A supervisão em contexto da reforma educativa angolana : um estudo da prática seminários e estágios pedagógicos dos estagiários na Escola de Formação de Professores de Benguela
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/5485 |
Resumo: | O propósito do presente estudo de investigação visa compreender o papel do supervisor pedagógico no desempenho e desenvolvimento das competências pedagógicas dos professores em estágio na Formação Inicial de Professores no contexto das modificações implementadas pela reforma educativa. A sua elaboração surge no sentido da constatação, reflexão e compreensão, dos desfasamentos que se encontram entre as teorias propostas e os processos praticados num ambiente de adaptação às mudanças operadas no papel do supervisor e professores supervisionados. Este é um projecto de investigação avaliativa cujo aporte presta-se ao saber e avaliar e não resolver o problema. O estudo é de carácter descritivo e foi realizado, na escola de formação de professores de Benguela – IEFPB – com os professores acompanhantes e professores orientados em estágio no ano lectivo 2015. Optamos predominantemente por uma metodologia quantitativa por meio da aplicação de questionário por inquérito aos professores/supervisores e aos professores/supervisionados e para complementar usamos o método qualitativo por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas dirigidas ao director pedagógico e ao coordenador das práticas pedagógicas. No que tange à ortografia deste trabalho, optamos por não usar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa, por não estar em vigor em Angola pelo que usamos ortografia antiga em português europeu. |
id |
RCAP_2f537d37a68a3e7487e1ed37fbc0375e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5485 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A supervisão em contexto da reforma educativa angolana : um estudo da prática seminários e estágios pedagógicos dos estagiários na Escola de Formação de Professores de BenguelaEducaçãoReforma do ensinoFormação de professoresEstágiosDesenvolvimento profissionalAngolaEducational reformPedagogical supervisionProfessional developmentTeacher trainingMentor / supervisorTeaching practiceO propósito do presente estudo de investigação visa compreender o papel do supervisor pedagógico no desempenho e desenvolvimento das competências pedagógicas dos professores em estágio na Formação Inicial de Professores no contexto das modificações implementadas pela reforma educativa. A sua elaboração surge no sentido da constatação, reflexão e compreensão, dos desfasamentos que se encontram entre as teorias propostas e os processos praticados num ambiente de adaptação às mudanças operadas no papel do supervisor e professores supervisionados. Este é um projecto de investigação avaliativa cujo aporte presta-se ao saber e avaliar e não resolver o problema. O estudo é de carácter descritivo e foi realizado, na escola de formação de professores de Benguela – IEFPB – com os professores acompanhantes e professores orientados em estágio no ano lectivo 2015. Optamos predominantemente por uma metodologia quantitativa por meio da aplicação de questionário por inquérito aos professores/supervisores e aos professores/supervisionados e para complementar usamos o método qualitativo por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas dirigidas ao director pedagógico e ao coordenador das práticas pedagógicas. No que tange à ortografia deste trabalho, optamos por não usar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa, por não estar em vigor em Angola pelo que usamos ortografia antiga em português europeu.The purpose of this research study aims to understand the role of the educational supervisor in the performance and development of teaching skills training in teachers in initial teacher education in the context of the changes implemented by the education reform. Its development comes towards finding, reflection and understanding of the gaps that are among the theories proposed and processes practiced in an environment adaptation to changes in the role of supervisor and supervised teachers. This is a descriptive character study and was carried out in the school of teacher education Benguela - IEFPB - with the guiding teachers and teachers oriented stage in the academic year 2015. We chose predominantly of a quantitative methodology through application of questionnaire surveys teachers / supervisors and teachers / supervised and used to complement the qualitative method by applying semi-structured interviews addressed to the pedagogical director and coordinator of pedagogical practices. Regarding the spelling of this work, we chose not to use the new agreement spelling of the Portuguese language, for not being in force in Angola by the old spelling we use in European Portuguese.Miranda, BrancaRepositório AbertoCatrongo, Cândida Sanuca Rodrigues2019-05-16T00:30:23Z2016-05-162016-07-252016-05-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/5485TID:201216574porCatrongo, Cândida Sanuca Rodrigues - A supervisão em contexto da reforma educativa angolana [Em linha] : um estudo da prática seminários e estágios pedagógicos dos estagiários na Escola de Formação de Professores de Benguela. [S.l.] : [s.n.], 2016. 2 vol.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:22:26Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5485Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:46:16.804748Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A supervisão em contexto da reforma educativa angolana : um estudo da prática seminários e estágios pedagógicos dos estagiários na Escola de Formação de Professores de Benguela |
title |
A supervisão em contexto da reforma educativa angolana : um estudo da prática seminários e estágios pedagógicos dos estagiários na Escola de Formação de Professores de Benguela |
spellingShingle |
A supervisão em contexto da reforma educativa angolana : um estudo da prática seminários e estágios pedagógicos dos estagiários na Escola de Formação de Professores de Benguela Catrongo, Cândida Sanuca Rodrigues Educação Reforma do ensino Formação de professores Estágios Desenvolvimento profissional Angola Educational reform Pedagogical supervision Professional development Teacher training Mentor / supervisor Teaching practice |
title_short |
A supervisão em contexto da reforma educativa angolana : um estudo da prática seminários e estágios pedagógicos dos estagiários na Escola de Formação de Professores de Benguela |
title_full |
A supervisão em contexto da reforma educativa angolana : um estudo da prática seminários e estágios pedagógicos dos estagiários na Escola de Formação de Professores de Benguela |
title_fullStr |
A supervisão em contexto da reforma educativa angolana : um estudo da prática seminários e estágios pedagógicos dos estagiários na Escola de Formação de Professores de Benguela |
title_full_unstemmed |
A supervisão em contexto da reforma educativa angolana : um estudo da prática seminários e estágios pedagógicos dos estagiários na Escola de Formação de Professores de Benguela |
title_sort |
A supervisão em contexto da reforma educativa angolana : um estudo da prática seminários e estágios pedagógicos dos estagiários na Escola de Formação de Professores de Benguela |
author |
Catrongo, Cândida Sanuca Rodrigues |
author_facet |
Catrongo, Cândida Sanuca Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miranda, Branca Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Catrongo, Cândida Sanuca Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Reforma do ensino Formação de professores Estágios Desenvolvimento profissional Angola Educational reform Pedagogical supervision Professional development Teacher training Mentor / supervisor Teaching practice |
topic |
Educação Reforma do ensino Formação de professores Estágios Desenvolvimento profissional Angola Educational reform Pedagogical supervision Professional development Teacher training Mentor / supervisor Teaching practice |
description |
O propósito do presente estudo de investigação visa compreender o papel do supervisor pedagógico no desempenho e desenvolvimento das competências pedagógicas dos professores em estágio na Formação Inicial de Professores no contexto das modificações implementadas pela reforma educativa. A sua elaboração surge no sentido da constatação, reflexão e compreensão, dos desfasamentos que se encontram entre as teorias propostas e os processos praticados num ambiente de adaptação às mudanças operadas no papel do supervisor e professores supervisionados. Este é um projecto de investigação avaliativa cujo aporte presta-se ao saber e avaliar e não resolver o problema. O estudo é de carácter descritivo e foi realizado, na escola de formação de professores de Benguela – IEFPB – com os professores acompanhantes e professores orientados em estágio no ano lectivo 2015. Optamos predominantemente por uma metodologia quantitativa por meio da aplicação de questionário por inquérito aos professores/supervisores e aos professores/supervisionados e para complementar usamos o método qualitativo por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas dirigidas ao director pedagógico e ao coordenador das práticas pedagógicas. No que tange à ortografia deste trabalho, optamos por não usar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa, por não estar em vigor em Angola pelo que usamos ortografia antiga em português europeu. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-16 2016-07-25 2016-05-16T00:00:00Z 2019-05-16T00:30:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/5485 TID:201216574 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/5485 |
identifier_str_mv |
TID:201216574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Catrongo, Cândida Sanuca Rodrigues - A supervisão em contexto da reforma educativa angolana [Em linha] : um estudo da prática seminários e estágios pedagógicos dos estagiários na Escola de Formação de Professores de Benguela. [S.l.] : [s.n.], 2016. 2 vol. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135037142073344 |