Interações geradas a partir da visualização de vídeos em canais educacionais no YouTube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Inez, Barros, Rogério
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38358
Resumo: O panorama atual de canais educacionais presentes em plataformas de partilha de vídeos de grande utilização, como o YouTube, coloca os utilizadores perante uma panóplia de escolhas de vídeos de diferentes tipos e com variadas funções, que podem permitir diversos tipos de interações. Conscientes desta realidade, pretendemos conhecer quais os tipos de interações existentes entre os utilizadores dos canais AsapSCIENCE e Ted-Ed, resultantes da visualização de vídeos que abordam temáticas das Ciências Naturais. A metodologia escolhida é de cariz interpretativo, abordando a análise de conteúdo dos vídeos e dos comentários postados pelos utilizadores. Os dados recolhidos foram introduzidos num software de análise qualitativa, denominado WebQDA, para serem posteriormente tratados. Os resultados, depois da análise e interpretação dos dados, indicam-nos que existem diferentes tipos de interações, concluindo-se que, de um modo geral, os vídeos tiveram uma boa aceitação por parte dos utilizadores.
id RCAP_300da0d62f04ed672a8c87e47e96d694
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/38358
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interações geradas a partir da visualização de vídeos em canais educacionais no YouTubeYouTubeVídeosEducaçãoCiências naturaisInteraçãoO panorama atual de canais educacionais presentes em plataformas de partilha de vídeos de grande utilização, como o YouTube, coloca os utilizadores perante uma panóplia de escolhas de vídeos de diferentes tipos e com variadas funções, que podem permitir diversos tipos de interações. Conscientes desta realidade, pretendemos conhecer quais os tipos de interações existentes entre os utilizadores dos canais AsapSCIENCE e Ted-Ed, resultantes da visualização de vídeos que abordam temáticas das Ciências Naturais. A metodologia escolhida é de cariz interpretativo, abordando a análise de conteúdo dos vídeos e dos comentários postados pelos utilizadores. Os dados recolhidos foram introduzidos num software de análise qualitativa, denominado WebQDA, para serem posteriormente tratados. Os resultados, depois da análise e interpretação dos dados, indicam-nos que existem diferentes tipos de interações, concluindo-se que, de um modo geral, os vídeos tiveram uma boa aceitação por parte dos utilizadores.The current overview of educational channels present on video-sharing platforms of great use, like YouTube, places the users towards a multitude of choices of videos of different types and with different functions, which may allow different types of interactions. Aware of this reality, we want to know the kind of interactions existing among users of Asap SCIENCE and Ted-Ed channels resulting from viewing of videos that address issues of Natural Sciences. The chosen methodology is of interpretative nature, approaching the content analysis of the videos and the comments posted by users. The collected data were added to a qualitative analysis software,entitled WebQDA,to be treated. The results, after analysis and interpretation of data, indicate that there are different types of interactions,concluding that, in general the videos had a good acceptance by users.Universidade de Aveiro2023-07-05T08:33:14Z2019-03-06T00:00:00Z2019-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38358por1647-730810.34624/ilcj.v7i2.661Rodrigues, AnaSilva, InezBarros, Rogérioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:47:27Zoai:ria.ua.pt:10773/38358Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:47:27Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interações geradas a partir da visualização de vídeos em canais educacionais no YouTube
title Interações geradas a partir da visualização de vídeos em canais educacionais no YouTube
spellingShingle Interações geradas a partir da visualização de vídeos em canais educacionais no YouTube
Rodrigues, Ana
YouTube
Vídeos
Educação
Ciências naturais
Interação
title_short Interações geradas a partir da visualização de vídeos em canais educacionais no YouTube
title_full Interações geradas a partir da visualização de vídeos em canais educacionais no YouTube
title_fullStr Interações geradas a partir da visualização de vídeos em canais educacionais no YouTube
title_full_unstemmed Interações geradas a partir da visualização de vídeos em canais educacionais no YouTube
title_sort Interações geradas a partir da visualização de vídeos em canais educacionais no YouTube
author Rodrigues, Ana
author_facet Rodrigues, Ana
Silva, Inez
Barros, Rogério
author_role author
author2 Silva, Inez
Barros, Rogério
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Ana
Silva, Inez
Barros, Rogério
dc.subject.por.fl_str_mv YouTube
Vídeos
Educação
Ciências naturais
Interação
topic YouTube
Vídeos
Educação
Ciências naturais
Interação
description O panorama atual de canais educacionais presentes em plataformas de partilha de vídeos de grande utilização, como o YouTube, coloca os utilizadores perante uma panóplia de escolhas de vídeos de diferentes tipos e com variadas funções, que podem permitir diversos tipos de interações. Conscientes desta realidade, pretendemos conhecer quais os tipos de interações existentes entre os utilizadores dos canais AsapSCIENCE e Ted-Ed, resultantes da visualização de vídeos que abordam temáticas das Ciências Naturais. A metodologia escolhida é de cariz interpretativo, abordando a análise de conteúdo dos vídeos e dos comentários postados pelos utilizadores. Os dados recolhidos foram introduzidos num software de análise qualitativa, denominado WebQDA, para serem posteriormente tratados. Os resultados, depois da análise e interpretação dos dados, indicam-nos que existem diferentes tipos de interações, concluindo-se que, de um modo geral, os vídeos tiveram uma boa aceitação por parte dos utilizadores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-06T00:00:00Z
2019-03-06
2023-07-05T08:33:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/38358
url http://hdl.handle.net/10773/38358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-7308
10.34624/ilcj.v7i2.661
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543864866570240