Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Cristina Sofia Caetano
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/5047
Resumo: O documento que se apresenta surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada- o Estágio Pedagógica (EP)-, na Escola Secundária Jaime Moniz (ESJM) durante o ano letivo 2020/2021, inserida no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS) da Universidade da Madeira. Pretende partilhar uma panóplia de atividades e experiências, expetativas e objetivos e de opções didático-pedagógicas, assim como de reflexões críticas e aprendizagens emergidas desse contexto de formação-ação. A nível programático o EP encontra-se estruturado em quatro grandes grupos de atividades, nomeadamente (1) a Prática Letiva (PL), (2) a Intervenção na Comunidade Escolar (AICE), (3) a Integração no Meio (AIM) e (4) as atividades de natureza Científico-Pedagógica (ACP). A PL correspondeu à componente central do estágio, onde foi possível intervir pedagogicamente através de um ciclo de planeamento-operacionalização- reflexão numa turma do ensino secundário (12º ano) e de 2º ciclo do ensino básico (5º ano), assim como de assumir um papel de observador, através de uma prática estruturada, em atividades de assistência às aulas de colegas e de outros professores. As AICE, projetando uma participação em atividades que ultrapassam o âmbito restrito da disciplina, motivaram uma reflexão profunda sobre o contexto vivido, enriquecendo as aprendizagens deste percurso. As AIM remeteram para a caracterização da turma e todas as dinâmicas relativas às responsabilidades do diretor de turma, entre as quais se destaca a dinamização do projeto de cidadania e desenvolvimento (CeD). As ACP marcaram momentos de partilha de projetos de investigação-ação desenvolvidos, com uma expressão restrita, ao nível do grupo disciplinar, mas também pública, através de uma conferência. O EP permitiu vivenciar a lecionação na disciplina de Educação Física (EF), tendo sido planeado para procurar desenvolver integralmente os alunos a par e passo com a construção de uma identidade docente. Foi um tempo e um espaço de um crescimento incalculável, cujo processo remeteu para ações de pesquisa, prática, análise, reflexão, ponderação, produção, reajustamento e (re)construção, que culminaram com a produção de vários saberes de diferentes domínios: da didática, da pedagogia, pessoal e social.
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A nível programático o EP encontra-se estruturado em quatro grandes grupos de atividades, nomeadamente (1) a Prática Letiva (PL), (2) a Intervenção na Comunidade Escolar (AICE), (3) a Integração no Meio (AIM) e (4) as atividades de natureza Científico-Pedagógica (ACP). A PL correspondeu à componente central do estágio, onde foi possível intervir pedagogicamente através de um ciclo de planeamento-operacionalização- reflexão numa turma do ensino secundário (12º ano) e de 2º ciclo do ensino básico (5º ano), assim como de assumir um papel de observador, através de uma prática estruturada, em atividades de assistência às aulas de colegas e de outros professores. As AICE, projetando uma participação em atividades que ultrapassam o âmbito restrito da disciplina, motivaram uma reflexão profunda sobre o contexto vivido, enriquecendo as aprendizagens deste percurso. 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Foi um tempo e um espaço de um crescimento incalculável, cujo processo remeteu para ações de pesquisa, prática, análise, reflexão, ponderação, produção, reajustamento e (re)construção, que culminaram com a produção de vários saberes de diferentes domínios: da didática, da pedagogia, pessoal e social.The document presented appears within the framework of the supervised teaching practice - the teaching internship - at the Jaime Moniz Secondary School during the academic year 2020/2021, included in the Master of Teaching of Physical Education to Basic and Secondary School of the University of Madeira. It aims to share a series of activities, and experiences, aimed at didactic and pedagogical objectives and options, as well as critical reflections emanating from this training-action context. At the programmatic level, the EP has four main groups of activities: (1) Pedagogical Practice (PP), (2) Intervention in the School Environment (ISE), (3) Integration in the Environment (IE), and (4) activities of a Pedagogical-Scientific nature (PCA). The PP would correspond to the essentials of the internship, where it is possible to intervene through a planning-operation-reflection cycle in a secondary school class (12th year) and the 2nd cycle of basic education (5th year), thus assuming the role of observer, through structured practice, in the activities of assistance to classmates and other teachers. The ISE aims at participation in activities going beyond the restricted framework of the discipline, and a deep reflection on the lived context, enriching the learning of this course. IE refers to the characterization of the class and all the dynamics related to the responsibilities of the class teacher, favoring the promotion of a citizenship and development project (CeD). The PCA has developed research-action sharing links, at the level of the disciplinary group, but also public, through conferences. The internship and teaching practice made it possible to experiment with the method of teaching in the discipline of Physical Education. This is to allow students to acquire a certain construction of educational identity. It was an undeniable success for a process of analysis and reflection and balance for personal and social pedagogy.Lopes, Hélder Manuel ArsénioCorreia, Ana Luísa Rodrigues Figueira de SousaDigitUMaGouveia, Cristina Sofia Caetano2023-02-16T16:55:50Z2022-07-122022-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5047TID:203221770porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-19T04:43:02Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5047Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:59.414870Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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