Gestão do risco na cadeia de abastecimento: análise do risco logístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, David Martins da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/16186
Resumo: Quando verificarmos o contexto económico actual no qual estamos inseridos, podemos verificar que cada vez mais o ambiente empresarial se dedica a uma gestão cada vez mais controlada onde a especulação é algo crítico e que deve ser minimizada de forma a evitar “surpresas”. As organizações tendem cada vez mais a adoptar estratégias que objectivam a mitigação do risco, sendo que não é aceitável estas não estarem preparadas para ocorrências negativas, sendo estas esperadas ou não (Varzandeh et al., 2016). A gestão da cadeia de abastecimento é um tema extremamente actual e de extrema importância para as organizações e deve ser-lhe dada a devida atenção. É possível verificar uma cada vez maior preocupação na investigação de temas relacionados com a cadeia de abastecimento através do número crescente de publicações realizados com o decorrer dos anos. Contudo, relativamente ao risco do serviço logístico na cadeia de abastecimento, este encontra-se pouco analisado (Gasparro, 2015; Ho et al., 2015; Ambulkar et al., 2016; MacCarthy et al., 2016). O outsourcing logístico tem crescido ao longo dos últimos anos e tornou-se assim numa parte das estratégias operacionais utilizadas pelas empresas como forma de obter vantagem competitiva no mercado ao reduzir os custos operacionais e fortalecendo o core da organização enquanto aumenta a velocidade de reconstrução e reestruturação das empresas assim como a velocidade de reacção às variações do mercado. (Govindan et al., 2016; Hwang et al., 2016; Burnson, P., 2016). Ho et al. (2015) referem a existência de um gap de investigação na área da gestão do risco na cadeia de abastecimento, especialmente no âmbito do risco infraestrutural. Este risco engloba o risco do serviço logístico, o risco informacional e o risco financeiro. Esta dissertação terá como âmbito principal a mitigação do gap existente relativamente ao risco do serviço logístico identificado por Ho et al. (2015).
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