As representações sociais de alunos adultos acerca do ensino da Filosofia no Ensino Secundário Recorrente por Módulos Capitalizáveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Maria Armanda Mota Correia de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/275
Resumo: Dissertação mest., Ciências da educação - Educação e formação de adultos, Universidade do Algarve, 2008
id RCAP_2fc006c812080f6eb081de5faa5513bf
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/275
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As representações sociais de alunos adultos acerca do ensino da Filosofia no Ensino Secundário Recorrente por Módulos CapitalizáveisTesesEducação de adultosRepresentações sociaisFilosofiaEnsinoDissertação mest., Ciências da educação - Educação e formação de adultos, Universidade do Algarve, 2008Este estudo pretende conhecer o conteúdo das representações sociais de alunos adultos relativamente ao ensino da Filosofia no contexto do sistema de Ensino Secundário Recorrente por Módulos Capitalizáveis com o intuito de analisar a adequabilidade desse ensino ao perfil do aluno adulto. Esta adequação (ou a falta dela) é investigada através da análise das estratégias/métodos utilizados, do programa da disciplina, do manual adoptado e do funcionamento do sistema de Ensino Recorrente por Módulos. Dada a natureza do objecto de estudo optámos por um estudo exploratório. Como instrumentos de recolha de dados recorremos à entrevista exploratória (a professores) e ao questionário (a alunos). Considerando as representações dos alunos, pudemos observar que os professores de Filosofia recorrem a estratégias/métodos diferentes no ensino de jovens e no ensino de adultos, e que privilegiam igualmente métodos activos e métodos passivos no ensino de pessoas adultas. Os alunos entendem que as estratégias/métodos de ensino mais adequados ao seu perfil são o diálogo/discussão entre professor e alunos, o debate, a exposição e a esquematização e síntese dos conteúdos. Quanto à representação dos alunos sobre o programa da disciplina e do sistema de ensino por módulos, os alunos consideram-nos adequados ao seu perfil, apesar de apontarem algumas críticas a este último. No que respeita à adequação do manual adoptado na disciplina, não obtivémos resultados conclusivos. A partir de um diagnóstico do processo de ensino-aprendizagem da Filosofia a adultos, tomando como referência as representações dos alunos, propusemos um plano de intervenção.Carreira, Teresa PiresSapientiaBarros, Maria Armanda Mota Correia de2011-09-07T16:04:19Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/275por374.7 BAR*Rep Caveinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:11:01Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/275Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:54:39.540330Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As representações sociais de alunos adultos acerca do ensino da Filosofia no Ensino Secundário Recorrente por Módulos Capitalizáveis
title As representações sociais de alunos adultos acerca do ensino da Filosofia no Ensino Secundário Recorrente por Módulos Capitalizáveis
spellingShingle As representações sociais de alunos adultos acerca do ensino da Filosofia no Ensino Secundário Recorrente por Módulos Capitalizáveis
Barros, Maria Armanda Mota Correia de
Teses
Educação de adultos
Representações sociais
Filosofia
Ensino
title_short As representações sociais de alunos adultos acerca do ensino da Filosofia no Ensino Secundário Recorrente por Módulos Capitalizáveis
title_full As representações sociais de alunos adultos acerca do ensino da Filosofia no Ensino Secundário Recorrente por Módulos Capitalizáveis
title_fullStr As representações sociais de alunos adultos acerca do ensino da Filosofia no Ensino Secundário Recorrente por Módulos Capitalizáveis
title_full_unstemmed As representações sociais de alunos adultos acerca do ensino da Filosofia no Ensino Secundário Recorrente por Módulos Capitalizáveis
title_sort As representações sociais de alunos adultos acerca do ensino da Filosofia no Ensino Secundário Recorrente por Módulos Capitalizáveis
author Barros, Maria Armanda Mota Correia de
author_facet Barros, Maria Armanda Mota Correia de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carreira, Teresa Pires
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Maria Armanda Mota Correia de
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Educação de adultos
Representações sociais
Filosofia
Ensino
topic Teses
Educação de adultos
Representações sociais
Filosofia
Ensino
description Dissertação mest., Ciências da educação - Educação e formação de adultos, Universidade do Algarve, 2008
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2011-09-07T16:04:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/275
url http://hdl.handle.net/10400.1/275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 374.7 BAR*Rep Cave
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133146556399616