Contributo do design de comunicação no posicionamento de uma rota turística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/28522 |
Resumo: | Esta investigação tem como objeto de estudo a EN2 na perspetiva do Design de Comunicação. De forma a encontrar potenciais soluções de comunicação, abordam-se as áreas do design de identidade, design editorial e design digital. Os objetivos deste projeto são compreender como pode a rota comunicar com coerência e eficácia, perceber qual a importância da EN2, com base na sua história e património, e explorar processos que resultam na criação de uma marca e interface apelativa. A contextualização do tema é realizada através de revisão literária e investigação sobre casos de referência. Na investigação ativa procede-se à recolha de informação junto da imprensa e são realizadas entrevistas exploratórias a entidades e turistas. Abordam-se as metodologias de design na conceção do projeto. O resultado da investigação culmina na realização de uma proposta de solução de design de comunicação, com o intuito de melhorar a notoriedade, o prestígio e o reconhecimento da rota ao nível do enquadramento patrimonial e turístico de Portugal; ABSTRACT: This research has as its object of study EN2 in the perspective of the communication design. In order to find potential communication solutions, the areas of identity, editorial and digital design will be addressed. The objectives of this project are to understand how the route can communicate with coherence and effectiveness, to understand the importance of EN2, based on its history and heritage, and to explore processes that result in the creation of an appealing brand and interface. The contextualization of the theme is carried out through literary review and investigation of reference cases. In active research, information is collected from the press and exploratory interviews are conducted with entities and tourists. Design methodologies are addressed for the design of the project. The result of the investigation culminates in the realization of a proposal for a communication design solution, with the aim of improving the notoriety, prestige and recognition of the route in terms of the patrimonial and touristic context of Portugal. |
id |
RCAP_2fab4e53516dc7aa5d1cf92df8aa2191 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/28522 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributo do design de comunicação no posicionamento de uma rota turísticaEstrada Nacional 2Design de ComunicaçãoTurismoExperiência do UtilizadorDesign de InterfacesNational Road Number 2Communication DesignTourismUser ExperienceInterface DesignEsta investigação tem como objeto de estudo a EN2 na perspetiva do Design de Comunicação. De forma a encontrar potenciais soluções de comunicação, abordam-se as áreas do design de identidade, design editorial e design digital. Os objetivos deste projeto são compreender como pode a rota comunicar com coerência e eficácia, perceber qual a importância da EN2, com base na sua história e património, e explorar processos que resultam na criação de uma marca e interface apelativa. A contextualização do tema é realizada através de revisão literária e investigação sobre casos de referência. Na investigação ativa procede-se à recolha de informação junto da imprensa e são realizadas entrevistas exploratórias a entidades e turistas. Abordam-se as metodologias de design na conceção do projeto. O resultado da investigação culmina na realização de uma proposta de solução de design de comunicação, com o intuito de melhorar a notoriedade, o prestígio e o reconhecimento da rota ao nível do enquadramento patrimonial e turístico de Portugal; ABSTRACT: This research has as its object of study EN2 in the perspective of the communication design. In order to find potential communication solutions, the areas of identity, editorial and digital design will be addressed. The objectives of this project are to understand how the route can communicate with coherence and effectiveness, to understand the importance of EN2, based on its history and heritage, and to explore processes that result in the creation of an appealing brand and interface. The contextualization of the theme is carried out through literary review and investigation of reference cases. In active research, information is collected from the press and exploratory interviews are conducted with entities and tourists. Design methodologies are addressed for the design of the project. The result of the investigation culminates in the realization of a proposal for a communication design solution, with the aim of improving the notoriety, prestige and recognition of the route in terms of the patrimonial and touristic context of Portugal.Universidade de Évora2020-12-03T17:43:35Z2020-12-032020-10-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/28522http://hdl.handle.net/10174/28522TID:202544648porDepartamento de Artes e Designpatriciagois95@gmail.com203Góis, Patrícia Alexandra Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:24:55Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28522Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:25.434626Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributo do design de comunicação no posicionamento de uma rota turística |
title |
Contributo do design de comunicação no posicionamento de uma rota turística |
spellingShingle |
Contributo do design de comunicação no posicionamento de uma rota turística Góis, Patrícia Alexandra Ferreira Estrada Nacional 2 Design de Comunicação Turismo Experiência do Utilizador Design de Interfaces National Road Number 2 Communication Design Tourism User Experience Interface Design |
title_short |
Contributo do design de comunicação no posicionamento de uma rota turística |
title_full |
Contributo do design de comunicação no posicionamento de uma rota turística |
title_fullStr |
Contributo do design de comunicação no posicionamento de uma rota turística |
title_full_unstemmed |
Contributo do design de comunicação no posicionamento de uma rota turística |
title_sort |
Contributo do design de comunicação no posicionamento de uma rota turística |
author |
Góis, Patrícia Alexandra Ferreira |
author_facet |
Góis, Patrícia Alexandra Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Góis, Patrícia Alexandra Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estrada Nacional 2 Design de Comunicação Turismo Experiência do Utilizador Design de Interfaces National Road Number 2 Communication Design Tourism User Experience Interface Design |
topic |
Estrada Nacional 2 Design de Comunicação Turismo Experiência do Utilizador Design de Interfaces National Road Number 2 Communication Design Tourism User Experience Interface Design |
description |
Esta investigação tem como objeto de estudo a EN2 na perspetiva do Design de Comunicação. De forma a encontrar potenciais soluções de comunicação, abordam-se as áreas do design de identidade, design editorial e design digital. Os objetivos deste projeto são compreender como pode a rota comunicar com coerência e eficácia, perceber qual a importância da EN2, com base na sua história e património, e explorar processos que resultam na criação de uma marca e interface apelativa. A contextualização do tema é realizada através de revisão literária e investigação sobre casos de referência. Na investigação ativa procede-se à recolha de informação junto da imprensa e são realizadas entrevistas exploratórias a entidades e turistas. Abordam-se as metodologias de design na conceção do projeto. O resultado da investigação culmina na realização de uma proposta de solução de design de comunicação, com o intuito de melhorar a notoriedade, o prestígio e o reconhecimento da rota ao nível do enquadramento patrimonial e turístico de Portugal; ABSTRACT: This research has as its object of study EN2 in the perspective of the communication design. In order to find potential communication solutions, the areas of identity, editorial and digital design will be addressed. The objectives of this project are to understand how the route can communicate with coherence and effectiveness, to understand the importance of EN2, based on its history and heritage, and to explore processes that result in the creation of an appealing brand and interface. The contextualization of the theme is carried out through literary review and investigation of reference cases. In active research, information is collected from the press and exploratory interviews are conducted with entities and tourists. Design methodologies are addressed for the design of the project. The result of the investigation culminates in the realization of a proposal for a communication design solution, with the aim of improving the notoriety, prestige and recognition of the route in terms of the patrimonial and touristic context of Portugal. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-03T17:43:35Z 2020-12-03 2020-10-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/28522 http://hdl.handle.net/10174/28522 TID:202544648 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/28522 |
identifier_str_mv |
TID:202544648 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Artes e Design patriciagois95@gmail.com 203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136665829113856 |