O diálogo intercultural entre Freire & Dewey: O Sul e o Norte nas matrizes (pós)-coloniais das Américas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guilherme, Maria Manuela Duarte
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/87383
https://doi.org/10.1590/es0101-73302018179272
Resumo: Este artigo empreende uma análise intercultural dos textos de Paulo Freire e John Dewey, tendo em conta os seus contextos culturais e epistemológicos, no enquadramento de duas matrizes (pós)-coloniais distintas, que constituíram os cenários intelectuais e as bagagens sócio-históricas das obras desses autores. Procura, assim, acrescentar uma perspectiva intercultural e pós-colonial sobre os seus fundamentos filosóficos e epistemológicos aos estudos comparativos das suas obras que se têm concentrado apenas nos seus axiomas em relação à educação e à pedagogia como se constituíssem universais culturais e epistemológicos. Desse modo, tenciona recuperar os seus legados teórico-práticos para as pedagogias interculturais de uma educação para a cidadania nas sociedades cosmopolitas contemporâneas.
id RCAP_cf55fbce20ea127c52f9a536cccb429a
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/87383
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O diálogo intercultural entre Freire & Dewey: O Sul e o Norte nas matrizes (pós)-coloniais das AméricasFreireDeweyInterculturalidadePós-colonialismoEducação para a cidadaniaFreireDeweyIntercultural dialoguePostcolonialismCitizenship educationFreireDeweyDialogue interculturalMatrices postcolonialesÉducation pour la citoyennnetéEste artigo empreende uma análise intercultural dos textos de Paulo Freire e John Dewey, tendo em conta os seus contextos culturais e epistemológicos, no enquadramento de duas matrizes (pós)-coloniais distintas, que constituíram os cenários intelectuais e as bagagens sócio-históricas das obras desses autores. Procura, assim, acrescentar uma perspectiva intercultural e pós-colonial sobre os seus fundamentos filosóficos e epistemológicos aos estudos comparativos das suas obras que se têm concentrado apenas nos seus axiomas em relação à educação e à pedagogia como se constituíssem universais culturais e epistemológicos. Desse modo, tenciona recuperar os seus legados teórico-práticos para as pedagogias interculturais de uma educação para a cidadania nas sociedades cosmopolitas contemporâneas.This article undertakes an intercultural analysis of Paulo Freire’s and John Dewey’s texts, having in mind their cultural and epistemological contexts, within the framework of two distinct (post)colonial matrices, that constituted the intellectual backcloth and the sociohistorical baggage of both authors’ works. It intends to add an intercultural and postcolonial perspective about their philosophical and epistemological foundations to the comparative studies that have merely focused on their axioms related to education and pedagogy as if they were cultural and epistemological universals. Therefore, it attempts to recuperate their theoretical and practical legacies for the purpose of the intercultural pedagogies of citizenship education in contemporary cosmopolitan societies.Cet article fait une analyse interculturelle des textes de Paulo Freire et John Dewey en tenant compte leurs contextes culturelles et épistémologiques, par reférénce à deux matrices post (coloniales) distinctes qui ont constitué les scénarios intellectuels et les bagages socio-historiques de ces auteurs. On essaye d’ajouter une perspective interculturelle et postcolonial sur leurs fondements philosophiques et epistemologiques vis à vis les études comparatives concentrés seulement dans leurs theories educatives et pédagogiques comme si celles-ci étaient des universels culturels et epistemologiques. Enfin, nous cherchons de mettre en évidence cet héritage inestimable pour les pédagogies interculturelles d’une éducation pour la citoyennneté dans les sociétés cosmopolites contemporaines.CEDES2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/87383http://hdl.handle.net/10316/87383https://doi.org/10.1590/es0101-73302018179272por1678-46260101-7330http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302018179272Guilherme, Maria Manuela Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-25T06:53:19Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/87383Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:08:18.817888Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O diálogo intercultural entre Freire & Dewey: O Sul e o Norte nas matrizes (pós)-coloniais das Américas
title O diálogo intercultural entre Freire & Dewey: O Sul e o Norte nas matrizes (pós)-coloniais das Américas
spellingShingle O diálogo intercultural entre Freire & Dewey: O Sul e o Norte nas matrizes (pós)-coloniais das Américas
Guilherme, Maria Manuela Duarte
Freire
Dewey
Interculturalidade
Pós-colonialismo
Educação para a cidadania
Freire
Dewey
Intercultural dialogue
Postcolonialism
Citizenship education
Freire
Dewey
Dialogue intercultural
Matrices postcoloniales
Éducation pour la citoyennneté
title_short O diálogo intercultural entre Freire & Dewey: O Sul e o Norte nas matrizes (pós)-coloniais das Américas
title_full O diálogo intercultural entre Freire & Dewey: O Sul e o Norte nas matrizes (pós)-coloniais das Américas
title_fullStr O diálogo intercultural entre Freire & Dewey: O Sul e o Norte nas matrizes (pós)-coloniais das Américas
title_full_unstemmed O diálogo intercultural entre Freire & Dewey: O Sul e o Norte nas matrizes (pós)-coloniais das Américas
title_sort O diálogo intercultural entre Freire & Dewey: O Sul e o Norte nas matrizes (pós)-coloniais das Américas
author Guilherme, Maria Manuela Duarte
author_facet Guilherme, Maria Manuela Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guilherme, Maria Manuela Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Freire
Dewey
Interculturalidade
Pós-colonialismo
Educação para a cidadania
Freire
Dewey
Intercultural dialogue
Postcolonialism
Citizenship education
Freire
Dewey
Dialogue intercultural
Matrices postcoloniales
Éducation pour la citoyennneté
topic Freire
Dewey
Interculturalidade
Pós-colonialismo
Educação para a cidadania
Freire
Dewey
Intercultural dialogue
Postcolonialism
Citizenship education
Freire
Dewey
Dialogue intercultural
Matrices postcoloniales
Éducation pour la citoyennneté
description Este artigo empreende uma análise intercultural dos textos de Paulo Freire e John Dewey, tendo em conta os seus contextos culturais e epistemológicos, no enquadramento de duas matrizes (pós)-coloniais distintas, que constituíram os cenários intelectuais e as bagagens sócio-históricas das obras desses autores. Procura, assim, acrescentar uma perspectiva intercultural e pós-colonial sobre os seus fundamentos filosóficos e epistemológicos aos estudos comparativos das suas obras que se têm concentrado apenas nos seus axiomas em relação à educação e à pedagogia como se constituíssem universais culturais e epistemológicos. Desse modo, tenciona recuperar os seus legados teórico-práticos para as pedagogias interculturais de uma educação para a cidadania nas sociedades cosmopolitas contemporâneas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/87383
http://hdl.handle.net/10316/87383
https://doi.org/10.1590/es0101-73302018179272
url http://hdl.handle.net/10316/87383
https://doi.org/10.1590/es0101-73302018179272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1678-4626
0101-7330
http://dx.doi.org/10.1590/es0101-73302018179272
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES
publisher.none.fl_str_mv CEDES
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133975155834880