Interações geradas a partir da visualização de vídeos em canais educacionais no YouTube
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38358 |
Resumo: | O panorama atual de canais educacionais presentes em plataformas de partilha de vídeos de grande utilização, como o YouTube, coloca os utilizadores perante uma panóplia de escolhas de vídeos de diferentes tipos e com variadas funções, que podem permitir diversos tipos de interações. Conscientes desta realidade, pretendemos conhecer quais os tipos de interações existentes entre os utilizadores dos canais AsapSCIENCE e Ted-Ed, resultantes da visualização de vídeos que abordam temáticas das Ciências Naturais. A metodologia escolhida é de cariz interpretativo, abordando a análise de conteúdo dos vídeos e dos comentários postados pelos utilizadores. Os dados recolhidos foram introduzidos num software de análise qualitativa, denominado WebQDA, para serem posteriormente tratados. Os resultados, depois da análise e interpretação dos dados, indicam-nos que existem diferentes tipos de interações, concluindo-se que, de um modo geral, os vídeos tiveram uma boa aceitação por parte dos utilizadores. |
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Interações geradas a partir da visualização de vídeos em canais educacionais no YouTubeYouTubeVídeosEducaçãoCiências naturaisInteraçãoO panorama atual de canais educacionais presentes em plataformas de partilha de vídeos de grande utilização, como o YouTube, coloca os utilizadores perante uma panóplia de escolhas de vídeos de diferentes tipos e com variadas funções, que podem permitir diversos tipos de interações. Conscientes desta realidade, pretendemos conhecer quais os tipos de interações existentes entre os utilizadores dos canais AsapSCIENCE e Ted-Ed, resultantes da visualização de vídeos que abordam temáticas das Ciências Naturais. A metodologia escolhida é de cariz interpretativo, abordando a análise de conteúdo dos vídeos e dos comentários postados pelos utilizadores. Os dados recolhidos foram introduzidos num software de análise qualitativa, denominado WebQDA, para serem posteriormente tratados. Os resultados, depois da análise e interpretação dos dados, indicam-nos que existem diferentes tipos de interações, concluindo-se que, de um modo geral, os vídeos tiveram uma boa aceitação por parte dos utilizadores.The current overview of educational channels present on video-sharing platforms of great use, like YouTube, places the users towards a multitude of choices of videos of different types and with different functions, which may allow different types of interactions. Aware of this reality, we want to know the kind of interactions existing among users of Asap SCIENCE and Ted-Ed channels resulting from viewing of videos that address issues of Natural Sciences. The chosen methodology is of interpretative nature, approaching the content analysis of the videos and the comments posted by users. The collected data were added to a qualitative analysis software,entitled WebQDA,to be treated. The results, after analysis and interpretation of data, indicate that there are different types of interactions,concluding that, in general the videos had a good acceptance by users.Universidade de Aveiro2023-07-05T08:33:14Z2019-03-06T00:00:00Z2019-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38358por1647-730810.34624/ilcj.v7i2.661Rodrigues, AnaSilva, InezBarros, Rogérioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:47:27Zoai:ria.ua.pt:10773/38358Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:47:27Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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