Avaliação dos níveis de acessibilidade das páginas e catálogos bibliográficos das bibliotecas de instituições do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marçal, Bruno
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Amante, Maria João, Pinto, Célia, Neto, Lígia
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/10356
Resumo: A presente comunicação tem como objetivo apresentar a análise realizada ao nível de acessibilidade e usabilidade das páginas web e respetivos catálogos bibliográficos das bibliotecas pertencentes às instituições de ensino superior público na região da Grande Lisboa, fundamentalmente na perspetiva dos utilizadores cegos ou com baixa visão e que façam uso de produtos de apoio como os leitores de ecrã. Para tal, teremos como base as diretrizes definidas nas Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.0 para a validação dos níveis de acessibilidade das páginas de Internet, analisadas neste estudo com recurso ao validador automático Access Monitor. De forma complementar, uma estudante da nossa instituição realizará uma análise qualitativa, com o objetivo de aferir da existência de convergência entre a sua experiência enquanto utilizador e os resultados obtidos através do validador automático. Pretende-se que os resultados obtidos constituam um alerta que promova a definição de linhas de trabalho neste domínio, por parte da nossa instituição, e de outras congéneres que percecionem a relevância desta matéria.
id RCAP_2f563566ef4c2db16b988cd9d2c7084b
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10356
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação dos níveis de acessibilidade das páginas e catálogos bibliográficos das bibliotecas de instituições do ensino superiorBiblioteca universitária -- University libraryAcessibilidadeNecessidades educativas especiaisWCAG 2.0InternetAccessibilitySpecial Educational NeedsA presente comunicação tem como objetivo apresentar a análise realizada ao nível de acessibilidade e usabilidade das páginas web e respetivos catálogos bibliográficos das bibliotecas pertencentes às instituições de ensino superior público na região da Grande Lisboa, fundamentalmente na perspetiva dos utilizadores cegos ou com baixa visão e que façam uso de produtos de apoio como os leitores de ecrã. Para tal, teremos como base as diretrizes definidas nas Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.0 para a validação dos níveis de acessibilidade das páginas de Internet, analisadas neste estudo com recurso ao validador automático Access Monitor. De forma complementar, uma estudante da nossa instituição realizará uma análise qualitativa, com o objetivo de aferir da existência de convergência entre a sua experiência enquanto utilizador e os resultados obtidos através do validador automático. Pretende-se que os resultados obtidos constituam um alerta que promova a definição de linhas de trabalho neste domínio, por parte da nossa instituição, e de outras congéneres que percecionem a relevância desta matéria.This communication aims analyze accessibility and usability of web pages and bibliographic catalogs of public higher education libraries in Lisbon, specifically from the perspective of the blind users that make use of assistive technologies such as screen readers. It will be based in the Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.0 to validate the levels of accessibility of websites, represented in this study, using the application Access Monitor. Complementarily, a student of our institution will make a qualitative analysis, with the purpose of assessing the existence of convergence between their user experience, and the results obtained through automatic validation. It is intended that the results should be a warning that promotes the work in this field, in this institution and other counterparts who understand the importance of this issue.2015-12-15T12:29:50Z2015-12-15T00:00:00Z2015-12-15conference objectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/10356porMarçal, BrunoAmante, Maria JoãoPinto, CéliaNeto, Lígiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-07-07T02:55:40Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10356Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-07-07T02:55:40Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação dos níveis de acessibilidade das páginas e catálogos bibliográficos das bibliotecas de instituições do ensino superior
title Avaliação dos níveis de acessibilidade das páginas e catálogos bibliográficos das bibliotecas de instituições do ensino superior
spellingShingle Avaliação dos níveis de acessibilidade das páginas e catálogos bibliográficos das bibliotecas de instituições do ensino superior
Marçal, Bruno
Biblioteca universitária -- University library
Acessibilidade
Necessidades educativas especiais
WCAG 2.0
Internet
Accessibility
Special Educational Needs
title_short Avaliação dos níveis de acessibilidade das páginas e catálogos bibliográficos das bibliotecas de instituições do ensino superior
title_full Avaliação dos níveis de acessibilidade das páginas e catálogos bibliográficos das bibliotecas de instituições do ensino superior
title_fullStr Avaliação dos níveis de acessibilidade das páginas e catálogos bibliográficos das bibliotecas de instituições do ensino superior
title_full_unstemmed Avaliação dos níveis de acessibilidade das páginas e catálogos bibliográficos das bibliotecas de instituições do ensino superior
title_sort Avaliação dos níveis de acessibilidade das páginas e catálogos bibliográficos das bibliotecas de instituições do ensino superior
author Marçal, Bruno
author_facet Marçal, Bruno
Amante, Maria João
Pinto, Célia
Neto, Lígia
author_role author
author2 Amante, Maria João
Pinto, Célia
Neto, Lígia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marçal, Bruno
Amante, Maria João
Pinto, Célia
Neto, Lígia
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca universitária -- University library
Acessibilidade
Necessidades educativas especiais
WCAG 2.0
Internet
Accessibility
Special Educational Needs
topic Biblioteca universitária -- University library
Acessibilidade
Necessidades educativas especiais
WCAG 2.0
Internet
Accessibility
Special Educational Needs
description A presente comunicação tem como objetivo apresentar a análise realizada ao nível de acessibilidade e usabilidade das páginas web e respetivos catálogos bibliográficos das bibliotecas pertencentes às instituições de ensino superior público na região da Grande Lisboa, fundamentalmente na perspetiva dos utilizadores cegos ou com baixa visão e que façam uso de produtos de apoio como os leitores de ecrã. Para tal, teremos como base as diretrizes definidas nas Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.0 para a validação dos níveis de acessibilidade das páginas de Internet, analisadas neste estudo com recurso ao validador automático Access Monitor. De forma complementar, uma estudante da nossa instituição realizará uma análise qualitativa, com o objetivo de aferir da existência de convergência entre a sua experiência enquanto utilizador e os resultados obtidos através do validador automático. Pretende-se que os resultados obtidos constituam um alerta que promova a definição de linhas de trabalho neste domínio, por parte da nossa instituição, e de outras congéneres que percecionem a relevância desta matéria.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-15T12:29:50Z
2015-12-15T00:00:00Z
2015-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv conference object
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/10356
url http://hdl.handle.net/10071/10356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817546353565237248