A prática pedagógica partilhada em técnicas de dança contemporânea no 3º ano do Curso Básico de Dança da Escola de Dança do Órfeão de Leiria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, João Carlos Martins Parreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/4725
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.
id RCAP_2fd3ab307406e4442b8e0b84d9fb4b40
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4725
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A prática pedagógica partilhada em técnicas de dança contemporânea no 3º ano do Curso Básico de Dança da Escola de Dança do Órfeão de LeiriaTécnica de dança contemporâneaPrática pedagógica partilhadaEnsino artístico especializadoSingularidade dos professores e intérpretesContemporary dance techniqueCo-teachingSpecialized artistic educationUniqueness of teachers and dancersRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.As Técnicas de Dança Contemporânea são, atualmente, uma mistura de influências e experiências dos pedagogos, adquiridas ao longo dos seus percursos académicos, pedagógicos e artísticos. As abordagens ao movimento são plurais, embora todas elas reflitam os princípios provenientes daqueles que potenciaram a ascensão da dança moderna e da dança contemporânea. Este Estágio pretende mostrar a validade das diferentes abordagens técnicas, de linguagem ou estilo, no contexto do Ensino Artístico Especializado. Através da Prática Pedagógica Partilhada, na turma de 3º ano do Curso Básico de Dança da Escola de Dança do Orfeão de Leiria, pretende-se perceber se existem mais-valias performativas, através da interação com dois professores que lecionam a mesma disciplina. A clarificação dos resultados provém da Metodologia de Investigação- Ação apoiada por Diários de Bordo e Tabelas de Observação, elaborados no período do Estágio. A apresentação e caracterização da prática pedagógica; as estratégias encontradas; a comparação com uma turma de controlo, da mesma instituição; bem como da exposição dos alunos a diferentes momentos performativos revelaram que, com Prática Pedagógica Partilhada, é possível potenciar o desenvolvimento de capacidades como a versatilidade e a singularidade dos intérpretes, sem que se perca a qualidade técnica exigida no contexto da formação de bailarinos, através da coordenação, cooperação e partilha entre professores. Em suma, pretende-se valorizar as singularidades dos professores de Técnicas de Dança Contemporânea; afirmar práticas plurais no mesmo âmbito, a partir da relação de partilha entre os professores e possibilitar o contacto dos alunos com a atualidade, presente no panorama profissional artístico da dança contemporânea.ABSTRACT - Contemporary Dance Techniques are, currently, a mixture of influences and experiences of educators, through their academic, artistic and pedagogical pathways. The approaches to movement are plural, although all of them reflect the principles of those who boosted the rise of modern dance and contemporary dance. This Internship aims to show the validity of different technic approaches, language or style, in the context of Specialized Artistic Education. Through the Co- Teaching, of a third-year class of the Basic Dance Course of Orfeão de Leiria Dance School, it is intended to figure out if there are performative gains, through the interaction with two teachers who teach the same course unit. The clarification of the results rises from the Research-Action Methodology supported by Logbooks and Observation Tables, drawn up during the period of the Internship. The presentation and characterization of the pedagogical practice; the strategies found; the comparison with a control group, from the same institution; as well as the exposure of students to different performative moments revealed that, with Co-Teaching, it is possible to enhance the development of capabilities like versatility and the interpreters uniqueness, without losing the technical quality required in the context of formation of dancers, through coordination, cooperation and sharing, among teachers. To sum up, it is intended to value the uniqueness of the teachers of Contemporary Dance Techniques; to assert plural practices in the same scope from a relationship of sharing between teachers and to allow the contact of students with present time, current in professional artistic panorama of contemporary dance.Garcia, VítorRCIPLFernandes, João Carlos Martins Parreira2015-08-06T14:01:16Z2014-11-192014-11-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4725TID:201000245porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:47:08Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4725Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:07.377812Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A prática pedagógica partilhada em técnicas de dança contemporânea no 3º ano do Curso Básico de Dança da Escola de Dança do Órfeão de Leiria
title A prática pedagógica partilhada em técnicas de dança contemporânea no 3º ano do Curso Básico de Dança da Escola de Dança do Órfeão de Leiria
spellingShingle A prática pedagógica partilhada em técnicas de dança contemporânea no 3º ano do Curso Básico de Dança da Escola de Dança do Órfeão de Leiria
Fernandes, João Carlos Martins Parreira
Técnica de dança contemporânea
Prática pedagógica partilhada
Ensino artístico especializado
Singularidade dos professores e intérpretes
Contemporary dance technique
Co-teaching
Specialized artistic education
Uniqueness of teachers and dancers
title_short A prática pedagógica partilhada em técnicas de dança contemporânea no 3º ano do Curso Básico de Dança da Escola de Dança do Órfeão de Leiria
title_full A prática pedagógica partilhada em técnicas de dança contemporânea no 3º ano do Curso Básico de Dança da Escola de Dança do Órfeão de Leiria
title_fullStr A prática pedagógica partilhada em técnicas de dança contemporânea no 3º ano do Curso Básico de Dança da Escola de Dança do Órfeão de Leiria
title_full_unstemmed A prática pedagógica partilhada em técnicas de dança contemporânea no 3º ano do Curso Básico de Dança da Escola de Dança do Órfeão de Leiria
title_sort A prática pedagógica partilhada em técnicas de dança contemporânea no 3º ano do Curso Básico de Dança da Escola de Dança do Órfeão de Leiria
author Fernandes, João Carlos Martins Parreira
author_facet Fernandes, João Carlos Martins Parreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia, Vítor
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, João Carlos Martins Parreira
dc.subject.por.fl_str_mv Técnica de dança contemporânea
Prática pedagógica partilhada
Ensino artístico especializado
Singularidade dos professores e intérpretes
Contemporary dance technique
Co-teaching
Specialized artistic education
Uniqueness of teachers and dancers
topic Técnica de dança contemporânea
Prática pedagógica partilhada
Ensino artístico especializado
Singularidade dos professores e intérpretes
Contemporary dance technique
Co-teaching
Specialized artistic education
Uniqueness of teachers and dancers
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-19
2014-11-19T00:00:00Z
2015-08-06T14:01:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/4725
TID:201000245
url http://hdl.handle.net/10400.21/4725
identifier_str_mv TID:201000245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133398553329664