O feedback no processo de resolução de problemas de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/43095 |
Resumo: | A presente investigação tem como objetivos compreender o contributo do feedback no processo de resolução de problemas de Matemática e identificar a perceção dos alunos sobre a resolução de problemas de Matemática e sobre a importância que atribuem ao feedback na sua resolução. A fundamentação teórica legitima as opções tomadas no decorrer deste estudo e abrange as temáticas de avaliação, resolução de problemas e contributo do feedback no processo de resolução de problemas de Matemática. Este estudo enquadra-se numa abordagem de investigação qualitativa e quantitativa (paradigma de investigação misto) e segue uma abordagem de investigação sobre a prática. Relativamente às técnicas de recolha de dados, recorreu-se à observação participante, à pesquisa documental e aos inquéritos por questionário. A análise de dados foi efetuada através da análise de conteúdo e da análise estatística. Os resultados deste estudo evidenciam que: (i) os alunos, através do feedback, apropriaram-se, progressivamente, do modo como devem resolver problemas de Matemática, seguindo as etapas de resolução de problemas de Pólya, alguns alunos conseguiram identificar os seus erros e corrigi-los, outros, identificar estratégias adequadas e obter um resultado correto ou identificar estratégias mais eficazes; (ii) o professor, quando redige um feedback com a finalidade de potenciar a resolução de problemas de Matemática, deve ter em consideração as operações e estratégias subjacentes ao problema, as dificuldades dos alunos, as características dos alunos e a tipologia das tarefas; (iii) os alunos preferem resolver problemas que constituem um desafio para si, que são divertidos ou que se relacionam com temáticas do seu interesse; (iv) a maioria dos alunos reconhece que seguir as etapas de Pólya apoiou o processo de resolução de problemas de Matemática; (v) a maioria dos alunos considera que o feedback que foi facultado apoiou a resolução de problemas de Matemática. |
id |
RCAP_2fdaa994dbef64ecc483efac2496e950 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43095 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O feedback no processo de resolução de problemas de matemáticaEnsino da MatemáticaAvaliação FormativaResolução de Problemas de MatemáticaFeedbackMathematics TeachingFormative AssessmentMath Problem SolvingA presente investigação tem como objetivos compreender o contributo do feedback no processo de resolução de problemas de Matemática e identificar a perceção dos alunos sobre a resolução de problemas de Matemática e sobre a importância que atribuem ao feedback na sua resolução. A fundamentação teórica legitima as opções tomadas no decorrer deste estudo e abrange as temáticas de avaliação, resolução de problemas e contributo do feedback no processo de resolução de problemas de Matemática. Este estudo enquadra-se numa abordagem de investigação qualitativa e quantitativa (paradigma de investigação misto) e segue uma abordagem de investigação sobre a prática. Relativamente às técnicas de recolha de dados, recorreu-se à observação participante, à pesquisa documental e aos inquéritos por questionário. A análise de dados foi efetuada através da análise de conteúdo e da análise estatística. Os resultados deste estudo evidenciam que: (i) os alunos, através do feedback, apropriaram-se, progressivamente, do modo como devem resolver problemas de Matemática, seguindo as etapas de resolução de problemas de Pólya, alguns alunos conseguiram identificar os seus erros e corrigi-los, outros, identificar estratégias adequadas e obter um resultado correto ou identificar estratégias mais eficazes; (ii) o professor, quando redige um feedback com a finalidade de potenciar a resolução de problemas de Matemática, deve ter em consideração as operações e estratégias subjacentes ao problema, as dificuldades dos alunos, as características dos alunos e a tipologia das tarefas; (iii) os alunos preferem resolver problemas que constituem um desafio para si, que são divertidos ou que se relacionam com temáticas do seu interesse; (iv) a maioria dos alunos reconhece que seguir as etapas de Pólya apoiou o processo de resolução de problemas de Matemática; (v) a maioria dos alunos considera que o feedback que foi facultado apoiou a resolução de problemas de Matemática.This research aims to understand the contribution of feedback in the math problem solving process and to identify the perception of students about math problem solving and the importance they give to feedback in their resolution. The background supports the options taken during this study and includes the themes of evaluation, problem solving and feedback contribution in the process of solving math problems. This study is a qualitative and quantitative research approach (mixed research paradigm) and follows an approach of research on the practice. In terms of data collection techniques, participant observation, documentary research and questionnaire surveys were used. Data analysis was performed through content analysis and statistical analysis. The results of this study show that: (i) the students, through feedback, progressively owned the way they should solve math problems, following Pólya ́s stages of problem solving, some students were able to identify their errors and correct them, others, to identify appropriate strategies and obtain a correct result or to identify more effective strategies; (ii) the teacher, when writing feedback in order to enhance the resolution of math problems, should take into account the operations and strategies underlying the problem, the difficulties of the students, the characteristics of the students and the typology of the tasks; (iii) students prefer to solve problems that are a challenge to them, that are fun or that relate to topics of interest to them; (iv) most students recognize that following Pólya ́s stages supported the math problem solving process; (v) the majority of students consider that the feedback that has been provided supported the resolution of math problems.Delgado, CatarinaRepositório ComumClemente, Telma Margarida Falé2023-01-10T09:40:25Z2022-122022-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43095TID:203157559porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:23Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43095Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:45.132620Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O feedback no processo de resolução de problemas de matemática |
title |
O feedback no processo de resolução de problemas de matemática |
spellingShingle |
O feedback no processo de resolução de problemas de matemática Clemente, Telma Margarida Falé Ensino da Matemática Avaliação Formativa Resolução de Problemas de Matemática Feedback Mathematics Teaching Formative Assessment Math Problem Solving |
title_short |
O feedback no processo de resolução de problemas de matemática |
title_full |
O feedback no processo de resolução de problemas de matemática |
title_fullStr |
O feedback no processo de resolução de problemas de matemática |
title_full_unstemmed |
O feedback no processo de resolução de problemas de matemática |
title_sort |
O feedback no processo de resolução de problemas de matemática |
author |
Clemente, Telma Margarida Falé |
author_facet |
Clemente, Telma Margarida Falé |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Delgado, Catarina Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Clemente, Telma Margarida Falé |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da Matemática Avaliação Formativa Resolução de Problemas de Matemática Feedback Mathematics Teaching Formative Assessment Math Problem Solving |
topic |
Ensino da Matemática Avaliação Formativa Resolução de Problemas de Matemática Feedback Mathematics Teaching Formative Assessment Math Problem Solving |
description |
A presente investigação tem como objetivos compreender o contributo do feedback no processo de resolução de problemas de Matemática e identificar a perceção dos alunos sobre a resolução de problemas de Matemática e sobre a importância que atribuem ao feedback na sua resolução. A fundamentação teórica legitima as opções tomadas no decorrer deste estudo e abrange as temáticas de avaliação, resolução de problemas e contributo do feedback no processo de resolução de problemas de Matemática. Este estudo enquadra-se numa abordagem de investigação qualitativa e quantitativa (paradigma de investigação misto) e segue uma abordagem de investigação sobre a prática. Relativamente às técnicas de recolha de dados, recorreu-se à observação participante, à pesquisa documental e aos inquéritos por questionário. A análise de dados foi efetuada através da análise de conteúdo e da análise estatística. Os resultados deste estudo evidenciam que: (i) os alunos, através do feedback, apropriaram-se, progressivamente, do modo como devem resolver problemas de Matemática, seguindo as etapas de resolução de problemas de Pólya, alguns alunos conseguiram identificar os seus erros e corrigi-los, outros, identificar estratégias adequadas e obter um resultado correto ou identificar estratégias mais eficazes; (ii) o professor, quando redige um feedback com a finalidade de potenciar a resolução de problemas de Matemática, deve ter em consideração as operações e estratégias subjacentes ao problema, as dificuldades dos alunos, as características dos alunos e a tipologia das tarefas; (iii) os alunos preferem resolver problemas que constituem um desafio para si, que são divertidos ou que se relacionam com temáticas do seu interesse; (iv) a maioria dos alunos reconhece que seguir as etapas de Pólya apoiou o processo de resolução de problemas de Matemática; (v) a maioria dos alunos considera que o feedback que foi facultado apoiou a resolução de problemas de Matemática. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12 2022-12-01T00:00:00Z 2023-01-10T09:40:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/43095 TID:203157559 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/43095 |
identifier_str_mv |
TID:203157559 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135400544960512 |