A híbrida relação entre as técnicas de dança contemporânea e a formação artística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/6264 |
Resumo: | Preprint. Título do artigo editado: "A híbrida relação entre as técnicas de dança contemporânea e a formação artística profissional". Publicação na Revista Portuguesa de Educação Artística, 2015 (5), pp. 45-60. |
id |
RCAP_85f894bb58aaea1b2e8fa086d7893125 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6264 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A híbrida relação entre as técnicas de dança contemporânea e a formação artísticaThe hybrid relationship between contemporary dance techniques and artistic professional trainingTécnica de dança contemporâneaEnsino artísticoSingularidade dos professores e intérpretesContemporary dance techniqueArtistic educationUniqueness of teachers and dancersPreprint. Título do artigo editado: "A híbrida relação entre as técnicas de dança contemporânea e a formação artística profissional". Publicação na Revista Portuguesa de Educação Artística, 2015 (5), pp. 45-60.As Técnicas de Dança Contemporânea são, atualmente, uma mistura de influências e experiências dos professores. As abordagens ao movimento são plurais, embora todas elas reflitam os princípios dos precursores da dança contemporânea. A evolução da arte contemporânea tem vindo a procurar novas abordagens transversais a todas as áreas artísticas. No contexto português essa realidade também é válida, seja para o ensino artístico especializado ou para o ensino superior. Assim, a formação artística deverá acompanhar o mercado de trabalho, em particular, as novas conceções coreográficas e as novas visões dos corpos e das suas potencialidades na performance. Em suma, pretende-se valorizar as singularidades dos professores de Técnicas de Dança Contemporânea; afirmar práticas plurais no mesmo âmbito, a partir da relação de partilha entre os professores ao proporcionar o contacto dos alunos com a atualidade, do panorama profissional artístico da dança contemporânea.ABSTRACT - Contemporary Dance Techniques are, currently, a mixture of influences and experiences of the educators. The approaches to movement are plural, although all of them reflecting the principles of those who boosted the rise of contemporary dance. The evolution of contemporary art has been seeking new approaches that cross all artistic fields. In the portuguese context that reality is also valid, be it in specialized artistic teaching or in higher education. Thus, the training of future dancers should follow the artistic professional market, in particular, the new conceptions of contemporary choreography and new ideas of bodies and their performance potential. To sum up, it is intended to value the uniqueness of the teachers of Contemporary Dance Techniques; to assert plural practices in the same scope, from a relationship of sharing between teachers, by allowing the contact of students with present times, current in the professional artistic panorama of contemporary dance.RCIPLFernandes, JoãoGarcia, Vítor2016-06-29T16:36:04Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6264por1647-905Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:50:51Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6264Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:25.698238Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A híbrida relação entre as técnicas de dança contemporânea e a formação artística The hybrid relationship between contemporary dance techniques and artistic professional training |
title |
A híbrida relação entre as técnicas de dança contemporânea e a formação artística |
spellingShingle |
A híbrida relação entre as técnicas de dança contemporânea e a formação artística Fernandes, João Técnica de dança contemporânea Ensino artístico Singularidade dos professores e intérpretes Contemporary dance technique Artistic education Uniqueness of teachers and dancers |
title_short |
A híbrida relação entre as técnicas de dança contemporânea e a formação artística |
title_full |
A híbrida relação entre as técnicas de dança contemporânea e a formação artística |
title_fullStr |
A híbrida relação entre as técnicas de dança contemporânea e a formação artística |
title_full_unstemmed |
A híbrida relação entre as técnicas de dança contemporânea e a formação artística |
title_sort |
A híbrida relação entre as técnicas de dança contemporânea e a formação artística |
author |
Fernandes, João |
author_facet |
Fernandes, João Garcia, Vítor |
author_role |
author |
author2 |
Garcia, Vítor |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, João Garcia, Vítor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Técnica de dança contemporânea Ensino artístico Singularidade dos professores e intérpretes Contemporary dance technique Artistic education Uniqueness of teachers and dancers |
topic |
Técnica de dança contemporânea Ensino artístico Singularidade dos professores e intérpretes Contemporary dance technique Artistic education Uniqueness of teachers and dancers |
description |
Preprint. Título do artigo editado: "A híbrida relação entre as técnicas de dança contemporânea e a formação artística profissional". Publicação na Revista Portuguesa de Educação Artística, 2015 (5), pp. 45-60. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2016-06-29T16:36:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/6264 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/6264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-905X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133413086593024 |