Contributo do design de comunicação no posicionamento de uma rota turística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Góis, Patrícia Alexandra Ferreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/28522
Resumo: Esta investigação tem como objeto de estudo a EN2 na perspetiva do Design de Comunicação. De forma a encontrar potenciais soluções de comunicação, abordam-se as áreas do design de identidade, design editorial e design digital. Os objetivos deste projeto são compreender como pode a rota comunicar com coerência e eficácia, perceber qual a importância da EN2, com base na sua história e património, e explorar processos que resultam na criação de uma marca e interface apelativa. A contextualização do tema é realizada através de revisão literária e investigação sobre casos de referência. Na investigação ativa procede-se à recolha de informação junto da imprensa e são realizadas entrevistas exploratórias a entidades e turistas. Abordam-se as metodologias de design na conceção do projeto. O resultado da investigação culmina na realização de uma proposta de solução de design de comunicação, com o intuito de melhorar a notoriedade, o prestígio e o reconhecimento da rota ao nível do enquadramento patrimonial e turístico de Portugal; ABSTRACT: This research has as its object of study EN2 in the perspective of the communication design. In order to find potential communication solutions, the areas of identity, editorial and digital design will be addressed. The objectives of this project are to understand how the route can communicate with coherence and effectiveness, to understand the importance of EN2, based on its history and heritage, and to explore processes that result in the creation of an appealing brand and interface. The contextualization of the theme is carried out through literary review and investigation of reference cases. In active research, information is collected from the press and exploratory interviews are conducted with entities and tourists. Design methodologies are addressed for the design of the project. The result of the investigation culminates in the realization of a proposal for a communication design solution, with the aim of improving the notoriety, prestige and recognition of the route in terms of the patrimonial and touristic context of Portugal.
id RCAP_2fab4e53516dc7aa5d1cf92df8aa2191
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/28522
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributo do design de comunicação no posicionamento de uma rota turísticaEstrada Nacional 2Design de ComunicaçãoTurismoExperiência do UtilizadorDesign de InterfacesNational Road Number 2Communication DesignTourismUser ExperienceInterface DesignEsta investigação tem como objeto de estudo a EN2 na perspetiva do Design de Comunicação. De forma a encontrar potenciais soluções de comunicação, abordam-se as áreas do design de identidade, design editorial e design digital. Os objetivos deste projeto são compreender como pode a rota comunicar com coerência e eficácia, perceber qual a importância da EN2, com base na sua história e património, e explorar processos que resultam na criação de uma marca e interface apelativa. A contextualização do tema é realizada através de revisão literária e investigação sobre casos de referência. Na investigação ativa procede-se à recolha de informação junto da imprensa e são realizadas entrevistas exploratórias a entidades e turistas. Abordam-se as metodologias de design na conceção do projeto. O resultado da investigação culmina na realização de uma proposta de solução de design de comunicação, com o intuito de melhorar a notoriedade, o prestígio e o reconhecimento da rota ao nível do enquadramento patrimonial e turístico de Portugal; ABSTRACT: This research has as its object of study EN2 in the perspective of the communication design. In order to find potential communication solutions, the areas of identity, editorial and digital design will be addressed. The objectives of this project are to understand how the route can communicate with coherence and effectiveness, to understand the importance of EN2, based on its history and heritage, and to explore processes that result in the creation of an appealing brand and interface. The contextualization of the theme is carried out through literary review and investigation of reference cases. In active research, information is collected from the press and exploratory interviews are conducted with entities and tourists. Design methodologies are addressed for the design of the project. The result of the investigation culminates in the realization of a proposal for a communication design solution, with the aim of improving the notoriety, prestige and recognition of the route in terms of the patrimonial and touristic context of Portugal.Universidade de Évora2020-12-03T17:43:35Z2020-12-032020-10-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/28522http://hdl.handle.net/10174/28522TID:202544648porDepartamento de Artes e Designpatriciagois95@gmail.com203Góis, Patrícia Alexandra Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:24:55Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28522Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:25.434626Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributo do design de comunicação no posicionamento de uma rota turística
title Contributo do design de comunicação no posicionamento de uma rota turística
spellingShingle Contributo do design de comunicação no posicionamento de uma rota turística
Góis, Patrícia Alexandra Ferreira
Estrada Nacional 2
Design de Comunicação
Turismo
Experiência do Utilizador
Design de Interfaces
National Road Number 2
Communication Design
Tourism
User Experience
Interface Design
title_short Contributo do design de comunicação no posicionamento de uma rota turística
title_full Contributo do design de comunicação no posicionamento de uma rota turística
title_fullStr Contributo do design de comunicação no posicionamento de uma rota turística
title_full_unstemmed Contributo do design de comunicação no posicionamento de uma rota turística
title_sort Contributo do design de comunicação no posicionamento de uma rota turística
author Góis, Patrícia Alexandra Ferreira
author_facet Góis, Patrícia Alexandra Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Góis, Patrícia Alexandra Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Estrada Nacional 2
Design de Comunicação
Turismo
Experiência do Utilizador
Design de Interfaces
National Road Number 2
Communication Design
Tourism
User Experience
Interface Design
topic Estrada Nacional 2
Design de Comunicação
Turismo
Experiência do Utilizador
Design de Interfaces
National Road Number 2
Communication Design
Tourism
User Experience
Interface Design
description Esta investigação tem como objeto de estudo a EN2 na perspetiva do Design de Comunicação. De forma a encontrar potenciais soluções de comunicação, abordam-se as áreas do design de identidade, design editorial e design digital. Os objetivos deste projeto são compreender como pode a rota comunicar com coerência e eficácia, perceber qual a importância da EN2, com base na sua história e património, e explorar processos que resultam na criação de uma marca e interface apelativa. A contextualização do tema é realizada através de revisão literária e investigação sobre casos de referência. Na investigação ativa procede-se à recolha de informação junto da imprensa e são realizadas entrevistas exploratórias a entidades e turistas. Abordam-se as metodologias de design na conceção do projeto. O resultado da investigação culmina na realização de uma proposta de solução de design de comunicação, com o intuito de melhorar a notoriedade, o prestígio e o reconhecimento da rota ao nível do enquadramento patrimonial e turístico de Portugal; ABSTRACT: This research has as its object of study EN2 in the perspective of the communication design. In order to find potential communication solutions, the areas of identity, editorial and digital design will be addressed. The objectives of this project are to understand how the route can communicate with coherence and effectiveness, to understand the importance of EN2, based on its history and heritage, and to explore processes that result in the creation of an appealing brand and interface. The contextualization of the theme is carried out through literary review and investigation of reference cases. In active research, information is collected from the press and exploratory interviews are conducted with entities and tourists. Design methodologies are addressed for the design of the project. The result of the investigation culminates in the realization of a proposal for a communication design solution, with the aim of improving the notoriety, prestige and recognition of the route in terms of the patrimonial and touristic context of Portugal.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-03T17:43:35Z
2020-12-03
2020-10-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/28522
http://hdl.handle.net/10174/28522
TID:202544648
url http://hdl.handle.net/10174/28522
identifier_str_mv TID:202544648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Artes e Design
patriciagois95@gmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136665829113856