A híbrida relação entre as técnicas de dança contemporânea e a formação artística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, João
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Garcia, Vítor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6264
Resumo: Preprint. Título do artigo editado: "A híbrida relação entre as técnicas de dança contemporânea e a formação artística profissional". Publicação na Revista Portuguesa de Educação Artística, 2015 (5), pp. 45-60.
id RCAP_85f894bb58aaea1b2e8fa086d7893125
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6264
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A híbrida relação entre as técnicas de dança contemporânea e a formação artísticaThe hybrid relationship between contemporary dance techniques and artistic professional trainingTécnica de dança contemporâneaEnsino artísticoSingularidade dos professores e intérpretesContemporary dance techniqueArtistic educationUniqueness of teachers and dancersPreprint. Título do artigo editado: "A híbrida relação entre as técnicas de dança contemporânea e a formação artística profissional". Publicação na Revista Portuguesa de Educação Artística, 2015 (5), pp. 45-60.As Técnicas de Dança Contemporânea são, atualmente, uma mistura de influências e experiências dos professores. As abordagens ao movimento são plurais, embora todas elas reflitam os princípios dos precursores da dança contemporânea. A evolução da arte contemporânea tem vindo a procurar novas abordagens transversais a todas as áreas artísticas. No contexto português essa realidade também é válida, seja para o ensino artístico especializado ou para o ensino superior. Assim, a formação artística deverá acompanhar o mercado de trabalho, em particular, as novas conceções coreográficas e as novas visões dos corpos e das suas potencialidades na performance. Em suma, pretende-se valorizar as singularidades dos professores de Técnicas de Dança Contemporânea; afirmar práticas plurais no mesmo âmbito, a partir da relação de partilha entre os professores ao proporcionar o contacto dos alunos com a atualidade, do panorama profissional artístico da dança contemporânea.ABSTRACT - Contemporary Dance Techniques are, currently, a mixture of influences and experiences of the educators. The approaches to movement are plural, although all of them reflecting the principles of those who boosted the rise of contemporary dance. The evolution of contemporary art has been seeking new approaches that cross all artistic fields. In the portuguese context that reality is also valid, be it in specialized artistic teaching or in higher education. Thus, the training of future dancers should follow the artistic professional market, in particular, the new conceptions of contemporary choreography and new ideas of bodies and their performance potential. To sum up, it is intended to value the uniqueness of the teachers of Contemporary Dance Techniques; to assert plural practices in the same scope, from a relationship of sharing between teachers, by allowing the contact of students with present times, current in the professional artistic panorama of contemporary dance.RCIPLFernandes, JoãoGarcia, Vítor2016-06-29T16:36:04Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6264por1647-905Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:50:51Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6264Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:25.698238Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A híbrida relação entre as técnicas de dança contemporânea e a formação artística
The hybrid relationship between contemporary dance techniques and artistic professional training
title A híbrida relação entre as técnicas de dança contemporânea e a formação artística
spellingShingle A híbrida relação entre as técnicas de dança contemporânea e a formação artística
Fernandes, João
Técnica de dança contemporânea
Ensino artístico
Singularidade dos professores e intérpretes
Contemporary dance technique
Artistic education
Uniqueness of teachers and dancers
title_short A híbrida relação entre as técnicas de dança contemporânea e a formação artística
title_full A híbrida relação entre as técnicas de dança contemporânea e a formação artística
title_fullStr A híbrida relação entre as técnicas de dança contemporânea e a formação artística
title_full_unstemmed A híbrida relação entre as técnicas de dança contemporânea e a formação artística
title_sort A híbrida relação entre as técnicas de dança contemporânea e a formação artística
author Fernandes, João
author_facet Fernandes, João
Garcia, Vítor
author_role author
author2 Garcia, Vítor
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, João
Garcia, Vítor
dc.subject.por.fl_str_mv Técnica de dança contemporânea
Ensino artístico
Singularidade dos professores e intérpretes
Contemporary dance technique
Artistic education
Uniqueness of teachers and dancers
topic Técnica de dança contemporânea
Ensino artístico
Singularidade dos professores e intérpretes
Contemporary dance technique
Artistic education
Uniqueness of teachers and dancers
description Preprint. Título do artigo editado: "A híbrida relação entre as técnicas de dança contemporânea e a formação artística profissional". Publicação na Revista Portuguesa de Educação Artística, 2015 (5), pp. 45-60.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-06-29T16:36:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/6264
url http://hdl.handle.net/10400.21/6264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-905X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133413086593024