Desenho e avaliação de um curso b-learning para formação de professores e educadores sobre pensamento computacional, programação e robótica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/9782 |
Resumo: | Este artigo apresenta o desenho de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) criado no âmbito de uma experiência de formação dirigida a professores e educadores de infância, sobre pensamento computacional, programação e robótica no ensino básico e pré-escolar, bem como a sua avaliação após a formação realizada. Esta formação foi conduzida no âmbito do Projeto KML II - Laboratório de tecnologias e aprendizagem de programação e robótica para pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico (1º CEB). A formação foi desenvolvida em formato blended learning, contemplando sessões presenciais e a distância Os referenciais teóricos que sustentam este trabalho têm a sua origem nos estudos sobre educação a distância (EaD), nomeadamente nos desenvolvimentos proporcionados pela designada 3ª geração de EaD em que a comunicação online veio permitir a emergência de novos cenários pedagógicos dando lugar a novas modalidades de formação quer totalmente online, quer em formato blended learning. O questionário de avaliação da formação procurou ir ao encontro dos pontos-chave que determinaram a organização do curso e teve como objetivos verificar o nível de satisfação e a opinião dos formandos, bem como recolher informações que pudessem contribuir para a conceção de um curso em formato MOOC sobre a temática. O questionário foi desenhado considerando diversas dimensões da formação mas no presente artigo focamo-nos especialmente nas dimensões relacionadas com a avaliação da formação na sua componente a distância, designadamente no que respeita ao AVA. |
id |
RCAP_2f7f5e56cf14aa6a93b204dd8d190b5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9782 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenho e avaliação de um curso b-learning para formação de professores e educadores sobre pensamento computacional, programação e robóticaDesign and evaluation of a b-learning course for teachers and educators training on computational thinking, programming and roboticsFormação de professoresBlended-learningAmbiente virtual de aprendizagemEducação a distânciaAprendizagem onlineTeacher trainingVirtual learning environmentDistance educationOnline learningODS::04:Educação de QualidadeEste artigo apresenta o desenho de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) criado no âmbito de uma experiência de formação dirigida a professores e educadores de infância, sobre pensamento computacional, programação e robótica no ensino básico e pré-escolar, bem como a sua avaliação após a formação realizada. Esta formação foi conduzida no âmbito do Projeto KML II - Laboratório de tecnologias e aprendizagem de programação e robótica para pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico (1º CEB). A formação foi desenvolvida em formato blended learning, contemplando sessões presenciais e a distância Os referenciais teóricos que sustentam este trabalho têm a sua origem nos estudos sobre educação a distância (EaD), nomeadamente nos desenvolvimentos proporcionados pela designada 3ª geração de EaD em que a comunicação online veio permitir a emergência de novos cenários pedagógicos dando lugar a novas modalidades de formação quer totalmente online, quer em formato blended learning. O questionário de avaliação da formação procurou ir ao encontro dos pontos-chave que determinaram a organização do curso e teve como objetivos verificar o nível de satisfação e a opinião dos formandos, bem como recolher informações que pudessem contribuir para a conceção de um curso em formato MOOC sobre a temática. O questionário foi desenhado considerando diversas dimensões da formação mas no presente artigo focamo-nos especialmente nas dimensões relacionadas com a avaliação da formação na sua componente a distância, designadamente no que respeita ao AVA.This article presents the design of a Virtual Learning Environment (VLE) created as part of a training experience directed to teachers and kindergarten teachers, about computational thinking, programming and robotics in basic and preschool education, as well as its evaluation after the training. This training was conducted within the scope of Project KML II - Laboratory of technologies and learning of programming and robotics for preschool and first cycle of primary education (1st CEB). The training was developed in blended learning format, including classroom and distance sessions. The theoretical frameworks that support this work have their origin in studies on distance education (DE), namely in the developments provided by the designated 3rd generation of DE in which online communication approach has enabled the emergence of new pedagogical scenarios, giving rise to new forms of training, either entirely online or in blended learning format. The training evaluation questionnaire sought to meet the key points that determined the organization of the course and aimed to verify the level of satisfaction and opinion of the participants, as well as gather information that could contribute to the design of a course in MOOC format on the topic. The questionnaire was designed considering various dimensions of training, but in this text we focus in particular on aspects of dimensions related to the evaluation of training in its distance component, namely with regard to VLE.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoSouza, ElizabethAmante, LúciaMendes, António Quintas2020-06-16T10:51:56Z2020-042020-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9782porSouza, Elizabeth; Amante, Lúcia; Mendes, António Quintas - Desenho e avaliação de um curso b-learning para formação de professores e educadores sobre pensamento computacional, programação e robótica. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 3, nº 1 (março/abril 2020), p. 131-1502182-4967https://doi.org/10.34627/re@d_le@d.v3i1.190info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:48:48Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9782Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:28.500638Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenho e avaliação de um curso b-learning para formação de professores e educadores sobre pensamento computacional, programação e robótica Design and evaluation of a b-learning course for teachers and educators training on computational thinking, programming and robotics |
title |
Desenho e avaliação de um curso b-learning para formação de professores e educadores sobre pensamento computacional, programação e robótica |
spellingShingle |
Desenho e avaliação de um curso b-learning para formação de professores e educadores sobre pensamento computacional, programação e robótica Souza, Elizabeth Formação de professores Blended-learning Ambiente virtual de aprendizagem Educação a distância Aprendizagem online Teacher training Virtual learning environment Distance education Online learning ODS::04:Educação de Qualidade |
title_short |
Desenho e avaliação de um curso b-learning para formação de professores e educadores sobre pensamento computacional, programação e robótica |
title_full |
Desenho e avaliação de um curso b-learning para formação de professores e educadores sobre pensamento computacional, programação e robótica |
title_fullStr |
Desenho e avaliação de um curso b-learning para formação de professores e educadores sobre pensamento computacional, programação e robótica |
title_full_unstemmed |
Desenho e avaliação de um curso b-learning para formação de professores e educadores sobre pensamento computacional, programação e robótica |
title_sort |
Desenho e avaliação de um curso b-learning para formação de professores e educadores sobre pensamento computacional, programação e robótica |
author |
Souza, Elizabeth |
author_facet |
Souza, Elizabeth Amante, Lúcia Mendes, António Quintas |
author_role |
author |
author2 |
Amante, Lúcia Mendes, António Quintas |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Elizabeth Amante, Lúcia Mendes, António Quintas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Blended-learning Ambiente virtual de aprendizagem Educação a distância Aprendizagem online Teacher training Virtual learning environment Distance education Online learning ODS::04:Educação de Qualidade |
topic |
Formação de professores Blended-learning Ambiente virtual de aprendizagem Educação a distância Aprendizagem online Teacher training Virtual learning environment Distance education Online learning ODS::04:Educação de Qualidade |
description |
Este artigo apresenta o desenho de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) criado no âmbito de uma experiência de formação dirigida a professores e educadores de infância, sobre pensamento computacional, programação e robótica no ensino básico e pré-escolar, bem como a sua avaliação após a formação realizada. Esta formação foi conduzida no âmbito do Projeto KML II - Laboratório de tecnologias e aprendizagem de programação e robótica para pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico (1º CEB). A formação foi desenvolvida em formato blended learning, contemplando sessões presenciais e a distância Os referenciais teóricos que sustentam este trabalho têm a sua origem nos estudos sobre educação a distância (EaD), nomeadamente nos desenvolvimentos proporcionados pela designada 3ª geração de EaD em que a comunicação online veio permitir a emergência de novos cenários pedagógicos dando lugar a novas modalidades de formação quer totalmente online, quer em formato blended learning. O questionário de avaliação da formação procurou ir ao encontro dos pontos-chave que determinaram a organização do curso e teve como objetivos verificar o nível de satisfação e a opinião dos formandos, bem como recolher informações que pudessem contribuir para a conceção de um curso em formato MOOC sobre a temática. O questionário foi desenhado considerando diversas dimensões da formação mas no presente artigo focamo-nos especialmente nas dimensões relacionadas com a avaliação da formação na sua componente a distância, designadamente no que respeita ao AVA. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-16T10:51:56Z 2020-04 2020-04-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/9782 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/9782 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Souza, Elizabeth; Amante, Lúcia; Mendes, António Quintas - Desenho e avaliação de um curso b-learning para formação de professores e educadores sobre pensamento computacional, programação e robótica. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 3, nº 1 (março/abril 2020), p. 131-150 2182-4967 https://doi.org/10.34627/re@d_le@d.v3i1.190 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135080239595520 |