As representações sociais de alunos adultos acerca do ensino da Filosofia no Ensino Secundário Recorrente por Módulos Capitalizáveis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/275 |
Resumo: | Dissertação mest., Ciências da educação - Educação e formação de adultos, Universidade do Algarve, 2008 |
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As representações sociais de alunos adultos acerca do ensino da Filosofia no Ensino Secundário Recorrente por Módulos CapitalizáveisTesesEducação de adultosRepresentações sociaisFilosofiaEnsinoDissertação mest., Ciências da educação - Educação e formação de adultos, Universidade do Algarve, 2008Este estudo pretende conhecer o conteúdo das representações sociais de alunos adultos relativamente ao ensino da Filosofia no contexto do sistema de Ensino Secundário Recorrente por Módulos Capitalizáveis com o intuito de analisar a adequabilidade desse ensino ao perfil do aluno adulto. Esta adequação (ou a falta dela) é investigada através da análise das estratégias/métodos utilizados, do programa da disciplina, do manual adoptado e do funcionamento do sistema de Ensino Recorrente por Módulos. Dada a natureza do objecto de estudo optámos por um estudo exploratório. Como instrumentos de recolha de dados recorremos à entrevista exploratória (a professores) e ao questionário (a alunos). Considerando as representações dos alunos, pudemos observar que os professores de Filosofia recorrem a estratégias/métodos diferentes no ensino de jovens e no ensino de adultos, e que privilegiam igualmente métodos activos e métodos passivos no ensino de pessoas adultas. Os alunos entendem que as estratégias/métodos de ensino mais adequados ao seu perfil são o diálogo/discussão entre professor e alunos, o debate, a exposição e a esquematização e síntese dos conteúdos. Quanto à representação dos alunos sobre o programa da disciplina e do sistema de ensino por módulos, os alunos consideram-nos adequados ao seu perfil, apesar de apontarem algumas críticas a este último. No que respeita à adequação do manual adoptado na disciplina, não obtivémos resultados conclusivos. A partir de um diagnóstico do processo de ensino-aprendizagem da Filosofia a adultos, tomando como referência as representações dos alunos, propusemos um plano de intervenção.Carreira, Teresa PiresSapientiaBarros, Maria Armanda Mota Correia de2011-09-07T16:04:19Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/275por374.7 BAR*Rep Caveinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:11:01Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/275Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:54:39.540330Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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