O impacto da fluência e da prosódia na compreensão de leitura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/82702 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada |
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O impacto da fluência e da prosódia na compreensão de leituraThe impact of fluency and prosody on reading comprehensionFluênciaProsódiaCompreensão de leituraFluencyProsodyReading comprehensionCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado em Psicologia AplicadaO objetivo deste estudo é explorar qual a dimensão da fluência que melhor prediz a compreensão da leitura em alunos do segundo ao quarto anos de escolaridade. Este estudo conta com um design longitudinal, inserido no Projeto Litteratus, e contou com a participação de 79 crianças, que foram avaliadas ao longo do 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade. Foram aplicados o Teste de Avaliação da Fluência e Precisão de Leitura “O Rei”, a Multidimensional Fluency Scale e o Teste de compreensão de Textos na Modalidade de Leitura- narrativo. O tratamento estatístico dos dados consistiu na análise descritiva dos dados recolhidos, assim como com três análises de regressão linear com o método Enter. Foram verificados os pressupostos da análise de regressão linear. Os resultados através da análise de regressão linear indicaram-nos uma relação estatisticamente significativa entre a prosódia e a capacidade de os participantes interpretarem o texto lido, sendo que a dimensão da fluência que melhor prediz a compreensão de leitura varia de acordo com o ano de escolaridade. Assim, podemos dizer que quanto mais fluente for a leitura melhor será a leitura prosódia.The aim of this study is to explore which fluency dimension best predicts reading comprehension in students from the second to fourth grades. This study has a longitudinal design, inserted in the Litteratus Project, and had the participation of 79 children, who were evaluated throughout the 2nd, 3rd and 4th years of schooling. The Reading Fluency and Accuracy Assessment Test “O Rei”, the Multidimensional Fluency Scale and the Text Comprehension Test in the Reading-narrative Mode were applied. The statistical treatment of the data consisted of a descriptive analysis of the collected data, as well as three linear regression analyzes with the Enter method. The assumptions of the linear regression analysis were verified. The results through linear regression analysis indicated a statistically significant relationship between prosody and the ability of participants to interpret the text read, and the fluency dimension that best predicts reading comprehension varies according to the year of schooling. . Thus, we can say that the more fluent the reading, the better the prosody reading.Ribeiro, IolandaCadime, Irene Maria DiasUniversidade do MinhoAraújo, Anabela Martins2022-12-052022-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/82702por203158261info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:54:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/82702Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:54:08.756895Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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