Contributos da coavaliação entre pares na resolução de problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/2162 |
Resumo: | Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e deMatemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_921c20c9bb1f7be34682052460e6ea1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2162 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributos da coavaliação entre pares na resolução de problemascoavaliaçãoavaliação formativaresolução de problemasmatemáticaestágioco-assessmentformative assessmentproblem solvingmathematicsinternshipRelatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e deMatemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e deMatemática e Ciências no 2.º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e integra duas partescentrais. A primeira foca o percurso realizado na prática de ensino supervisionada baseado nas experiências nos estágios em 1.º Ciclo e Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A segunda parte comtempla a componente investigativa que, através de uma investigação-ação, visa conhecer o contributo da coavaliação entre pares na resolução de problemas matemáticos. Os participantes do estudo principal foram 22 alunos do 5.º ano e os participantes do estudo piloto foram 23 alunos do 3.º ano. Foi realizado um estudo piloto de modo a permitir melhorar e refletir sobreo processo de intervenção e de recolha de dados a aplicar no estudo principal. Foram propostastrês tarefas, tendo os alunos de resolver umproblema,apropriar-se dos critérios de avaliação e avaliar a resolução de colegas. Os resultados salientam contributos da coavaliação na resolução de problemas, tais como a aquisição de novas estratégias, melhoria da análisedos dados do problema, entre outros.The present Internship Report was elaborated within the scope of the Masters in Teachingof the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Educationin the Escola Superior de Educação of Instituto Politécnico de Santarémand itintegrates two central parts. The first part focuses on the journey accomplishedin supervised teaching practice based on the experiences on the 1st Cycle and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. The second part reportsthe research component of this work that, through an action research, aims to understand the contribution of co-assessmentbetween peers in solving mathematical problems. The participants of the main study were 22 students of 5th grade and the participants of the pilot study were 23 students of 3rd grade. A pilot study was carried out to allow improvement and reflect on the main intervention and on the data collection process to apply in the main study. Three tasks were performed and the students should solve a problem,get knowledgeableabout the evaluation criteria and should evaluate the colleagues’ resolution. The results highlight the contributions of co-assessment between peers in solving problems, such as the acquisition of new strategies, improvement in the analysis of the problems’ data, among others.Branco, NeusaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCarreira, Liliana Pessegueiro2018-03-21T23:19:53Z2018-02-162018-02-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2162TID:201875870por201875870info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:52Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2162Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:17.725737Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributos da coavaliação entre pares na resolução de problemas |
title |
Contributos da coavaliação entre pares na resolução de problemas |
spellingShingle |
Contributos da coavaliação entre pares na resolução de problemas Carreira, Liliana Pessegueiro coavaliação avaliação formativa resolução de problemas matemática estágio co-assessment formative assessment problem solving mathematics internship |
title_short |
Contributos da coavaliação entre pares na resolução de problemas |
title_full |
Contributos da coavaliação entre pares na resolução de problemas |
title_fullStr |
Contributos da coavaliação entre pares na resolução de problemas |
title_full_unstemmed |
Contributos da coavaliação entre pares na resolução de problemas |
title_sort |
Contributos da coavaliação entre pares na resolução de problemas |
author |
Carreira, Liliana Pessegueiro |
author_facet |
Carreira, Liliana Pessegueiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Branco, Neusa Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carreira, Liliana Pessegueiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
coavaliação avaliação formativa resolução de problemas matemática estágio co-assessment formative assessment problem solving mathematics internship |
topic |
coavaliação avaliação formativa resolução de problemas matemática estágio co-assessment formative assessment problem solving mathematics internship |
description |
Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e deMatemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-21T23:19:53Z 2018-02-16 2018-02-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/2162 TID:201875870 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/2162 |
identifier_str_mv |
TID:201875870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201875870 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137032770945024 |