Os efeitos da demonstração e da instrução em vídeo na aprendizagem da pirueta
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2269 |
Resumo: | Estudámos os efeitos da demonstração, da instrução verbal e o efeito cumulativo de ambas, fornecidas em vídeo, na aprendizagem de uma habilidade motora gímnica (pirueta) por crianças sem prática gímnica. Participaram 45 crianças (26 feminino e 19 masculino) com 10,18 ±0,44 anos de idade, divididas homogeneamente, com base nos resultados obtidos num pré-teste, em três grupos experimentais: demonstração (GD), instrução mais demonstração (GID) e instrução (GI). Cada participante realizou 59 piruetas: pré-teste (1), duas sessões de prática semanal durante três semanas (54), pós-teste (1) e retenção (3) realizado uma semana após o pós-teste e as sessões de prática. Em todos os ensaios, os participantes foram filmados e avaliados individualmente considerando a realização correta de cada uma das sete componentes críticas da pirueta. A ANOVA one-way foi usada para análise estatística dos dados entre grupos nas sessões e testes. Não foram detetadas diferenças com significado estatístico entre os 3 grupos. Os resultados obtidos mostram a superioridade do GD em relação aos dois outros grupos no pós-teste e de forma acentuada no transfer. A superioridade do GD pode ser explicada pelo facto da pirueta ser uma habilidade fechada. |
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