Interações comunicativas na aprendizagem da Matemática no Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Ana Rita Baptista da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/7395
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio concebido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico organiza-se em duas partes. A primeira é alusiva à reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em contexto e a segunda é referente ao projeto de investigação implementado num Jardim de Infância da zona urbana de Viseu com crianças em idade Pré-Escolar. O estudo procura compreender de que forma as interações comunicativas influenciam a aprendizagem de ideias matemáticas. A investigação de natureza qualitativa foi conseguida com recurso à observação, às notas de campo, a gravações de áudio e vídeo e ainda a instrumentos de natureza documental. Os resultados obtidos dão-nos conta de que as interações que se estabelecem entre pares, entre adulto-criança e entre as crianças, o espaço e os materiais, são cruciais para a aprendizagem de ideias matemáticas. Entre si, as crianças criam dinâmicas de interação que levam à construção de conhecimentos matemáticos, ao desenvolvimento da comunicação, do raciocínio e do poder de argumentação. Estas dinâmicas observam-se em atos de fala como o Questionar, o Explicar e o Responder. A relação que se constrói entre o adulto e a criança torna-se decisiva quando se procura estabelecer interação. As dinâmicas que se criam permitem a construção e reestruturação de ideias matemáticas através dos atos discursivos que se estabelecem. A organização e apresentação do espaço assim como dos materiais é outro aspeto a ter em linha de conta, uma vez que revela o papel da criança com os mesmos durante o seu processo de aprendizagem.
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