A observação por pares como boa prática pedagógica no ensino superior: considerações e recomendações a partir de um estudo piloto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Amanda R.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vieira, Rui Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/31846
Resumo: A observação por pares é enfatizada como estratégia de Formação Continuada potenciadora da prática docente. No presente artigo, o foco é dado à observação por pares enquanto boa prática pedagógica no Ensino Superior. Para tal, começa por apresentar-se um breve enquadramento de Didática e Pedagogia no Ensino Superior, articulado com a importância da Formação de Professores, seguido da análise dos benefícios da observação por pares. Conclui-se com um estudo piloto realizado na Universidade de Aveiro (Portugal), onde se implementou um programa de observação por pares para evidenciar o potencial deste tipo de prática em contexto universitário.
id RCAP_2fa6bd368352d8f38d5d6b4cb8d4dc21
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/31846
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A observação por pares como boa prática pedagógica no ensino superior: considerações e recomendações a partir de um estudo pilotoObservação por paresPráticas didático-pedagógicasEnsino superiorA observação por pares é enfatizada como estratégia de Formação Continuada potenciadora da prática docente. No presente artigo, o foco é dado à observação por pares enquanto boa prática pedagógica no Ensino Superior. Para tal, começa por apresentar-se um breve enquadramento de Didática e Pedagogia no Ensino Superior, articulado com a importância da Formação de Professores, seguido da análise dos benefícios da observação por pares. Conclui-se com um estudo piloto realizado na Universidade de Aveiro (Portugal), onde se implementou um programa de observação por pares para evidenciar o potencial deste tipo de prática em contexto universitário.Peer observation of teaching is stressed as a Faculty Development strategy that optimizes teaching practices. In this paper, we focus on peer observation of teaching as a good pedagogical practice in Higher Education. First, we present a brief framework of Didactics and Pedagogy in Higher Education, in articulation with the importance of Faculty Development, followed by the analysis of the advantages of peer observation of teaching. We finish with a pilot study undertaken at University of Aveiro (Portugal), concerning a peer observation of teaching program implemented to show the potential of this type of practice in higher education.2021-08-24T16:39:36Z2020-03-26T00:00:00Z2020-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31846porFranco, Amanda R.Vieira, Rui Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:27Zoai:ria.ua.pt:10773/31846Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:38.099022Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A observação por pares como boa prática pedagógica no ensino superior: considerações e recomendações a partir de um estudo piloto
title A observação por pares como boa prática pedagógica no ensino superior: considerações e recomendações a partir de um estudo piloto
spellingShingle A observação por pares como boa prática pedagógica no ensino superior: considerações e recomendações a partir de um estudo piloto
Franco, Amanda R.
Observação por pares
Práticas didático-pedagógicas
Ensino superior
title_short A observação por pares como boa prática pedagógica no ensino superior: considerações e recomendações a partir de um estudo piloto
title_full A observação por pares como boa prática pedagógica no ensino superior: considerações e recomendações a partir de um estudo piloto
title_fullStr A observação por pares como boa prática pedagógica no ensino superior: considerações e recomendações a partir de um estudo piloto
title_full_unstemmed A observação por pares como boa prática pedagógica no ensino superior: considerações e recomendações a partir de um estudo piloto
title_sort A observação por pares como boa prática pedagógica no ensino superior: considerações e recomendações a partir de um estudo piloto
author Franco, Amanda R.
author_facet Franco, Amanda R.
Vieira, Rui Marques
author_role author
author2 Vieira, Rui Marques
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Amanda R.
Vieira, Rui Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Observação por pares
Práticas didático-pedagógicas
Ensino superior
topic Observação por pares
Práticas didático-pedagógicas
Ensino superior
description A observação por pares é enfatizada como estratégia de Formação Continuada potenciadora da prática docente. No presente artigo, o foco é dado à observação por pares enquanto boa prática pedagógica no Ensino Superior. Para tal, começa por apresentar-se um breve enquadramento de Didática e Pedagogia no Ensino Superior, articulado com a importância da Formação de Professores, seguido da análise dos benefícios da observação por pares. Conclui-se com um estudo piloto realizado na Universidade de Aveiro (Portugal), onde se implementou um programa de observação por pares para evidenciar o potencial deste tipo de prática em contexto universitário.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-26T00:00:00Z
2020-03-26
2021-08-24T16:39:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/31846
url http://hdl.handle.net/10773/31846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137691803058176