Visões de futuro em Freire e Dewey: perspectivas interculturais das matrizes (pós)coloniais das Américas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guilherme, Maria Manuela Duarte
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/48189
https://doi.org/10.5585/EccoS.n44.7708
Resumo: Este artigo oferece uma análise comparada das visões de futuro que representam legados fundamentais nas obras de John Dewey e Paulo Freire, tendo em conta os diversos contextos culturais e epistemológicos que constituíram os cenários intelectuais e as bagagens socio-históricas das obras desses autores. As suas visões de futuro são aqui abordadas numa perspetiva intercultural, no enquadramento de duas matrizes (pós) coloniais diferentes incorporadas pelas Américas do Norte e do Sul. Este artigo tenta desvendar os substratos históricos, políticos e sociais que alteram a forma e a essência da retórica e da ideologia que presidem a esses dois marcos conceptuais e académicos de referência no campo da educação e da pedagogia no século XX. Finalmente, procura dar ênfase aos valiosos legados teórico-práticos desses dois filósofos-educadores para a ideia de futuro nas políticas de educação e nas práticas pedagógicas dos sistemas educativos das sociedades cosmopolitas do século XXI.
id RCAP_2f780fd662cf2404f2663d10eac38061
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/48189
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Visões de futuro em Freire e Dewey: perspectivas interculturais das matrizes (pós)coloniais das AméricasDeweyEducação para a CidadaniaFreireFuturoInterculturalidadePós-colonialismoDeweyEducation for CitizenshipFreireFutureInterculturality PostcolonialismEste artigo oferece uma análise comparada das visões de futuro que representam legados fundamentais nas obras de John Dewey e Paulo Freire, tendo em conta os diversos contextos culturais e epistemológicos que constituíram os cenários intelectuais e as bagagens socio-históricas das obras desses autores. As suas visões de futuro são aqui abordadas numa perspetiva intercultural, no enquadramento de duas matrizes (pós) coloniais diferentes incorporadas pelas Américas do Norte e do Sul. Este artigo tenta desvendar os substratos históricos, políticos e sociais que alteram a forma e a essência da retórica e da ideologia que presidem a esses dois marcos conceptuais e académicos de referência no campo da educação e da pedagogia no século XX. Finalmente, procura dar ênfase aos valiosos legados teórico-práticos desses dois filósofos-educadores para a ideia de futuro nas políticas de educação e nas práticas pedagógicas dos sistemas educativos das sociedades cosmopolitas do século XXI.This article offers a comparative analysis of John Dewey’s and Paulo Freire’s visions of the future, as a fundamental legacy of their work, having in mind the different cultural and epistemological environments that constituted the intellectual backdrop and socio-historical baggage of their works. Their visions of the future are here also approached from an intercultural perspective within the framework of two different (post)colonial matrices embodied by North and South Americas. This article attempts to unveil the underlying historical, political and social substrata influencing the form and essence of the rhetoric and ideology of such conceptual and academic frameworks of reference in the field of education and pedagogy in the 20th century. Finally, the valuable theoretical-practical legacies of both philosophers of education are here emphasized for the purpose of an idea of future in the educational policies and pedagogical practices of cosmopolitan societies of the 21st century.UNINOVE2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/48189http://hdl.handle.net/10316/48189https://doi.org/10.5585/EccoS.n44.7708por1517-19491983-9278http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=71553908010Guilherme, Maria Manuela Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-12-04T11:40:39Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/48189Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:50:29.927962Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Visões de futuro em Freire e Dewey: perspectivas interculturais das matrizes (pós)coloniais das Américas
title Visões de futuro em Freire e Dewey: perspectivas interculturais das matrizes (pós)coloniais das Américas
spellingShingle Visões de futuro em Freire e Dewey: perspectivas interculturais das matrizes (pós)coloniais das Américas
Guilherme, Maria Manuela Duarte
Dewey
Educação para a Cidadania
Freire
Futuro
Interculturalidade
Pós-colonialismo
Dewey
Education for Citizenship
Freire
Future
Interculturality Postcolonialism
title_short Visões de futuro em Freire e Dewey: perspectivas interculturais das matrizes (pós)coloniais das Américas
title_full Visões de futuro em Freire e Dewey: perspectivas interculturais das matrizes (pós)coloniais das Américas
title_fullStr Visões de futuro em Freire e Dewey: perspectivas interculturais das matrizes (pós)coloniais das Américas
title_full_unstemmed Visões de futuro em Freire e Dewey: perspectivas interculturais das matrizes (pós)coloniais das Américas
title_sort Visões de futuro em Freire e Dewey: perspectivas interculturais das matrizes (pós)coloniais das Américas
author Guilherme, Maria Manuela Duarte
author_facet Guilherme, Maria Manuela Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guilherme, Maria Manuela Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Dewey
Educação para a Cidadania
Freire
Futuro
Interculturalidade
Pós-colonialismo
Dewey
Education for Citizenship
Freire
Future
Interculturality Postcolonialism
topic Dewey
Educação para a Cidadania
Freire
Futuro
Interculturalidade
Pós-colonialismo
Dewey
Education for Citizenship
Freire
Future
Interculturality Postcolonialism
description Este artigo oferece uma análise comparada das visões de futuro que representam legados fundamentais nas obras de John Dewey e Paulo Freire, tendo em conta os diversos contextos culturais e epistemológicos que constituíram os cenários intelectuais e as bagagens socio-históricas das obras desses autores. As suas visões de futuro são aqui abordadas numa perspetiva intercultural, no enquadramento de duas matrizes (pós) coloniais diferentes incorporadas pelas Américas do Norte e do Sul. Este artigo tenta desvendar os substratos históricos, políticos e sociais que alteram a forma e a essência da retórica e da ideologia que presidem a esses dois marcos conceptuais e académicos de referência no campo da educação e da pedagogia no século XX. Finalmente, procura dar ênfase aos valiosos legados teórico-práticos desses dois filósofos-educadores para a ideia de futuro nas políticas de educação e nas práticas pedagógicas dos sistemas educativos das sociedades cosmopolitas do século XXI.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/48189
http://hdl.handle.net/10316/48189
https://doi.org/10.5585/EccoS.n44.7708
url http://hdl.handle.net/10316/48189
https://doi.org/10.5585/EccoS.n44.7708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1517-1949
1983-9278
http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=71553908010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNINOVE
publisher.none.fl_str_mv UNINOVE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133786466680832