Desenho e avaliação de um curso b-learning para formação de professores e educadores sobre pensamento computacional, programação e robótica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Elizabeth
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Amante, Lúcia, Mendes, António Quintas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/9782
Resumo: Este artigo apresenta o desenho de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) criado no âmbito de uma experiência de formação dirigida a professores e educadores de infância, sobre pensamento computacional, programação e robótica no ensino básico e pré-escolar, bem como a sua avaliação após a formação realizada. Esta formação foi conduzida no âmbito do Projeto KML II - Laboratório de tecnologias e aprendizagem de programação e robótica para pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico (1º CEB). A formação foi desenvolvida em formato blended learning, contemplando sessões presenciais e a distância Os referenciais teóricos que sustentam este trabalho têm a sua origem nos estudos sobre educação a distância (EaD), nomeadamente nos desenvolvimentos proporcionados pela designada 3ª geração de EaD em que a comunicação online veio permitir a emergência de novos cenários pedagógicos dando lugar a novas modalidades de formação quer totalmente online, quer em formato blended learning. O questionário de avaliação da formação procurou ir ao encontro dos pontos-chave que determinaram a organização do curso e teve como objetivos verificar o nível de satisfação e a opinião dos formandos, bem como recolher informações que pudessem contribuir para a conceção de um curso em formato MOOC sobre a temática. O questionário foi desenhado considerando diversas dimensões da formação mas no presente artigo focamo-nos especialmente nas dimensões relacionadas com a avaliação da formação na sua componente a distância, designadamente no que respeita ao AVA.
id RCAP_2f7f5e56cf14aa6a93b204dd8d190b5e
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9782
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenho e avaliação de um curso b-learning para formação de professores e educadores sobre pensamento computacional, programação e robóticaDesign and evaluation of a b-learning course for teachers and educators training on computational thinking, programming and roboticsFormação de professoresBlended-learningAmbiente virtual de aprendizagemEducação a distânciaAprendizagem onlineTeacher trainingVirtual learning environmentDistance educationOnline learningODS::04:Educação de QualidadeEste artigo apresenta o desenho de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) criado no âmbito de uma experiência de formação dirigida a professores e educadores de infância, sobre pensamento computacional, programação e robótica no ensino básico e pré-escolar, bem como a sua avaliação após a formação realizada. Esta formação foi conduzida no âmbito do Projeto KML II - Laboratório de tecnologias e aprendizagem de programação e robótica para pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico (1º CEB). A formação foi desenvolvida em formato blended learning, contemplando sessões presenciais e a distância Os referenciais teóricos que sustentam este trabalho têm a sua origem nos estudos sobre educação a distância (EaD), nomeadamente nos desenvolvimentos proporcionados pela designada 3ª geração de EaD em que a comunicação online veio permitir a emergência de novos cenários pedagógicos dando lugar a novas modalidades de formação quer totalmente online, quer em formato blended learning. O questionário de avaliação da formação procurou ir ao encontro dos pontos-chave que determinaram a organização do curso e teve como objetivos verificar o nível de satisfação e a opinião dos formandos, bem como recolher informações que pudessem contribuir para a conceção de um curso em formato MOOC sobre a temática. O questionário foi desenhado considerando diversas dimensões da formação mas no presente artigo focamo-nos especialmente nas dimensões relacionadas com a avaliação da formação na sua componente a distância, designadamente no que respeita ao AVA.This article presents the design of a Virtual Learning Environment (VLE) created as part of a training experience directed to teachers and kindergarten teachers, about computational thinking, programming and robotics in basic and preschool education, as well as its evaluation after the training. This training was conducted within the scope of Project KML II - Laboratory of technologies and learning of programming and robotics for preschool and first cycle of primary education (1st CEB). The training was developed in blended learning format, including classroom and distance sessions. The theoretical frameworks that support this work have their origin in studies on distance education (DE), namely in the developments provided by the designated 3rd generation of DE in which online communication approach has enabled the emergence of new pedagogical scenarios, giving rise to new forms of training, either entirely online or in blended learning format. The training evaluation questionnaire sought to meet the key points that determined the organization of the course and aimed to verify the level of satisfaction and opinion of the participants, as well as gather information that could contribute to the design of a course in MOOC format on the topic. The questionnaire was designed considering various dimensions of training, but in this text we focus in particular on aspects of dimensions related to the evaluation of training in its distance component, namely with regard to VLE.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoSouza, ElizabethAmante, LúciaMendes, António Quintas2020-06-16T10:51:56Z2020-042020-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9782porSouza, Elizabeth; Amante, Lúcia; Mendes, António Quintas - Desenho e avaliação de um curso b-learning para formação de professores e educadores sobre pensamento computacional, programação e robótica. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 3, nº 1 (março/abril 2020), p. 131-1502182-4967https://doi.org/10.34627/re@d_le@d.v3i1.190info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:48:48Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9782Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:28.500638Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenho e avaliação de um curso b-learning para formação de professores e educadores sobre pensamento computacional, programação e robótica
Design and evaluation of a b-learning course for teachers and educators training on computational thinking, programming and robotics
title Desenho e avaliação de um curso b-learning para formação de professores e educadores sobre pensamento computacional, programação e robótica
spellingShingle Desenho e avaliação de um curso b-learning para formação de professores e educadores sobre pensamento computacional, programação e robótica
Souza, Elizabeth
Formação de professores
Blended-learning
Ambiente virtual de aprendizagem
Educação a distância
Aprendizagem online
Teacher training
Virtual learning environment
Distance education
Online learning
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Desenho e avaliação de um curso b-learning para formação de professores e educadores sobre pensamento computacional, programação e robótica
title_full Desenho e avaliação de um curso b-learning para formação de professores e educadores sobre pensamento computacional, programação e robótica
title_fullStr Desenho e avaliação de um curso b-learning para formação de professores e educadores sobre pensamento computacional, programação e robótica
title_full_unstemmed Desenho e avaliação de um curso b-learning para formação de professores e educadores sobre pensamento computacional, programação e robótica
title_sort Desenho e avaliação de um curso b-learning para formação de professores e educadores sobre pensamento computacional, programação e robótica
author Souza, Elizabeth
author_facet Souza, Elizabeth
Amante, Lúcia
Mendes, António Quintas
author_role author
author2 Amante, Lúcia
Mendes, António Quintas
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Elizabeth
Amante, Lúcia
Mendes, António Quintas
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Blended-learning
Ambiente virtual de aprendizagem
Educação a distância
Aprendizagem online
Teacher training
Virtual learning environment
Distance education
Online learning
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Formação de professores
Blended-learning
Ambiente virtual de aprendizagem
Educação a distância
Aprendizagem online
Teacher training
Virtual learning environment
Distance education
Online learning
ODS::04:Educação de Qualidade
description Este artigo apresenta o desenho de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) criado no âmbito de uma experiência de formação dirigida a professores e educadores de infância, sobre pensamento computacional, programação e robótica no ensino básico e pré-escolar, bem como a sua avaliação após a formação realizada. Esta formação foi conduzida no âmbito do Projeto KML II - Laboratório de tecnologias e aprendizagem de programação e robótica para pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico (1º CEB). A formação foi desenvolvida em formato blended learning, contemplando sessões presenciais e a distância Os referenciais teóricos que sustentam este trabalho têm a sua origem nos estudos sobre educação a distância (EaD), nomeadamente nos desenvolvimentos proporcionados pela designada 3ª geração de EaD em que a comunicação online veio permitir a emergência de novos cenários pedagógicos dando lugar a novas modalidades de formação quer totalmente online, quer em formato blended learning. O questionário de avaliação da formação procurou ir ao encontro dos pontos-chave que determinaram a organização do curso e teve como objetivos verificar o nível de satisfação e a opinião dos formandos, bem como recolher informações que pudessem contribuir para a conceção de um curso em formato MOOC sobre a temática. O questionário foi desenhado considerando diversas dimensões da formação mas no presente artigo focamo-nos especialmente nas dimensões relacionadas com a avaliação da formação na sua componente a distância, designadamente no que respeita ao AVA.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-16T10:51:56Z
2020-04
2020-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/9782
url http://hdl.handle.net/10400.2/9782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Souza, Elizabeth; Amante, Lúcia; Mendes, António Quintas - Desenho e avaliação de um curso b-learning para formação de professores e educadores sobre pensamento computacional, programação e robótica. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 3, nº 1 (março/abril 2020), p. 131-150
2182-4967
https://doi.org/10.34627/re@d_le@d.v3i1.190
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135080239595520