Alunos excelentes, alunos promissores?: a questão dos alunos de mérito académico no ensino superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/2962 |
Resumo: | A temática da sobredotação tem suscitado interesse por parte da comunidade científica e educativa, sendo que também se tem assistido, nos últimos anos, a um investimento no estudo da excelência humana, incluindo-se a excelência académica. A premissa de que os alunos universitários de mérito académico podem constituir um capital social importante, que deve ser reconhecido, coloca desafios ao contexto educativo para estimular a realização do potencial do aluno e promover o seu desenvolvimento através da concretização de um projeto vocacional. Ao longo deste trabalho procura-se refletir, do ponto de vista teórico, sobre as caraterísticas dos alunos de mérito escolar, no ensino superior, apresentando conceitos e modelos explicativos das altas habilidades e da realização académica excelente, e discutindo algumas possíveis práticas educativas. Finaliza-se com a apresentação de algumas sugestões para um maior investimento na área a nível do ensino superior português. |
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Alunos excelentes, alunos promissores?: a questão dos alunos de mérito académico no ensino superiorAltas habilidadesMérito escolarExcelência académicaEnsino superiorHigh abilitiesHonours studentsAcademic excellenceHigher education.Faculdade de Artes e HumanidadesA temática da sobredotação tem suscitado interesse por parte da comunidade científica e educativa, sendo que também se tem assistido, nos últimos anos, a um investimento no estudo da excelência humana, incluindo-se a excelência académica. A premissa de que os alunos universitários de mérito académico podem constituir um capital social importante, que deve ser reconhecido, coloca desafios ao contexto educativo para estimular a realização do potencial do aluno e promover o seu desenvolvimento através da concretização de um projeto vocacional. Ao longo deste trabalho procura-se refletir, do ponto de vista teórico, sobre as caraterísticas dos alunos de mérito escolar, no ensino superior, apresentando conceitos e modelos explicativos das altas habilidades e da realização académica excelente, e discutindo algumas possíveis práticas educativas. Finaliza-se com a apresentação de algumas sugestões para um maior investimento na área a nível do ensino superior português.In recent years scientific and educational communities have been interested in giftedness with a growing investment in the study of human excellence, including academic excellence. The premise that college honours students may be an important social capital, which should be recognized, challenges the educational context when it wants to stimulate the transformation of their potential into achievements and to promote the students development through the implementation of a vocational project. In this study it is aimed to reflect, from a theoretical point of view, about the characteristics of honours students in higher education. Concepts and explanatory models of high abilities and academic excellence are presented, and some possible educational practices are discussed. To conclude are presented some suggestions for a greater investment in the area in the Portuguese higher education.Centro Universitario de Ciencias de la Salud de la Universidad de GuadalajaraDigitUMaAntunes, Ana PereiraMorais, Maria Fátima2020-11-09T14:54:16Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2962porAntunes, A. P., & Morais, M. F. (2015). Alunos excelentes, alunos promissores?: a questão dos alunos de mérito académico no ensino superior. Talincrea, nº 2 (1), pp. 3-23.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:50Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2962Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:48.022215Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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