Os efeitos da demonstração e da instrução em vídeo na aprendizagem da pirueta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Elisa Maria Coelho Simões dos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2269
Resumo: Estudámos os efeitos da demonstração, da instrução verbal e o efeito cumulativo de ambas, fornecidas em vídeo, na aprendizagem de uma habilidade motora gímnica (pirueta) por crianças sem prática gímnica. Participaram 45 crianças (26 feminino e 19 masculino) com 10,18 ±0,44 anos de idade, divididas homogeneamente, com base nos resultados obtidos num pré-teste, em três grupos experimentais: demonstração (GD), instrução mais demonstração (GID) e instrução (GI). Cada participante realizou 59 piruetas: pré-teste (1), duas sessões de prática semanal durante três semanas (54), pós-teste (1) e retenção (3) realizado uma semana após o pós-teste e as sessões de prática. Em todos os ensaios, os participantes foram filmados e avaliados individualmente considerando a realização correta de cada uma das sete componentes críticas da pirueta. A ANOVA one-way foi usada para análise estatística dos dados entre grupos nas sessões e testes. Não foram detetadas diferenças com significado estatístico entre os 3 grupos. Os resultados obtidos mostram a superioridade do GD em relação aos dois outros grupos no pós-teste e de forma acentuada no transfer. A superioridade do GD pode ser explicada pelo facto da pirueta ser uma habilidade fechada.
id RCAP_30215865d0cc99e0f68bc7145a87acef
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/2269
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os efeitos da demonstração e da instrução em vídeo na aprendizagem da piruetademonstraçãoinstruçãovídeoginásticaEducação Física e EnsinoEstudámos os efeitos da demonstração, da instrução verbal e o efeito cumulativo de ambas, fornecidas em vídeo, na aprendizagem de uma habilidade motora gímnica (pirueta) por crianças sem prática gímnica. Participaram 45 crianças (26 feminino e 19 masculino) com 10,18 ±0,44 anos de idade, divididas homogeneamente, com base nos resultados obtidos num pré-teste, em três grupos experimentais: demonstração (GD), instrução mais demonstração (GID) e instrução (GI). Cada participante realizou 59 piruetas: pré-teste (1), duas sessões de prática semanal durante três semanas (54), pós-teste (1) e retenção (3) realizado uma semana após o pós-teste e as sessões de prática. Em todos os ensaios, os participantes foram filmados e avaliados individualmente considerando a realização correta de cada uma das sete componentes críticas da pirueta. A ANOVA one-way foi usada para análise estatística dos dados entre grupos nas sessões e testes. Não foram detetadas diferenças com significado estatístico entre os 3 grupos. Os resultados obtidos mostram a superioridade do GD em relação aos dois outros grupos no pós-teste e de forma acentuada no transfer. A superioridade do GD pode ser explicada pelo facto da pirueta ser uma habilidade fechada.We studied the effects of demonstration, verbal instruction and the cumulative effect of both, given on video, in the learning of a motor gymnic (pirouette) ability with children that have no experience in gymnastics. Forty-five children participated (26 girls and 19 boys), their medium age was of 10,18 ±0,44, divided evenly, based on the results of a pre-test, in three experimental groups: demonstration (GD), instruction plus demonstration (GID) and instruction (GI). Each participant did 59 pirouettes: pre-test (1), two sessions of weakly practice, during three weeks (54), after-test (1) and retention (3) done a week after the after-test and practice sessions. In all the trials the participants were filmed and assessed individually, considering the correct performance of each of the seven determinants of performance of the pirouette. The ANOVA one-way was used for statistic analysis of the date among the groups in the sessions and tests. No differences with statistic meaning were detected between the three groups. The results obtained show a visible superiority of GD in the transfer, compared to the other two groups in the after-test. The superiority of GD can be explained with the fact that the pirouette is a closed ability.2012-12-10T11:18:07Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2269porSantos, Elisa Maria Coelho Simões dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:37:51Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2269Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:53.247456Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os efeitos da demonstração e da instrução em vídeo na aprendizagem da pirueta
title Os efeitos da demonstração e da instrução em vídeo na aprendizagem da pirueta
spellingShingle Os efeitos da demonstração e da instrução em vídeo na aprendizagem da pirueta
Santos, Elisa Maria Coelho Simões dos
demonstração
instrução
vídeo
ginástica
Educação Física e Ensino
title_short Os efeitos da demonstração e da instrução em vídeo na aprendizagem da pirueta
title_full Os efeitos da demonstração e da instrução em vídeo na aprendizagem da pirueta
title_fullStr Os efeitos da demonstração e da instrução em vídeo na aprendizagem da pirueta
title_full_unstemmed Os efeitos da demonstração e da instrução em vídeo na aprendizagem da pirueta
title_sort Os efeitos da demonstração e da instrução em vídeo na aprendizagem da pirueta
author Santos, Elisa Maria Coelho Simões dos
author_facet Santos, Elisa Maria Coelho Simões dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Elisa Maria Coelho Simões dos
dc.subject.por.fl_str_mv demonstração
instrução
vídeo
ginástica
Educação Física e Ensino
topic demonstração
instrução
vídeo
ginástica
Educação Física e Ensino
description Estudámos os efeitos da demonstração, da instrução verbal e o efeito cumulativo de ambas, fornecidas em vídeo, na aprendizagem de uma habilidade motora gímnica (pirueta) por crianças sem prática gímnica. Participaram 45 crianças (26 feminino e 19 masculino) com 10,18 ±0,44 anos de idade, divididas homogeneamente, com base nos resultados obtidos num pré-teste, em três grupos experimentais: demonstração (GD), instrução mais demonstração (GID) e instrução (GI). Cada participante realizou 59 piruetas: pré-teste (1), duas sessões de prática semanal durante três semanas (54), pós-teste (1) e retenção (3) realizado uma semana após o pós-teste e as sessões de prática. Em todos os ensaios, os participantes foram filmados e avaliados individualmente considerando a realização correta de cada uma das sete componentes críticas da pirueta. A ANOVA one-way foi usada para análise estatística dos dados entre grupos nas sessões e testes. Não foram detetadas diferenças com significado estatístico entre os 3 grupos. Os resultados obtidos mostram a superioridade do GD em relação aos dois outros grupos no pós-teste e de forma acentuada no transfer. A superioridade do GD pode ser explicada pelo facto da pirueta ser uma habilidade fechada.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-12-10T11:18:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/2269
url http://hdl.handle.net/10348/2269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137103362129920