A (in)existência do pensamento crítico em diários de bordo: uma análise categorial no contexto de investigação qualitativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Carolina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Valente, Pedro, Torres, Ricardo, Santos, Sara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38218
Resumo: O presente artigo surge da premência da promoção do desenvolvimento do pensamento crítico na sociedade e, em concreto, na área da investigação, conforme vários documentos orientadores têm vindo a referir nos últimos anos. Uma das formas de potenciar este tipo de pensamento é através do recurso a diários de bordo, instrumentos utilizados no âmbito da metodologia de investigação. Por este motivo, procurámos responder à questão: Em que medida é que o pensamento crítico se encontra refletido em diários de bordo de natureza investigativa? Por conseguinte, delineámos os seguintes objetivos: (i) identificar diários de bordo de natureza investigativa; (ii) analisar os diários de bordo selecionados de acordo com os níveis cognitivos preconizados na taxonomia de Bloom et al. (1956); e (iii) discutir como o pensamento crítico está refletido nos diários de bordo. Neste estudo, de natureza qualitativa e assente no paradigma interpretativo, procedemos à análise de conteúdo de nove diários de bordo datados entre os anos 2020 e 2021. As categorias de análise foram desenvolvidas a partir dos níveis de pensamento dispostos na Taxonomia de Bloom et al. (1956), a saber: conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação. Os resultados demonstram que os diários de bordo ilustram uma maior concentração do pensamento dos autores nos níveis de ordem inferior, nomeadamente no “conhecimento” e na “compreensão”. Neste sentido, fica patente a necessidade de sustentar o recurso aos diários de bordo em referenciais da especialidade que incitem ao desenvolvimento do pensamento crítico, mitigando possíveis incongruências entre as vertentes teórica e praxeológica.
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