O ensino profissional de design gráfico : projeto de criação de imagem para meio escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Carla Sofia Camalhão Lopes de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/53807
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
id RCAP_2f3ae177a09bce13f1c5625fda7a165b
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/53807
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino profissional de design gráfico : projeto de criação de imagem para meio escolarEnsino profissionalDesign gráficoRelação escola-comunidadeEducação artísticaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021No âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais, este relatório refere-se à prática de ensino supervisionada que decorreu na Escola Secundária Cacilhas-Tejo de Almada, com os alunos do 11.º ano, do Curso Profissional Técnico de Design Gráfico, no 2.º período no ano letivo de 2018/2019. Respondendo a uma proposta do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Almada Seixal, para a criação de uma imagem gráfica, para a “Promoção de competências socioemocionais” em meio escolar, foi idealizada na disciplina de Design Gráfico, no módulo de Suportes Publicitários, um projeto de dimensão real, na medida que fosse permitido aos alunos o envolvimento com a comunidade, ao colaborar com uma entidade local. Por ter sido promovido o contacto dos alunos com uma situação real de trabalho, este projeto tornou possível, não só a aplicação dos conteúdos da disciplina, indo ao encontro das orientações metodológicas do Programa Oficial de Design Gráfico, como também a aquisição de competências a nível profissional. Ao concluir este relatório, ressaltamos que o facto dos alunos terem participado num trabalho para uma entidade local, exterior à escola, contribuiu para incrementar a sua motivação e empenho, que se revelaram essenciais para o alcance do propósito inicial: prepará-los para os desafios inerentes à sua prática futura no contexto mutante da sociedade contemporânea.In the scope of the Master´s Degree in Visual Arts Teaching, this report refers to the practice of supervised teaching which took place in Secondary School Cacilhas-Tejo in Almada, aiming the eleventh grade students of the Technical and Professional Course of Graphic Design, during the second period of 2018/2019 school year. Addressing a proposal from the Almada - Seixal Health Centers Grouping (ACES - Agrupamento de Centros de Saúde) to create a graphic image, promoting social and emotional abilities in school environment, a real dimension project was designed in Graphic Design discipline, in the module of Advertising Support. This project was created in order to allow students the commitment with the community, by collaborating with a local organization. By promoting the contact of students with a real work situation, this project has made possible, not only the use of discipline contents, by meeting the Methodological Guidelines of the Graphic Design Official Program, but also the acquisition of competences in a professional level. Ending this report, we would like to emphasize the fact of students participated in work for a local community, apart from school, which contributed to increase their motivation and commitment, which revealed itself as essential to the achievement of the main and first goal: getting them ready for the challenges inherent to the future practice in a changing context of contemporary society.Sousa, Ana Isabel Tudela de, 1980-Repositório da Universidade de LisboaOliveira, Carla Sofia Camalhão Lopes de2022-07-14T15:24:19Z20212021-12-092021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53807porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:59:58Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53807Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:47.240107Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino profissional de design gráfico : projeto de criação de imagem para meio escolar
title O ensino profissional de design gráfico : projeto de criação de imagem para meio escolar
spellingShingle O ensino profissional de design gráfico : projeto de criação de imagem para meio escolar
Oliveira, Carla Sofia Camalhão Lopes de
Ensino profissional
Design gráfico
Relação escola-comunidade
Educação artística
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O ensino profissional de design gráfico : projeto de criação de imagem para meio escolar
title_full O ensino profissional de design gráfico : projeto de criação de imagem para meio escolar
title_fullStr O ensino profissional de design gráfico : projeto de criação de imagem para meio escolar
title_full_unstemmed O ensino profissional de design gráfico : projeto de criação de imagem para meio escolar
title_sort O ensino profissional de design gráfico : projeto de criação de imagem para meio escolar
author Oliveira, Carla Sofia Camalhão Lopes de
author_facet Oliveira, Carla Sofia Camalhão Lopes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Ana Isabel Tudela de, 1980-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Carla Sofia Camalhão Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino profissional
Design gráfico
Relação escola-comunidade
Educação artística
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino profissional
Design gráfico
Relação escola-comunidade
Educação artística
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-12-09
2021-01-01T00:00:00Z
2022-07-14T15:24:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/53807
url http://hdl.handle.net/10451/53807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134599467499520