The role of explicit instruction in the acquisition of the present perfect

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Finger, Ingrid
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Vasques, Fábio de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/132035
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar o papel da instrução explícita no aprendizado do Present Perfect por aprendizes universitários brasileiros em um contexto formal. Os participantes foram divididos em dois grupos e foram testados em sua compreensão e produção da estrutura duas vezes em um intervalo de três semanas. Na segunda semana, os participantes do grupo experimental foram expostos à instrução explícita sobre uso e forma do Present Perfect Tense. Os resultados indicam que os participantes do grupo que recebeu instrução obtiveram escores mais altos nos testes, corroborando a ideia de que a instrução explícita é benéfica, ou pelo menos não é prejudicial, ao aprendizado da língua estrangeira.
id UFRGS-2_8724dcd13177205507f0609793a9689b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132035
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Finger, IngridVasques, Fábio de Oliveira2016-01-20T02:40:08Z20101676-0786http://hdl.handle.net/10183/132035000766088O presente trabalho tem por objetivo analisar o papel da instrução explícita no aprendizado do Present Perfect por aprendizes universitários brasileiros em um contexto formal. Os participantes foram divididos em dois grupos e foram testados em sua compreensão e produção da estrutura duas vezes em um intervalo de três semanas. Na segunda semana, os participantes do grupo experimental foram expostos à instrução explícita sobre uso e forma do Present Perfect Tense. Os resultados indicam que os participantes do grupo que recebeu instrução obtiveram escores mais altos nos testes, corroborando a ideia de que a instrução explícita é benéfica, ou pelo menos não é prejudicial, ao aprendizado da língua estrangeira.This paper aims at analyzing the role of explicit instruction in the learning of the Present Perfect by Brazilian university students in a formal setting. Participants were divided into two groups and tested twice in comprehension and production tasks during a three-week interval. In the second week, the experimental group was exposed to explicit instruction on use and form of the target topic. Results indicate that the explicit instruction group showed overall improvement, providing support to the claim that explicit instruction is beneficial, or at least it is not prejudicial, to foreign language learning.application/pdfengRevista brasileira de lingüística aplicada. Belo Horizonte. Vol. 10, n. 4 (2010), p. 837-858Ensino de línguasGramáticaInstrução explícitaLíngua inglesaExplicit instructionGrammar teachingPresent Perfect TenseThe role of explicit instruction in the acquisition of the present perfectPapel da instrução explícita na aquisição do presente perfect, O info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000766088.pdf000766088.pdfTexto completo (inglês)application/pdf116372http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132035/1/000766088.pdf7b9b235c361a5e0d64e1a187f4e9cb08MD51TEXT000766088.pdf.txt000766088.pdf.txtExtracted Texttext/plain52521http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132035/2/000766088.pdf.txt9b83445443507a4fbfb593368c078f61MD52THUMBNAIL000766088.pdf.jpg000766088.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1270http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132035/3/000766088.pdf.jpg8c3509f3bd2703c09d27cb1a357799c0MD5310183/1320352021-07-09 04:34:08.193727oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132035Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-07-09T07:34:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv The role of explicit instruction in the acquisition of the present perfect
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Papel da instrução explícita na aquisição do presente perfect, O
title The role of explicit instruction in the acquisition of the present perfect
spellingShingle The role of explicit instruction in the acquisition of the present perfect
Finger, Ingrid
Ensino de línguas
Gramática
Instrução explícita
Língua inglesa
Explicit instruction
Grammar teaching
Present Perfect Tense
title_short The role of explicit instruction in the acquisition of the present perfect
title_full The role of explicit instruction in the acquisition of the present perfect
title_fullStr The role of explicit instruction in the acquisition of the present perfect
title_full_unstemmed The role of explicit instruction in the acquisition of the present perfect
title_sort The role of explicit instruction in the acquisition of the present perfect
author Finger, Ingrid
author_facet Finger, Ingrid
Vasques, Fábio de Oliveira
author_role author
author2 Vasques, Fábio de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Finger, Ingrid
Vasques, Fábio de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de línguas
Gramática
Instrução explícita
Língua inglesa
topic Ensino de línguas
Gramática
Instrução explícita
Língua inglesa
Explicit instruction
Grammar teaching
Present Perfect Tense
dc.subject.eng.fl_str_mv Explicit instruction
Grammar teaching
Present Perfect Tense
description O presente trabalho tem por objetivo analisar o papel da instrução explícita no aprendizado do Present Perfect por aprendizes universitários brasileiros em um contexto formal. Os participantes foram divididos em dois grupos e foram testados em sua compreensão e produção da estrutura duas vezes em um intervalo de três semanas. Na segunda semana, os participantes do grupo experimental foram expostos à instrução explícita sobre uso e forma do Present Perfect Tense. Os resultados indicam que os participantes do grupo que recebeu instrução obtiveram escores mais altos nos testes, corroborando a ideia de que a instrução explícita é benéfica, ou pelo menos não é prejudicial, ao aprendizado da língua estrangeira.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-20T02:40:08Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/132035
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1676-0786
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000766088
identifier_str_mv 1676-0786
000766088
url http://hdl.handle.net/10183/132035
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de lingüística aplicada. Belo Horizonte. Vol. 10, n. 4 (2010), p. 837-858
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132035/1/000766088.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132035/2/000766088.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132035/3/000766088.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7b9b235c361a5e0d64e1a187f4e9cb08
9b83445443507a4fbfb593368c078f61
8c3509f3bd2703c09d27cb1a357799c0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447606170484736