A turma como unidade de análise
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/30948 |
Resumo: | A turma ocupa uma centralidade incontornável na esfera do planeamento educativo e dos processos de organização escolar. As medidas de combate ao insucesso e abandono escolares, as estratégias e acções com vista à melhoria do rendimento escolar, as opções a equacionar para a afirmação da qualidade educativa, dificilmente contornarão, no plano organizativo escolar, questões em torno dos critérios e dos processos de organização e constituição dos agrupamentos internos de alunos. Porque continuam a não existir soluções mágicas e absolutamente seguras, nem tão pouco consensos firmados sobre os critérios a adoptar, ou simplesmente resultados e evidências suficiente e comprovadamente testadas e generalizadamente reconhecidas e aceites, a questão continua a ter uma relevância e pertinência que justifica plenamente a sua inclusão nas prioridades da agenda investigativa educacional. Os artigos que integram este número, da autoria de Maria do Céu Roldão, de Luísa Cortesão e de José Verdasca, reflectem, apesar de tudo, direccionamentos e ângulos de incidência diferenciados, não tanto pela inexistência de convergências e intersecções de pontos de vista, mas antes e especialmente pelo facto de as focalizações que cada uma das abordagens elege conduzirem a análises enquadráveis em planos e domínios de certo modo distintos. Em jeito de balanço antecipado, e naturalmente discutível, os ganhos decorrentes de uma certa complementaridade disciplinar, parecem sobrepor-se aos possíveis prejuízos da diversidade de focalizações. A ser assim, estará aceite e justificada a opção tomada. |
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A turma como unidade de análiseDirecção de turma e gestão curricularProcessos de organização de turmadimensão e estrutura composicional da turmaA turma ocupa uma centralidade incontornável na esfera do planeamento educativo e dos processos de organização escolar. As medidas de combate ao insucesso e abandono escolares, as estratégias e acções com vista à melhoria do rendimento escolar, as opções a equacionar para a afirmação da qualidade educativa, dificilmente contornarão, no plano organizativo escolar, questões em torno dos critérios e dos processos de organização e constituição dos agrupamentos internos de alunos. Porque continuam a não existir soluções mágicas e absolutamente seguras, nem tão pouco consensos firmados sobre os critérios a adoptar, ou simplesmente resultados e evidências suficiente e comprovadamente testadas e generalizadamente reconhecidas e aceites, a questão continua a ter uma relevância e pertinência que justifica plenamente a sua inclusão nas prioridades da agenda investigativa educacional. Os artigos que integram este número, da autoria de Maria do Céu Roldão, de Luísa Cortesão e de José Verdasca, reflectem, apesar de tudo, direccionamentos e ângulos de incidência diferenciados, não tanto pela inexistência de convergências e intersecções de pontos de vista, mas antes e especialmente pelo facto de as focalizações que cada uma das abordagens elege conduzirem a análises enquadráveis em planos e domínios de certo modo distintos. Em jeito de balanço antecipado, e naturalmente discutível, os ganhos decorrentes de uma certa complementaridade disciplinar, parecem sobrepor-se aos possíveis prejuízos da diversidade de focalizações. A ser assim, estará aceite e justificada a opção tomada.Cadernos de Organização e Administração Educacional - CIEP|UÉvora2022-01-31T15:26:53Z2022-01-312007-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/30948http://hdl.handle.net/10174/30948por1646-7841nd229Verdasca, Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:28:51Zoai:dspace.uevora.pt:10174/30948Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:20:03.472354Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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