Fatores subjacentes às escolhas sociométricas de crianças em idade pré-escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/15284 |
Resumo: | Esta investigação, de carácter qualitativo, pretendeu analisar as justificações espontâneas das crianças em idade pré-escolar no contexto de tarefas de nomeação/avaliação sociométrica, no sentido de compreender os fatores subjacentes às suas escolhas. Participaram neste estudo 149 crianças em idade pré-escolar da Região de Lisboa. Segundo os resultados obtidos, através de uma análise de conteúdo, os meninos forneceram mais justificações para as suas nomeações/avaliações sociométricas do que as meninas e, de uma maneira geral, registaram-se mais justificações para as nomeações/avaliações negativas. Os dados obtidos revelam que o principal fator, verbalizado pelas crianças, para as nomeações/avaliações positivas foi a Experiência de aceitação. No que diz respeito às nomeações/avaliações negativas, as categorias mais frequentes foram a Experiência de rejeição e o Comportamento antissocial. Não se apurou uma relação entre o sexo da criança que faz a nomeação/avaliação e as categorias que emergiram das justificações espontâneas. Constatou-se uma relação significativa entre a categoria Ausência de brincadeira e a idade da criança que faz a nomeação/avaliação. As justificações fornecidas pelas crianças não variaram em função do estatuto de incapacidade da criança. Estes resultados permitem identificar características e comportamentos passíveis de aumentar a probabilidade de rejeição social, podendo apoiar o desenvolvimento de estratégias de prevenção. |
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Esta investigação, de carácter qualitativo, pretendeu analisar as justificações espontâneas das crianças em idade pré-escolar no contexto de tarefas de nomeação/avaliação sociométrica, no sentido de compreender os fatores subjacentes às suas escolhas. Participaram neste estudo 149 crianças em idade pré-escolar da Região de Lisboa. Segundo os resultados obtidos, através de uma análise de conteúdo, os meninos forneceram mais justificações para as suas nomeações/avaliações sociométricas do que as meninas e, de uma maneira geral, registaram-se mais justificações para as nomeações/avaliações negativas. Os dados obtidos revelam que o principal fator, verbalizado pelas crianças, para as nomeações/avaliações positivas foi a Experiência de aceitação. No que diz respeito às nomeações/avaliações negativas, as categorias mais frequentes foram a Experiência de rejeição e o Comportamento antissocial. Não se apurou uma relação entre o sexo da criança que faz a nomeação/avaliação e as categorias que emergiram das justificações espontâneas. Constatou-se uma relação significativa entre a categoria Ausência de brincadeira e a idade da criança que faz a nomeação/avaliação. As justificações fornecidas pelas crianças não variaram em função do estatuto de incapacidade da criança. Estes resultados permitem identificar características e comportamentos passíveis de aumentar a probabilidade de rejeição social, podendo apoiar o desenvolvimento de estratégias de prevenção. |
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