveis em fontes de acesso livre, a necessidade de entregar aos clientes dados “transformados” que acrescentem valor é fundamental; o “fator digital” começa a fazer-se notar não só como uma forma de proximidade com o cliente (nível e modo de comunicação) como também ao nível da captação de vendas em canais não tradicionais – microempresas, B2C, etc. Esta transformação está a mudar “as regras do jogo” forçando os seus atores a uma dinâmica diferente da que se registava até esta altura. De todo este processo resulta a necessidade de parar e analisar a envolvente de forma aprofundada, de modo a que a empresa consiga adaptar-se e dar resposta a esta nova realidade que está a emergir e que irá, certamente, acentuar-se nos próximos anos. |
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