Competência motora real e percebida : um estudo exploratório com crianças do 1.º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1706 |
Resumo: | O presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do curso de Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Ao longo da PES II desenvolveu-se um estudo de natureza predominantemente quantitativa, de caráter descritivo-correlacional que visou avaliar a competência motora real e percebida e verificar a relação entre ambas, bem como compreender a forma como as crianças percecionam diferentes níveis de competência motora. A competência motora percebida foi avaliada através da Escala Pictográfica de Avaliação da Competência Percebida nas Habilidades Motoras (Barnett, Ridgers, Zask & Samon, 2005). A competência motora real foi avaliada pelo Test of Gross Motor Development 2 – TGMD-2 (Ulrich, 2000). Para o efeito, participaram no estudo dezoito crianças (10 meninas e 8 meninos) com idades compreendidas entre os seis e sete anos, de uma escola de 1º Ciclo, do concelho de Viana do Castelo. Globalmente, os resultados indicam que as crianças apresentam um desempenho motor abaixo da média, com melhor prestação nas habilidades de locomoção relativamente às habilidades de manipulação de objetos. As raparigas apresentam uma competência motora real superior à dos rapazes. Relativamente à competência motora percebida, as crianças autopercecionaram-se muito competentes nas habilidades de locomoção e de manipulação de objetos. No entanto, os níveis de competência motora percebida são mais elevados nas habilidades de locomoção do que nas habilidades de manipulação de objetos. Neste estudo concluímos que as crianças não avaliam adequadamente a sua competência motora real. |
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Competência motora real e percebida : um estudo exploratório com crianças do 1.º ciclo do ensino básicoCompetência motora percebidaCompetência motora realHabilidades motorasLocomoçãoManipulação de objetosQuociente motor global1º CEBPerceived motor competenceMotor competenceMotor skillsLocomotionObject controlGross motor quotientPrimary childrenO presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do curso de Mestrado Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Ao longo da PES II desenvolveu-se um estudo de natureza predominantemente quantitativa, de caráter descritivo-correlacional que visou avaliar a competência motora real e percebida e verificar a relação entre ambas, bem como compreender a forma como as crianças percecionam diferentes níveis de competência motora. A competência motora percebida foi avaliada através da Escala Pictográfica de Avaliação da Competência Percebida nas Habilidades Motoras (Barnett, Ridgers, Zask & Samon, 2005). A competência motora real foi avaliada pelo Test of Gross Motor Development 2 – TGMD-2 (Ulrich, 2000). Para o efeito, participaram no estudo dezoito crianças (10 meninas e 8 meninos) com idades compreendidas entre os seis e sete anos, de uma escola de 1º Ciclo, do concelho de Viana do Castelo. Globalmente, os resultados indicam que as crianças apresentam um desempenho motor abaixo da média, com melhor prestação nas habilidades de locomoção relativamente às habilidades de manipulação de objetos. As raparigas apresentam uma competência motora real superior à dos rapazes. Relativamente à competência motora percebida, as crianças autopercecionaram-se muito competentes nas habilidades de locomoção e de manipulação de objetos. No entanto, os níveis de competência motora percebida são mais elevados nas habilidades de locomoção do que nas habilidades de manipulação de objetos. Neste estudo concluímos que as crianças não avaliam adequadamente a sua competência motora real.This report was elaborated for the unit Supervised Teaching Practice II, belonging to the Master degree in Preschool Education and Primary School, in the district of Viana do Castelo. Along the pedagogical practice, we developed an predominantly quantitative, descriptive and correlational study that aimed to assess motor competence and perceived motor competence. In addition, we seek to investigate the relationship between them and understand how children distinguish different levels of motor competence. The perceived motor competence was assessed by the Pictorial Scale of Perceived Competence Assessment in Motor Skills (Barnett, Ridgers, Zask & Samon, 2005). The motor competence was assessed by the Test of Gross Motor Development 2 – TGMD-2 (Ulrich, 2000). For this purpose, eighteen children (10 girls and 8 boys), between six and seven years of age from a Primary school in Viana do Castelo, participated in the study. Overall, the results indicate that children have a motor performance below average, with better performance in locomotion skills comparing to the object manipulation skills. Girls presented higher motor competence than of boys. Regarding the perceived motor competence, children showed high values in locomotion skills and object manipulation. However, the levels of perceived motor competence are higher in locomotor skills than objects object skills. In this study, we conclude that children are not able to properly assess their motor competence.2016-12-29T19:27:17Z2015-07-14T00:00:00Z2015-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1706TID:201509261porCaramalho, Sara de Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:37:04Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1706Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:38.091906Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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