A observação por pares como boa prática pedagógica no ensino superior: considerações e recomendações a partir de um estudo piloto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/31846 |
Resumo: | A observação por pares é enfatizada como estratégia de Formação Continuada potenciadora da prática docente. No presente artigo, o foco é dado à observação por pares enquanto boa prática pedagógica no Ensino Superior. Para tal, começa por apresentar-se um breve enquadramento de Didática e Pedagogia no Ensino Superior, articulado com a importância da Formação de Professores, seguido da análise dos benefícios da observação por pares. Conclui-se com um estudo piloto realizado na Universidade de Aveiro (Portugal), onde se implementou um programa de observação por pares para evidenciar o potencial deste tipo de prática em contexto universitário. |
id |
RCAP_2fa6bd368352d8f38d5d6b4cb8d4dc21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/31846 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A observação por pares como boa prática pedagógica no ensino superior: considerações e recomendações a partir de um estudo pilotoObservação por paresPráticas didático-pedagógicasEnsino superiorA observação por pares é enfatizada como estratégia de Formação Continuada potenciadora da prática docente. No presente artigo, o foco é dado à observação por pares enquanto boa prática pedagógica no Ensino Superior. Para tal, começa por apresentar-se um breve enquadramento de Didática e Pedagogia no Ensino Superior, articulado com a importância da Formação de Professores, seguido da análise dos benefícios da observação por pares. Conclui-se com um estudo piloto realizado na Universidade de Aveiro (Portugal), onde se implementou um programa de observação por pares para evidenciar o potencial deste tipo de prática em contexto universitário.Peer observation of teaching is stressed as a Faculty Development strategy that optimizes teaching practices. In this paper, we focus on peer observation of teaching as a good pedagogical practice in Higher Education. First, we present a brief framework of Didactics and Pedagogy in Higher Education, in articulation with the importance of Faculty Development, followed by the analysis of the advantages of peer observation of teaching. We finish with a pilot study undertaken at University of Aveiro (Portugal), concerning a peer observation of teaching program implemented to show the potential of this type of practice in higher education.2021-08-24T16:39:36Z2020-03-26T00:00:00Z2020-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31846porFranco, Amanda R.Vieira, Rui Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:27Zoai:ria.ua.pt:10773/31846Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:38.099022Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A observação por pares como boa prática pedagógica no ensino superior: considerações e recomendações a partir de um estudo piloto |
title |
A observação por pares como boa prática pedagógica no ensino superior: considerações e recomendações a partir de um estudo piloto |
spellingShingle |
A observação por pares como boa prática pedagógica no ensino superior: considerações e recomendações a partir de um estudo piloto Franco, Amanda R. Observação por pares Práticas didático-pedagógicas Ensino superior |
title_short |
A observação por pares como boa prática pedagógica no ensino superior: considerações e recomendações a partir de um estudo piloto |
title_full |
A observação por pares como boa prática pedagógica no ensino superior: considerações e recomendações a partir de um estudo piloto |
title_fullStr |
A observação por pares como boa prática pedagógica no ensino superior: considerações e recomendações a partir de um estudo piloto |
title_full_unstemmed |
A observação por pares como boa prática pedagógica no ensino superior: considerações e recomendações a partir de um estudo piloto |
title_sort |
A observação por pares como boa prática pedagógica no ensino superior: considerações e recomendações a partir de um estudo piloto |
author |
Franco, Amanda R. |
author_facet |
Franco, Amanda R. Vieira, Rui Marques |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Rui Marques |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Amanda R. Vieira, Rui Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Observação por pares Práticas didático-pedagógicas Ensino superior |
topic |
Observação por pares Práticas didático-pedagógicas Ensino superior |
description |
A observação por pares é enfatizada como estratégia de Formação Continuada potenciadora da prática docente. No presente artigo, o foco é dado à observação por pares enquanto boa prática pedagógica no Ensino Superior. Para tal, começa por apresentar-se um breve enquadramento de Didática e Pedagogia no Ensino Superior, articulado com a importância da Formação de Professores, seguido da análise dos benefícios da observação por pares. Conclui-se com um estudo piloto realizado na Universidade de Aveiro (Portugal), onde se implementou um programa de observação por pares para evidenciar o potencial deste tipo de prática em contexto universitário. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-26T00:00:00Z 2020-03-26 2021-08-24T16:39:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/31846 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/31846 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137691803058176 |