Estatuto social em contexto pré-escolar: o olhar dos educadores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/11001 |
Resumo: | Esta investigação analisa se as classificações dos educadores podem ser uma medida alternativa para se aceder ao estatuto social das crianças em idade pré-escolar. Partindo da replicação parcial da investigação conduzida por Andrade e colaboradores (2005), este estudo pretende: (1) comparar o estatuto social das crianças segundo o relato dos pares e as classificações dos educadores, (2) analisar a associação entre o estatuto social obtido com base no relato dos pares e com base na classificação dos educadores e características da criança (e.g., idade, problemas de comportamento, competências sociais e competências verbais) e (3) analisar, a título exploratório, a associação entre o estatuto social e a escolaridade dos pais e o tempo de contato entre a criança e o educador. Participaram neste estudo 89 educadores e 352 crianças em idade pré-escolar da Região de Lisboa. Segundo os resultados obtidos, não é possível estabelecer uma relação entre o estatuto social com base na classificação dos educadores e com base no relato dos pares. Os educadores tendem a classificar como rejeitadas/negligenciadas e controversas as crianças que apresentam mais problemas de comportamento; e a classificar como populares e médias as crianças que revelam mais competências sociais e verbais. As mesmas tendências verificam-se quando analisamos o estatuto social obtido através das nomeações dos pares, exceto no que diz respeito à competência verbal. Os dados obtidos sugerem que as classificações dos educadores não substituem a recolha de informação junto dos pares podendo, contudo, fornecer informação útil para efeitos de investigação. |
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Estatuto social em contexto pré-escolar: o olhar dos educadoresClassificação dos educadoresNomeações sociométricasEstatuto socialRelações sociaisTeacher-classifiedSociometric nominationsSocial statusSocial relationsEsta investigação analisa se as classificações dos educadores podem ser uma medida alternativa para se aceder ao estatuto social das crianças em idade pré-escolar. Partindo da replicação parcial da investigação conduzida por Andrade e colaboradores (2005), este estudo pretende: (1) comparar o estatuto social das crianças segundo o relato dos pares e as classificações dos educadores, (2) analisar a associação entre o estatuto social obtido com base no relato dos pares e com base na classificação dos educadores e características da criança (e.g., idade, problemas de comportamento, competências sociais e competências verbais) e (3) analisar, a título exploratório, a associação entre o estatuto social e a escolaridade dos pais e o tempo de contato entre a criança e o educador. Participaram neste estudo 89 educadores e 352 crianças em idade pré-escolar da Região de Lisboa. Segundo os resultados obtidos, não é possível estabelecer uma relação entre o estatuto social com base na classificação dos educadores e com base no relato dos pares. Os educadores tendem a classificar como rejeitadas/negligenciadas e controversas as crianças que apresentam mais problemas de comportamento; e a classificar como populares e médias as crianças que revelam mais competências sociais e verbais. As mesmas tendências verificam-se quando analisamos o estatuto social obtido através das nomeações dos pares, exceto no que diz respeito à competência verbal. Os dados obtidos sugerem que as classificações dos educadores não substituem a recolha de informação junto dos pares podendo, contudo, fornecer informação útil para efeitos de investigação.This research analyses whether preschool teachers’ classifications can be used as an alternative measure to assess the social status of preschool children. A partial replication of the study by Andrade and collaborators (2005), this study intends to: (1) compare the peer social status of preschool children based on sociometric nominations and teacher classifications, (2) analyse the association between the social status based on peer nominations and teacher classifications and children’s characteristics such as age, behaviour problems, social skills, and verbal skills), and 3) analyse, on an exploratory basis, the association between the children’s social status and parents’ schooling as well as number of months spent with the teacher. Participated in this study 89 teachers and 352 preschoolers from the Lisbon area. According to the results obtained, it is not possible to establish an association between children’s social status based on teacher classifications and peer nominations. Regarding the associations between social status and children’s characteristics, teachers tend to classify as rejected/neglected and controversial children who exhibit more behavioural problems; and assess as popular and average children who reveal more social and verbal skills. The same pattern was verified when we analyzed the social status obtained through peers’ nominations, except regarding verbal skills. Findings suggest that teachers’ classifications of peer social status do not replace peer report allowing, nevertheless, the collection of useful information for research purposes.2016-03-03T15:34:35Z2015-01-01T00:00:00Z20152015-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/11001TID:201112604porSilva, Inês Santiago Gomes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:27:49Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/11001Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:12:24.907552Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Esta investigação analisa se as classificações dos educadores podem ser uma medida alternativa para se aceder ao estatuto social das crianças em idade pré-escolar. Partindo da replicação parcial da investigação conduzida por Andrade e colaboradores (2005), este estudo pretende: (1) comparar o estatuto social das crianças segundo o relato dos pares e as classificações dos educadores, (2) analisar a associação entre o estatuto social obtido com base no relato dos pares e com base na classificação dos educadores e características da criança (e.g., idade, problemas de comportamento, competências sociais e competências verbais) e (3) analisar, a título exploratório, a associação entre o estatuto social e a escolaridade dos pais e o tempo de contato entre a criança e o educador. Participaram neste estudo 89 educadores e 352 crianças em idade pré-escolar da Região de Lisboa. Segundo os resultados obtidos, não é possível estabelecer uma relação entre o estatuto social com base na classificação dos educadores e com base no relato dos pares. Os educadores tendem a classificar como rejeitadas/negligenciadas e controversas as crianças que apresentam mais problemas de comportamento; e a classificar como populares e médias as crianças que revelam mais competências sociais e verbais. As mesmas tendências verificam-se quando analisamos o estatuto social obtido através das nomeações dos pares, exceto no que diz respeito à competência verbal. Os dados obtidos sugerem que as classificações dos educadores não substituem a recolha de informação junto dos pares podendo, contudo, fornecer informação útil para efeitos de investigação. |
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