The role of input processing in the acquisition of motion events with double particles in L2 German
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/59787 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Estudos Luso-Alemães |
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The role of input processing in the acquisition of motion events with double particles in L2 GermanGermanSecond language acquisitionGrammar instructionProcessing instructionMotion eventsAlemãoAquisição de língua estrangeiraInstrução gramaticalEventos de movimentoDeutschZweitspracherwerbGrammatiklehreBewegungsereignisseHumanidades::Línguas e LiteraturasDissertação de mestrado em Estudos Luso-AlemãesMotion events are almost absent in the course syllabus of L2 German as an explicitly addressed structure in the classroom. Learners have a mostly receptive contact with this type of structures in reading texts or in aural activities. This hinders, therefore, the correct acquisition of their semantic and morphosyntactic features, when they are not explicitly addressed. The occurrence of motion events with the so-called “double particles” is even less frequent. These are composed of the deictic particles hinand her-, denoting the speaker’s perspective and the Path particles (-aus, -ein, -auf, etc.), denoting Path information. Thus, the main goal of the present study is to test a group of Portuguese L2 learners of German, regarding their knowledge of double particles, and execute a pedagogical intervention that aims at generating and/or solidifying said knowledge. For this purpose, I resorted to VanPatten’s Processing Instruction (PI) model (2000, 2004), which rests on an input-based explicit approach for teaching grammar. The theoretical framework is based on Talmy’s typology of motion events (2000). The empirical component of this study was divided into three parts: first, I tested the participants by means of a pre-test (including a vocabulary test, a production test and a grammaticality judgment task); then, I conducted a pedagogical intervention based on VanPatten’s PI model; finally, a post-test determined the successful effects of PI in the participants’ knowledge of the target forms, both in interpretative and productive contexts.Na instrução de Alemão L2, estruturas de movimento surgem com pouca frequência. Os aprendentes tendem a ter um contacto estritamente recetivo com este tipo de estruturas, quer em atividades de compreensão escrita ou oral. Como tal, torna-se difícil a correta aquisição das suas características semânticas e morfossintáticas, quando não existe uma exposição concreta das mesmas estruturas. Ainda menos frequente é a ocorrência de estruturas de movimento com as denominadas “partículas duplas” (ou “partículas de direção”), que consistem na junção das partículas dinâmicas hine her-, relacionadas com a perspetiva do movimento, com as partículas de trajetória (-aus, -ein, -auf, etc.), relacionadas com o percurso efetuado. É, portanto, objetivo do presente trabalho testar os conhecimentos de uma turma de Alemão L2 relativamente a estas partículas e realizar uma intervenção pedagógica que visa gerar e/ou solidificar estes conhecimentos. Para esse efeito foi utilizado o modelo de instrução Processing Instruction (PI) de VanPatten (2000, 2004), que consiste numa abordagem explícita do ensino de gramática baseada no input. Os fundamentos teóricos têm como base a tipologia de Talmy (2000) relativamente às estruturas de movimento. Em termos práticos, o estudo foi dividido em três partes: primeiramente, os participantes foram testados através de um préteste de três componentes (teste de produção, tese lexical e tarefa de juízos de gramaticalidade); depois, foi levado a cabo o modelo de intervenção pedagógica de VanPatten; por fim, um pós-teste mostrou os efeitos positivos do modelo de PI no conhecimento dos aprendentes em relação às formasalvo, em situações de interpretação e produção.Bewegungsereignisse werden selten im DaF(Deutsch als Fremdsprache)-Unterricht explizit angesprochen und trainiert. In der Regel haben DaF-Lernende einen lediglich rezeptiven Kontakt mit solchen Strukturen, welche nur in Verständnisaufgaben auftreten, wie z.B. Texten oder Höraufgaben. Daher fällt es Lernenden schwer, deren morphosyntaktischen und semantischen Grundlagen zu erwerben, wenn keine konkrete Anwendung der Strukturen vorliegt. Noch seltener ist das Vorkommen von Bewegungsereignissen mit den sogenannten Doppelpartikeln (bzw. Richtungspartikeln), d.h. Verbpartikeln, die aus dem Zusammenfügen der dynamischen Partikeln hin- und her- mit den Wegpartikeln (-aus, -ein, -auf usw.) besteht. Ziel dieser Arbeit ist es deswegen, die Kenntnisse einer portugiesischen DaF-Gruppe bezüglich dieser Partikeln zu prüfen und ein didaktisches Eingreifen auszuführen, welches diese Kenntnisse ausbauen bzw. erzeugen soll. Dazu wurde Gebrauch vom pädagogischen Modell Processing Instruction (PI) von VanPatten (2000, 2004) gemacht, welches einen auf expliziter bzw. fehlerbezogener Lehre basierenden Ansatz zum Grammatikunterricht darstellt. Die theoretischen Grundlagen wurden anhand von Talmys (2000) Rahmentypologie von Bewegungsereignissen nachgestellt. Praktisch wurde die Studie dreifach ausgetüftelt: zunächst wurde die DaF-Gruppe durch einen dreiteiligen Vortest (Produktion, Wortschatz, Grammatikalität) untersucht; danach wurde VanPattens pädagogisches Modell ausgeführt; letztens hat ein Nachtest die positiven Wirkungen des PI-Modells in den Kenntnissen der Probanden von den Zielformen, sowohl in interpretativen als auch in produktiven Kontexten.Flores, CristinaRinke, EstherUniversidade do MinhoOliveira, Duarte Nuno Carvalho20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/59787eng202202178info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:16:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59787Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:08:46.468659Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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