As contribuições dos jogos para o desenvolvimento e aprendizagem da matemática em crianças da pré-escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Daniela Santa Rosa Fiorillo [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/118762
Resumo: This research aimed do verify the contribution of the games of rules to the development and learning of the mathematics of a philantropic institution for preschool children – Centro de Educação Infantil Santo Antônio (CEISA) - from March to September 2010. The overall universe comprehends one teacher, one class auxiliary, one trainee, the organization teaching coordinator and twenty six students. The main objective was to explore games as a strategic resource for the development and learning, by searching auxiliary contributions for teaching the mathematics, and ways to wake and keep the interest of the students for the games as tools of development and learning; to identify important points for such development and learning by using games; to detect the difficulties of the students in the process of teaching-learning mathematics; to use games as a moment for fun; to show the teachers the possibilities of using ludic materials as methodic resources and to make interventions, by means of the games, to enhance the process of teaching-learning the matematics, through a qualitative approach, using the interview as instrument by means of an observation and study of case
id UNSP_574fddb8d427f92f65de932ec14b7278
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/118762
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As contribuições dos jogos para o desenvolvimento e aprendizagem da matemática em crianças da pré-escolaDesenvolvimento cognitivoAprendizagemJogosMatemáticaPré-escola - matemáticaPre-school - learningThis research aimed do verify the contribution of the games of rules to the development and learning of the mathematics of a philantropic institution for preschool children – Centro de Educação Infantil Santo Antônio (CEISA) - from March to September 2010. The overall universe comprehends one teacher, one class auxiliary, one trainee, the organization teaching coordinator and twenty six students. The main objective was to explore games as a strategic resource for the development and learning, by searching auxiliary contributions for teaching the mathematics, and ways to wake and keep the interest of the students for the games as tools of development and learning; to identify important points for such development and learning by using games; to detect the difficulties of the students in the process of teaching-learning mathematics; to use games as a moment for fun; to show the teachers the possibilities of using ludic materials as methodic resources and to make interventions, by means of the games, to enhance the process of teaching-learning the matematics, through a qualitative approach, using the interview as instrument by means of an observation and study of caseA presente pesquisa tem por finalidade verificar a contribuição dos jogos de regras no desenvolvimento e aprendizagem da matemática com crianças na pré-escola, realizada com os alunos da pré-escola de uma instituição filantrópica (Centro de Educação Infantil Santo Antonio (CEISA)) no período de março a setembro de 2010, com o universo total de uma professora, uma auxiliar de sala, uma estagiária, a coordenadora pedagógica da instituição e vinte e seis alunos. O objetivo principal foi explorar os jogos de regra como um recurso estratégico no desenvolvimento e aprendizagem, visando encontrar contribuições auxiliares para o ensino da matemática; apresentar também a maneira de despertar e manter nos alunos o interesse pelo jogo como instrumento de desenvolvimento e aprendizagem; realizar a identificação dos pontos relevantes para o desenvolvimento e aprendizagem por meio dos jogos, identificar nos alunos as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem da matemática; utilizar o jogo como um momento de diversão e mostrar aos professores as possibilidades da utilização do material lúdico como recurso metodológico. Mostrar também que os jogos influenciam na melhoria no processo de ensino-aprendizagem da matemática, com uma abordagem qualitativa, com o uso instrumental da entrevista, além de uma abordagem de observação e de estudo de casoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lepre, Melissa [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Daniela Santa Rosa Fiorillo [UNESP]2015-03-23T15:12:48Z2015-03-23T15:12:48Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCOSTA, Daniela Santa Rosa Fiorillo. As contribuições dos jogos para o desenvolvimento e aprendizagem da matemática em crianças da pré-escola. 2010. . Trabalho de conclusão de curso ( Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.http://hdl.handle.net/11449/118762000634672costa_dsrf_tcc_bauru.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T14:27:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118762Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:07:32.824801Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições dos jogos para o desenvolvimento e aprendizagem da matemática em crianças da pré-escola
title As contribuições dos jogos para o desenvolvimento e aprendizagem da matemática em crianças da pré-escola
spellingShingle As contribuições dos jogos para o desenvolvimento e aprendizagem da matemática em crianças da pré-escola
Costa, Daniela Santa Rosa Fiorillo [UNESP]
Desenvolvimento cognitivo
Aprendizagem
Jogos
Matemática
Pré-escola - matemática
Pre-school - learning
title_short As contribuições dos jogos para o desenvolvimento e aprendizagem da matemática em crianças da pré-escola
title_full As contribuições dos jogos para o desenvolvimento e aprendizagem da matemática em crianças da pré-escola
title_fullStr As contribuições dos jogos para o desenvolvimento e aprendizagem da matemática em crianças da pré-escola
title_full_unstemmed As contribuições dos jogos para o desenvolvimento e aprendizagem da matemática em crianças da pré-escola
title_sort As contribuições dos jogos para o desenvolvimento e aprendizagem da matemática em crianças da pré-escola
author Costa, Daniela Santa Rosa Fiorillo [UNESP]
author_facet Costa, Daniela Santa Rosa Fiorillo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lepre, Melissa [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Daniela Santa Rosa Fiorillo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento cognitivo
Aprendizagem
Jogos
Matemática
Pré-escola - matemática
Pre-school - learning
topic Desenvolvimento cognitivo
Aprendizagem
Jogos
Matemática
Pré-escola - matemática
Pre-school - learning
description This research aimed do verify the contribution of the games of rules to the development and learning of the mathematics of a philantropic institution for preschool children – Centro de Educação Infantil Santo Antônio (CEISA) - from March to September 2010. The overall universe comprehends one teacher, one class auxiliary, one trainee, the organization teaching coordinator and twenty six students. The main objective was to explore games as a strategic resource for the development and learning, by searching auxiliary contributions for teaching the mathematics, and ways to wake and keep the interest of the students for the games as tools of development and learning; to identify important points for such development and learning by using games; to detect the difficulties of the students in the process of teaching-learning mathematics; to use games as a moment for fun; to show the teachers the possibilities of using ludic materials as methodic resources and to make interventions, by means of the games, to enhance the process of teaching-learning the matematics, through a qualitative approach, using the interview as instrument by means of an observation and study of case
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-03-23T15:12:48Z
2015-03-23T15:12:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Daniela Santa Rosa Fiorillo. As contribuições dos jogos para o desenvolvimento e aprendizagem da matemática em crianças da pré-escola. 2010. . Trabalho de conclusão de curso ( Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/118762
000634672
costa_dsrf_tcc_bauru.pdf
identifier_str_mv COSTA, Daniela Santa Rosa Fiorillo. As contribuições dos jogos para o desenvolvimento e aprendizagem da matemática em crianças da pré-escola. 2010. . Trabalho de conclusão de curso ( Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.
000634672
costa_dsrf_tcc_bauru.pdf
url http://hdl.handle.net/11449/118762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129586857246720