Alunos excelentes, alunos promissores? A questão dos alunos de mérito académico no ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/39131 |
Resumo: | A temática da sobredotação tem suscitado interesse por parte da comunidade científica e educativa, sendo que também se tem assistido, nos últimos anos, a um investimento no estudo da excelência humana, incluindo-se a excelência académica. A premissa de que os alunos universitários de mérito académico podem constituir um capital social importante, que deve ser reconhecido, coloca desafios ao contexto educativo para estimular a realização do potencial do aluno e promover o seu desenvolvimento através da concretização de um projeto vocacional. Ao longo deste trabalho procura-se refletir, do ponto de vista teórico, sobre as caraterísticas dos alunos de mérito escolar, no ensino superior, apresentando conceitos e modelos explicativos das altas habilidades e da realização académica excelente, e discutindo algumas possíveis práticas educativas. Finaliza-se com a apresentação de algumas sugestões para um maior investimento na área a nível do ensino superior português |
id |
RCAP_2f374b41b60ab126e8719abb9aee74cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/39131 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Alunos excelentes, alunos promissores? A questão dos alunos de mérito académico no ensino superiorOutstanding students, promising students? The issue of honours students in higher educationAltas habilidadesMérito escolarExcelência académicaEnsino superiorHigh abilitiesHonours studentsAcademic excellenceHigher educationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA temática da sobredotação tem suscitado interesse por parte da comunidade científica e educativa, sendo que também se tem assistido, nos últimos anos, a um investimento no estudo da excelência humana, incluindo-se a excelência académica. A premissa de que os alunos universitários de mérito académico podem constituir um capital social importante, que deve ser reconhecido, coloca desafios ao contexto educativo para estimular a realização do potencial do aluno e promover o seu desenvolvimento através da concretização de um projeto vocacional. Ao longo deste trabalho procura-se refletir, do ponto de vista teórico, sobre as caraterísticas dos alunos de mérito escolar, no ensino superior, apresentando conceitos e modelos explicativos das altas habilidades e da realização académica excelente, e discutindo algumas possíveis práticas educativas. Finaliza-se com a apresentação de algumas sugestões para um maior investimento na área a nível do ensino superior portuguêsIn recent years scientific and educational communities have been interested in giftedness with a growing investment in the study of human excellence, including academic excellence. The premise that college honours students may be an important social capital, which should be recognized, challenges the educational context when it wants to stimulate the transformation of their potential into achievements and to promote the students development through the implementation of a vocational project. In this study it is aimed to reflect, from a theoretical point of view, about the characteristics of honours students in higher education. Concepts and explanatory models of high abilities and academic excellence are presented, and some possible educational practices are discussed. To conclude are presented some suggestions for a greater investment in the area in the Portuguese higher education.Universidad de Guadalajara. Centro Universitario de Ciencias de la SaludUniversidade do MinhoAntunes, Ana PereiraMorais, Maria de Fátima20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/39131porAntunes, A. &Morais, M. F. (2015). Alunos excelentes, alunos promissores? A questão dos alunos de mérito académico no ensino superior. Talincrea.Talento, inteligencia y creatividad , 1(2), 3 - 23http://www.talincrea.cucs.udg.mx/articulo/alunos-excelentes-alunos-promissores-questao-dos-alunos-de-merito-academico-no-ensino-superinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T07:17:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/39131Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T07:17:31Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alunos excelentes, alunos promissores? A questão dos alunos de mérito académico no ensino superior Outstanding students, promising students? The issue of honours students in higher education |
title |
Alunos excelentes, alunos promissores? A questão dos alunos de mérito académico no ensino superior |
spellingShingle |
Alunos excelentes, alunos promissores? A questão dos alunos de mérito académico no ensino superior Antunes, Ana Pereira Altas habilidades Mérito escolar Excelência académica Ensino superior High abilities Honours students Academic excellence Higher education Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Alunos excelentes, alunos promissores? A questão dos alunos de mérito académico no ensino superior |
title_full |
Alunos excelentes, alunos promissores? A questão dos alunos de mérito académico no ensino superior |
title_fullStr |
Alunos excelentes, alunos promissores? A questão dos alunos de mérito académico no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Alunos excelentes, alunos promissores? A questão dos alunos de mérito académico no ensino superior |
title_sort |
Alunos excelentes, alunos promissores? A questão dos alunos de mérito académico no ensino superior |
author |
Antunes, Ana Pereira |
author_facet |
Antunes, Ana Pereira Morais, Maria de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Morais, Maria de Fátima |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Ana Pereira Morais, Maria de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Altas habilidades Mérito escolar Excelência académica Ensino superior High abilities Honours students Academic excellence Higher education Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Altas habilidades Mérito escolar Excelência académica Ensino superior High abilities Honours students Academic excellence Higher education Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A temática da sobredotação tem suscitado interesse por parte da comunidade científica e educativa, sendo que também se tem assistido, nos últimos anos, a um investimento no estudo da excelência humana, incluindo-se a excelência académica. A premissa de que os alunos universitários de mérito académico podem constituir um capital social importante, que deve ser reconhecido, coloca desafios ao contexto educativo para estimular a realização do potencial do aluno e promover o seu desenvolvimento através da concretização de um projeto vocacional. Ao longo deste trabalho procura-se refletir, do ponto de vista teórico, sobre as caraterísticas dos alunos de mérito escolar, no ensino superior, apresentando conceitos e modelos explicativos das altas habilidades e da realização académica excelente, e discutindo algumas possíveis práticas educativas. Finaliza-se com a apresentação de algumas sugestões para um maior investimento na área a nível do ensino superior português |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/39131 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/39131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Antunes, A. &Morais, M. F. (2015). Alunos excelentes, alunos promissores? A questão dos alunos de mérito académico no ensino superior. Talincrea.Talento, inteligencia y creatividad , 1(2), 3 - 23 http://www.talincrea.cucs.udg.mx/articulo/alunos-excelentes-alunos-promissores-questao-dos-alunos-de-merito-academico-no-ensino-super |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de Guadalajara. Centro Universitario de Ciencias de la Salud |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de Guadalajara. Centro Universitario de Ciencias de la Salud |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817545266965774336 |