Contributos da coavaliação entre pares na resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carreira, Liliana Pessegueiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2162
Resumo: Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e deMatemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_921c20c9bb1f7be34682052460e6ea1d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2162
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos da coavaliação entre pares na resolução de problemascoavaliaçãoavaliação formativaresolução de problemasmatemáticaestágioco-assessmentformative assessmentproblem solvingmathematicsinternshipRelatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e deMatemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e deMatemática e Ciências no 2.º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e integra duas partescentrais. A primeira foca o percurso realizado na prática de ensino supervisionada baseado nas experiências nos estágios em 1.º Ciclo e Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. A segunda parte comtempla a componente investigativa que, através de uma investigação-ação, visa conhecer o contributo da coavaliação entre pares na resolução de problemas matemáticos. Os participantes do estudo principal foram 22 alunos do 5.º ano e os participantes do estudo piloto foram 23 alunos do 3.º ano. Foi realizado um estudo piloto de modo a permitir melhorar e refletir sobreo processo de intervenção e de recolha de dados a aplicar no estudo principal. Foram propostastrês tarefas, tendo os alunos de resolver umproblema,apropriar-se dos critérios de avaliação e avaliar a resolução de colegas. Os resultados salientam contributos da coavaliação na resolução de problemas, tais como a aquisição de novas estratégias, melhoria da análisedos dados do problema, entre outros.The present Internship Report was elaborated within the scope of the Masters in Teachingof the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Educationin the Escola Superior de Educação of Instituto Politécnico de Santarémand itintegrates two central parts. The first part focuses on the journey accomplishedin supervised teaching practice based on the experiences on the 1st Cycle and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. The second part reportsthe research component of this work that, through an action research, aims to understand the contribution of co-assessmentbetween peers in solving mathematical problems. The participants of the main study were 22 students of 5th grade and the participants of the pilot study were 23 students of 3rd grade. A pilot study was carried out to allow improvement and reflect on the main intervention and on the data collection process to apply in the main study. Three tasks were performed and the students should solve a problem,get knowledgeableabout the evaluation criteria and should evaluate the colleagues’ resolution. The results highlight the contributions of co-assessment between peers in solving problems, such as the acquisition of new strategies, improvement in the analysis of the problems’ data, among others.Branco, NeusaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémCarreira, Liliana Pessegueiro2018-03-21T23:19:53Z2018-02-162018-02-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2162TID:201875870por201875870info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:52Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2162Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:17.725737Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos da coavaliação entre pares na resolução de problemas
title Contributos da coavaliação entre pares na resolução de problemas
spellingShingle Contributos da coavaliação entre pares na resolução de problemas
Carreira, Liliana Pessegueiro
coavaliação
avaliação formativa
resolução de problemas
matemática
estágio
co-assessment
formative assessment
problem solving
mathematics
internship
title_short Contributos da coavaliação entre pares na resolução de problemas
title_full Contributos da coavaliação entre pares na resolução de problemas
title_fullStr Contributos da coavaliação entre pares na resolução de problemas
title_full_unstemmed Contributos da coavaliação entre pares na resolução de problemas
title_sort Contributos da coavaliação entre pares na resolução de problemas
author Carreira, Liliana Pessegueiro
author_facet Carreira, Liliana Pessegueiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Branco, Neusa
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Carreira, Liliana Pessegueiro
dc.subject.por.fl_str_mv coavaliação
avaliação formativa
resolução de problemas
matemática
estágio
co-assessment
formative assessment
problem solving
mathematics
internship
topic coavaliação
avaliação formativa
resolução de problemas
matemática
estágio
co-assessment
formative assessment
problem solving
mathematics
internship
description Relatório de estágio apresentado para a obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e deMatemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-21T23:19:53Z
2018-02-16
2018-02-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2162
TID:201875870
url http://hdl.handle.net/10400.15/2162
identifier_str_mv TID:201875870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201875870
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137032770945024