A supervisão em contexto da reforma educativa angolana : um estudo da prática seminários e estágios pedagógicos dos estagiários na Escola de Formação de Professores de Benguela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catrongo, Cândida Sanuca Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/5485
Resumo: O propósito do presente estudo de investigação visa compreender o papel do supervisor pedagógico no desempenho e desenvolvimento das competências pedagógicas dos professores em estágio na Formação Inicial de Professores no contexto das modificações implementadas pela reforma educativa. A sua elaboração surge no sentido da constatação, reflexão e compreensão, dos desfasamentos que se encontram entre as teorias propostas e os processos praticados num ambiente de adaptação às mudanças operadas no papel do supervisor e professores supervisionados. Este é um projecto de investigação avaliativa cujo aporte presta-se ao saber e avaliar e não resolver o problema. O estudo é de carácter descritivo e foi realizado, na escola de formação de professores de Benguela – IEFPB – com os professores acompanhantes e professores orientados em estágio no ano lectivo 2015. Optamos predominantemente por uma metodologia quantitativa por meio da aplicação de questionário por inquérito aos professores/supervisores e aos professores/supervisionados e para complementar usamos o método qualitativo por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas dirigidas ao director pedagógico e ao coordenador das práticas pedagógicas. No que tange à ortografia deste trabalho, optamos por não usar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa, por não estar em vigor em Angola pelo que usamos ortografia antiga em português europeu.
id RCAP_2f537d37a68a3e7487e1ed37fbc0375e
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5485
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A supervisão em contexto da reforma educativa angolana : um estudo da prática seminários e estágios pedagógicos dos estagiários na Escola de Formação de Professores de BenguelaEducaçãoReforma do ensinoFormação de professoresEstágiosDesenvolvimento profissionalAngolaEducational reformPedagogical supervisionProfessional developmentTeacher trainingMentor / supervisorTeaching practiceO propósito do presente estudo de investigação visa compreender o papel do supervisor pedagógico no desempenho e desenvolvimento das competências pedagógicas dos professores em estágio na Formação Inicial de Professores no contexto das modificações implementadas pela reforma educativa. A sua elaboração surge no sentido da constatação, reflexão e compreensão, dos desfasamentos que se encontram entre as teorias propostas e os processos praticados num ambiente de adaptação às mudanças operadas no papel do supervisor e professores supervisionados. Este é um projecto de investigação avaliativa cujo aporte presta-se ao saber e avaliar e não resolver o problema. O estudo é de carácter descritivo e foi realizado, na escola de formação de professores de Benguela – IEFPB – com os professores acompanhantes e professores orientados em estágio no ano lectivo 2015. Optamos predominantemente por uma metodologia quantitativa por meio da aplicação de questionário por inquérito aos professores/supervisores e aos professores/supervisionados e para complementar usamos o método qualitativo por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas dirigidas ao director pedagógico e ao coordenador das práticas pedagógicas. No que tange à ortografia deste trabalho, optamos por não usar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa, por não estar em vigor em Angola pelo que usamos ortografia antiga em português europeu.The purpose of this research study aims to understand the role of the educational supervisor in the performance and development of teaching skills training in teachers in initial teacher education in the context of the changes implemented by the education reform. Its development comes towards finding, reflection and understanding of the gaps that are among the theories proposed and processes practiced in an environment adaptation to changes in the role of supervisor and supervised teachers. This is a descriptive character study and was carried out in the school of teacher education Benguela - IEFPB - with the guiding teachers and teachers oriented stage in the academic year 2015. We chose predominantly of a quantitative methodology through application of questionnaire surveys teachers / supervisors and teachers / supervised and used to complement the qualitative method by applying semi-structured interviews addressed to the pedagogical director and coordinator of pedagogical practices. Regarding the spelling of this work, we chose not to use the new agreement spelling of the Portuguese language, for not being in force in Angola by the old spelling we use in European Portuguese.Miranda, BrancaRepositório AbertoCatrongo, Cândida Sanuca Rodrigues2019-05-16T00:30:23Z2016-05-162016-07-252016-05-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/5485TID:201216574porCatrongo, Cândida Sanuca Rodrigues - A supervisão em contexto da reforma educativa angolana [Em linha] : um estudo da prática seminários e estágios pedagógicos dos estagiários na Escola de Formação de Professores de Benguela. [S.l.] : [s.n.], 2016. 2 vol.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:22:26Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5485Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:46:16.804748Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A supervisão em contexto da reforma educativa angolana : um estudo da prática seminários e estágios pedagógicos dos estagiários na Escola de Formação de Professores de Benguela
title A supervisão em contexto da reforma educativa angolana : um estudo da prática seminários e estágios pedagógicos dos estagiários na Escola de Formação de Professores de Benguela
spellingShingle A supervisão em contexto da reforma educativa angolana : um estudo da prática seminários e estágios pedagógicos dos estagiários na Escola de Formação de Professores de Benguela
Catrongo, Cândida Sanuca Rodrigues
Educação
Reforma do ensino
Formação de professores
Estágios
Desenvolvimento profissional
Angola
Educational reform
Pedagogical supervision
Professional development
Teacher training
Mentor / supervisor
Teaching practice
title_short A supervisão em contexto da reforma educativa angolana : um estudo da prática seminários e estágios pedagógicos dos estagiários na Escola de Formação de Professores de Benguela
title_full A supervisão em contexto da reforma educativa angolana : um estudo da prática seminários e estágios pedagógicos dos estagiários na Escola de Formação de Professores de Benguela
title_fullStr A supervisão em contexto da reforma educativa angolana : um estudo da prática seminários e estágios pedagógicos dos estagiários na Escola de Formação de Professores de Benguela
title_full_unstemmed A supervisão em contexto da reforma educativa angolana : um estudo da prática seminários e estágios pedagógicos dos estagiários na Escola de Formação de Professores de Benguela
title_sort A supervisão em contexto da reforma educativa angolana : um estudo da prática seminários e estágios pedagógicos dos estagiários na Escola de Formação de Professores de Benguela
author Catrongo, Cândida Sanuca Rodrigues
author_facet Catrongo, Cândida Sanuca Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Branca
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Catrongo, Cândida Sanuca Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Reforma do ensino
Formação de professores
Estágios
Desenvolvimento profissional
Angola
Educational reform
Pedagogical supervision
Professional development
Teacher training
Mentor / supervisor
Teaching practice
topic Educação
Reforma do ensino
Formação de professores
Estágios
Desenvolvimento profissional
Angola
Educational reform
Pedagogical supervision
Professional development
Teacher training
Mentor / supervisor
Teaching practice
description O propósito do presente estudo de investigação visa compreender o papel do supervisor pedagógico no desempenho e desenvolvimento das competências pedagógicas dos professores em estágio na Formação Inicial de Professores no contexto das modificações implementadas pela reforma educativa. A sua elaboração surge no sentido da constatação, reflexão e compreensão, dos desfasamentos que se encontram entre as teorias propostas e os processos praticados num ambiente de adaptação às mudanças operadas no papel do supervisor e professores supervisionados. Este é um projecto de investigação avaliativa cujo aporte presta-se ao saber e avaliar e não resolver o problema. O estudo é de carácter descritivo e foi realizado, na escola de formação de professores de Benguela – IEFPB – com os professores acompanhantes e professores orientados em estágio no ano lectivo 2015. Optamos predominantemente por uma metodologia quantitativa por meio da aplicação de questionário por inquérito aos professores/supervisores e aos professores/supervisionados e para complementar usamos o método qualitativo por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas dirigidas ao director pedagógico e ao coordenador das práticas pedagógicas. No que tange à ortografia deste trabalho, optamos por não usar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa, por não estar em vigor em Angola pelo que usamos ortografia antiga em português europeu.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-16
2016-07-25
2016-05-16T00:00:00Z
2019-05-16T00:30:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/5485
TID:201216574
url http://hdl.handle.net/10400.2/5485
identifier_str_mv TID:201216574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Catrongo, Cândida Sanuca Rodrigues - A supervisão em contexto da reforma educativa angolana [Em linha] : um estudo da prática seminários e estágios pedagógicos dos estagiários na Escola de Formação de Professores de Benguela. [S.l.] : [s.n.], 2016. 2 vol.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135037142073344