The role of explicit instruction in the acquisition of the present perfect
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/132035 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo analisar o papel da instrução explícita no aprendizado do Present Perfect por aprendizes universitários brasileiros em um contexto formal. Os participantes foram divididos em dois grupos e foram testados em sua compreensão e produção da estrutura duas vezes em um intervalo de três semanas. Na segunda semana, os participantes do grupo experimental foram expostos à instrução explícita sobre uso e forma do Present Perfect Tense. Os resultados indicam que os participantes do grupo que recebeu instrução obtiveram escores mais altos nos testes, corroborando a ideia de que a instrução explícita é benéfica, ou pelo menos não é prejudicial, ao aprendizado da língua estrangeira. |
id |
UFRGS-2_8724dcd13177205507f0609793a9689b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132035 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Finger, IngridVasques, Fábio de Oliveira2016-01-20T02:40:08Z20101676-0786http://hdl.handle.net/10183/132035000766088O presente trabalho tem por objetivo analisar o papel da instrução explícita no aprendizado do Present Perfect por aprendizes universitários brasileiros em um contexto formal. Os participantes foram divididos em dois grupos e foram testados em sua compreensão e produção da estrutura duas vezes em um intervalo de três semanas. Na segunda semana, os participantes do grupo experimental foram expostos à instrução explícita sobre uso e forma do Present Perfect Tense. Os resultados indicam que os participantes do grupo que recebeu instrução obtiveram escores mais altos nos testes, corroborando a ideia de que a instrução explícita é benéfica, ou pelo menos não é prejudicial, ao aprendizado da língua estrangeira.This paper aims at analyzing the role of explicit instruction in the learning of the Present Perfect by Brazilian university students in a formal setting. Participants were divided into two groups and tested twice in comprehension and production tasks during a three-week interval. In the second week, the experimental group was exposed to explicit instruction on use and form of the target topic. Results indicate that the explicit instruction group showed overall improvement, providing support to the claim that explicit instruction is beneficial, or at least it is not prejudicial, to foreign language learning.application/pdfengRevista brasileira de lingüística aplicada. Belo Horizonte. Vol. 10, n. 4 (2010), p. 837-858Ensino de línguasGramáticaInstrução explícitaLíngua inglesaExplicit instructionGrammar teachingPresent Perfect TenseThe role of explicit instruction in the acquisition of the present perfectPapel da instrução explícita na aquisição do presente perfect, O info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000766088.pdf000766088.pdfTexto completo (inglês)application/pdf116372http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132035/1/000766088.pdf7b9b235c361a5e0d64e1a187f4e9cb08MD51TEXT000766088.pdf.txt000766088.pdf.txtExtracted Texttext/plain52521http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132035/2/000766088.pdf.txt9b83445443507a4fbfb593368c078f61MD52THUMBNAIL000766088.pdf.jpg000766088.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1270http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132035/3/000766088.pdf.jpg8c3509f3bd2703c09d27cb1a357799c0MD5310183/1320352021-07-09 04:34:08.193727oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132035Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-07-09T07:34:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
The role of explicit instruction in the acquisition of the present perfect |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
Papel da instrução explícita na aquisição do presente perfect, O |
title |
The role of explicit instruction in the acquisition of the present perfect |
spellingShingle |
The role of explicit instruction in the acquisition of the present perfect Finger, Ingrid Ensino de línguas Gramática Instrução explícita Língua inglesa Explicit instruction Grammar teaching Present Perfect Tense |
title_short |
The role of explicit instruction in the acquisition of the present perfect |
title_full |
The role of explicit instruction in the acquisition of the present perfect |
title_fullStr |
The role of explicit instruction in the acquisition of the present perfect |
title_full_unstemmed |
The role of explicit instruction in the acquisition of the present perfect |
title_sort |
The role of explicit instruction in the acquisition of the present perfect |
author |
Finger, Ingrid |
author_facet |
Finger, Ingrid Vasques, Fábio de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Vasques, Fábio de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Finger, Ingrid Vasques, Fábio de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de línguas Gramática Instrução explícita Língua inglesa |
topic |
Ensino de línguas Gramática Instrução explícita Língua inglesa Explicit instruction Grammar teaching Present Perfect Tense |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Explicit instruction Grammar teaching Present Perfect Tense |
description |
O presente trabalho tem por objetivo analisar o papel da instrução explícita no aprendizado do Present Perfect por aprendizes universitários brasileiros em um contexto formal. Os participantes foram divididos em dois grupos e foram testados em sua compreensão e produção da estrutura duas vezes em um intervalo de três semanas. Na segunda semana, os participantes do grupo experimental foram expostos à instrução explícita sobre uso e forma do Present Perfect Tense. Os resultados indicam que os participantes do grupo que recebeu instrução obtiveram escores mais altos nos testes, corroborando a ideia de que a instrução explícita é benéfica, ou pelo menos não é prejudicial, ao aprendizado da língua estrangeira. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-01-20T02:40:08Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/132035 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1676-0786 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000766088 |
identifier_str_mv |
1676-0786 000766088 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/132035 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de lingüística aplicada. Belo Horizonte. Vol. 10, n. 4 (2010), p. 837-858 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132035/1/000766088.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132035/2/000766088.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132035/3/000766088.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7b9b235c361a5e0d64e1a187f4e9cb08 9b83445443507a4fbfb593368c078f61 8c3509f3bd2703c09d27cb1a357799c0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447606170484736 |