A importância dos projetos europeus de educação no contexto escolar: estudo do projeto "Teenagers in Europe: different places, common faces"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6991 |
Resumo: | A Escola enquanto instituição fundamental das sociedades contemporâneas, tem o dever de procurar proporcionar aos seus alunos todas as experiências de aprendizagem capazes de contribuir para a sua formação integral. As diferentes atividades curriculares e extracurriculares realizadas na Escola devem assim contribuir não só para a formação académica dos alunos, mas também para a sua formação cívica e social, preparando-os para as realidades sociais em constante transformação. A escola EB2, 3 do Pinhão situada na vila do Pinhão, bem no “coração” da região duriense, tem-se debatido nos últimos anos com o grande problema da desertificação populacional do interior, e em especial dessa região (douro), em consequência do seu isolamento geográfico, e dos problemas socioeconómicos existentes, apesar das enormes potencialidades enoturísticas reconhecidas por todos, mas exploradas de uma forma ainda muito deficitária. É neste contexto que surge o projeto “Teenagers in Europe: different places, common faces”, um projeto do programa europeu de educação Comenius, que tinha como objetivos fundamentais, a partilha de informações, preferências, modos de vida e outros entre os jovens europeus, de modo a que estes conhecessem e compreendessem as diferenças e semelhanças existentes entre si, bem como o desenvolvimento de um espírito europeu salutar, apoiado nas diferenças culturais, sociais e religiosas. O projeto desenvolvido nos anos letivos de 2010/2011 e 2011/2012, permitiu igualmente proporcionar aos alunos, o conhecimento “in loco” de novas realidades sociais e culturais, abrindo-lhes as portas para um mundo até então desconhecido e mostrando-lhes uma Europa diferente daquela que tinham construído na sua mente, e da qual são parte integrante. O projeto não envolveu apenas professores e alunos, mas também os restantes elementos da comunidade educativa, em especial os encarregados de educação, promovendo com estes uma relação de proximidade e de colaboração que não só contribui decisivamente para o sucesso da implementação do projeto na escola, como iniciou uma mudança no relacionamento entre os encarregados de educação e a escola, fazendo-os sentir como parte integrante da mesma. Em suma, o projeto “Teenagers in Europe: different places, common faces” foi não só uma oportunidade única para os alunos, como também uma experiência inovadora para os professores, contribuindo decisivamente para uma escola mais apelativa, motivadora e construtiva, servindo igualmente de base para um maior envolvimento dos encarregados de educação no quotidiano da escola, com todas as vantagens que daí advém, desde que realizado de uma forma ponderada e construtiva. |
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A escola EB2, 3 do Pinhão situada na vila do Pinhão, bem no “coração” da região duriense, tem-se debatido nos últimos anos com o grande problema da desertificação populacional do interior, e em especial dessa região (douro), em consequência do seu isolamento geográfico, e dos problemas socioeconómicos existentes, apesar das enormes potencialidades enoturísticas reconhecidas por todos, mas exploradas de uma forma ainda muito deficitária. É neste contexto que surge o projeto “Teenagers in Europe: different places, common faces”, um projeto do programa europeu de educação Comenius, que tinha como objetivos fundamentais, a partilha de informações, preferências, modos de vida e outros entre os jovens europeus, de modo a que estes conhecessem e compreendessem as diferenças e semelhanças existentes entre si, bem como o desenvolvimento de um espírito europeu salutar, apoiado nas diferenças culturais, sociais e religiosas. O projeto desenvolvido nos anos letivos de 2010/2011 e 2011/2012, permitiu igualmente proporcionar aos alunos, o conhecimento “in loco” de novas realidades sociais e culturais, abrindo-lhes as portas para um mundo até então desconhecido e mostrando-lhes uma Europa diferente daquela que tinham construído na sua mente, e da qual são parte integrante. O projeto não envolveu apenas professores e alunos, mas também os restantes elementos da comunidade educativa, em especial os encarregados de educação, promovendo com estes uma relação de proximidade e de colaboração que não só contribui decisivamente para o sucesso da implementação do projeto na escola, como iniciou uma mudança no relacionamento entre os encarregados de educação e a escola, fazendo-os sentir como parte integrante da mesma. Em suma, o projeto “Teenagers in Europe: different places, common faces” foi não só uma oportunidade única para os alunos, como também uma experiência inovadora para os professores, contribuindo decisivamente para uma escola mais apelativa, motivadora e construtiva, servindo igualmente de base para um maior envolvimento dos encarregados de educação no quotidiano da escola, com todas as vantagens que daí advém, desde que realizado de uma forma ponderada e construtiva.As a fundamental institution of the contemporary societies, school has the obligation of providing its students all the learning experiences capable of contributing to their complete formation. The different curricular and extracurricular activities carried out at school should therefore contribute not only to the academic formation, but also to their civic and social formation, preparing them to the constantly transforming social realities. The basic school of Pinhão, located in the village of Pinhão, right in the centre of the Douro region, in the last years has been facing the problem of the abandonment of the countryside, in particular that region (Douro), as a consequence of its geographic isolation and the social and economic existing problems, despite the touristic potentialities related to the wine production, which are recognized by everyone but still explored in an insufficient way. It’s in this context that the Project “Teenagers in Europe: different places, common faces” appears, a project that is part of the Comenius Programme of European Education, which aimed the sharing of information, preferences, lifestyles and others, between the European youngsters, so that they could get to know each other and understand the differences and similarities between them, as well as the development of a healthy European spirit, supported in the cultural, social and religious differences. The Project developed in the school years of 2010/2011 and 2011/2012 also allowed to offer the students the knowledge “in loco” of new social and cultural realities, opening doors to a new world, unknown until now, and to show them a different Europe, different from the one they had built in their minds and the one they belong to. The Project involved not only teachers and students, but also all the other elements of the educative community, specially parents, promoting a relation of proximity and cooperation, which contributed positively to the project’s implementation at school, and also led the way to a change in the relationship between parents and school, making them feel part of it. To sum up, the Project “Teenagers in Europe: different places, common faces”, was a unique opportunity for the students, an innovating experience for the teachers, and had a preponderant role in making school more appealing, motivating and constructive. It was also the basis for a bigger parents’ involvement in the daily life of the school with all the follow advantages, if carried out in a thoughtful and constructive way.2016-12-05T11:40:52Z2016-12-05T00:00:00Z2016-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6991porPeixoto, Carlos Manuel Tavaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:50:43Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6991Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:07.319498Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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