Os efeitos da demonstração e da instrução ao vivo na aprendizagem da pirueta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6685 |
Resumo: | Estudámos os efeitos da demonstração, da instrução verbal e o efeito cumulativo de ambas, fornecidas por um modelo ao vivo, na aprendizagem de uma habilidade motora gímnica (pirueta) por crianças sem prática gímnica Federada. Participaram 48 crianças (28 feminino e 20 masculino) com 11,06 ±0,24 anos de idade, divididas homogeneamente, com base nos resultados obtidos num pré-teste, em três grupos experimentais: demonstração (GD), instrução mais demonstração (GID) e instrução (GI). Cada participante realizou 59 piruetas: pré-teste (1), duas sessões de prática semanal durante três semanas (54), pós-teste (1) e retenção (3), realizado uma semana após o pós-teste e as sessões de prática. Em todos os ensaios, os participantes foram filmados e avaliados individualmente considerando a realização correta de cada uma das sete componentes críticas da pirueta. A ANOVA one-way foi usada para análise estatística dos dados entre grupos nas sessões e testes. Não foram detetadas diferenças com significado estatístico entre os 3 grupos na retenção. Foram detetadas diferenças com significado estatístico entre o GD e o GI no pós-teste, no qual o GD apresenta melhores resultados que os outros dois grupos. A superioridade do GD pode ser explicada pelo facto da pirueta ser uma habilidade fechada. |
id |
RCAP_7d8fce55a40e9563a04a046aff8431c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/6685 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os efeitos da demonstração e da instrução ao vivo na aprendizagem da piruetaGinásticaEducação físicaEnsinoEstudámos os efeitos da demonstração, da instrução verbal e o efeito cumulativo de ambas, fornecidas por um modelo ao vivo, na aprendizagem de uma habilidade motora gímnica (pirueta) por crianças sem prática gímnica Federada. Participaram 48 crianças (28 feminino e 20 masculino) com 11,06 ±0,24 anos de idade, divididas homogeneamente, com base nos resultados obtidos num pré-teste, em três grupos experimentais: demonstração (GD), instrução mais demonstração (GID) e instrução (GI). Cada participante realizou 59 piruetas: pré-teste (1), duas sessões de prática semanal durante três semanas (54), pós-teste (1) e retenção (3), realizado uma semana após o pós-teste e as sessões de prática. Em todos os ensaios, os participantes foram filmados e avaliados individualmente considerando a realização correta de cada uma das sete componentes críticas da pirueta. A ANOVA one-way foi usada para análise estatística dos dados entre grupos nas sessões e testes. Não foram detetadas diferenças com significado estatístico entre os 3 grupos na retenção. Foram detetadas diferenças com significado estatístico entre o GD e o GI no pós-teste, no qual o GD apresenta melhores resultados que os outros dois grupos. A superioridade do GD pode ser explicada pelo facto da pirueta ser uma habilidade fechada.We studied the effects of demonstration, verbal instruction and the cumulative effect of both, provided by a live model, in the learning of a motor gymnic (pirouette) ability with children without gymnastics federated practice. Forty-eight children participated (28 girls and 20 boys), their medium age was of 11,06 ±0,24, divided evenly, based on the results of a pre-test, in three experimental groups: demonstration (GD), instruction plus demonstration (GID) and instruction (GI). Each participant did 59 pirouettes: pre-test (1), two sessions of weakly practice, during three weeks (54), after-test (1) and retention (3) done a week after the after-test and practice sessions. In all the trials the participants were filmed and assessed individually, considering the correct performance of each of the seven determinants of performance of the pirouette. The ANOVA one-way was used for statistic analysis of the date among the groups in the sessions and tests. No differences with statistic meaning were detected between the three groups in the retention. Differences with statistical meaning were detected in what concerns among GD and GI in the after-test, in which GD gives better results than the others two groups. The superiority of GD can be explained with the fact that the pirouette is a closed ability.2016-10-26T10:46:30Z2016-10-26T00:00:00Z2016-10-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6685porMadeira, Isabel Maria Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:39:35Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6685Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:22.547826Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os efeitos da demonstração e da instrução ao vivo na aprendizagem da pirueta |
title |
Os efeitos da demonstração e da instrução ao vivo na aprendizagem da pirueta |
spellingShingle |
Os efeitos da demonstração e da instrução ao vivo na aprendizagem da pirueta Madeira, Isabel Maria Alves Ginástica Educação física Ensino |
title_short |
Os efeitos da demonstração e da instrução ao vivo na aprendizagem da pirueta |
title_full |
Os efeitos da demonstração e da instrução ao vivo na aprendizagem da pirueta |
title_fullStr |
Os efeitos da demonstração e da instrução ao vivo na aprendizagem da pirueta |
title_full_unstemmed |
Os efeitos da demonstração e da instrução ao vivo na aprendizagem da pirueta |
title_sort |
Os efeitos da demonstração e da instrução ao vivo na aprendizagem da pirueta |
author |
Madeira, Isabel Maria Alves |
author_facet |
Madeira, Isabel Maria Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Madeira, Isabel Maria Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ginástica Educação física Ensino |
topic |
Ginástica Educação física Ensino |
description |
Estudámos os efeitos da demonstração, da instrução verbal e o efeito cumulativo de ambas, fornecidas por um modelo ao vivo, na aprendizagem de uma habilidade motora gímnica (pirueta) por crianças sem prática gímnica Federada. Participaram 48 crianças (28 feminino e 20 masculino) com 11,06 ±0,24 anos de idade, divididas homogeneamente, com base nos resultados obtidos num pré-teste, em três grupos experimentais: demonstração (GD), instrução mais demonstração (GID) e instrução (GI). Cada participante realizou 59 piruetas: pré-teste (1), duas sessões de prática semanal durante três semanas (54), pós-teste (1) e retenção (3), realizado uma semana após o pós-teste e as sessões de prática. Em todos os ensaios, os participantes foram filmados e avaliados individualmente considerando a realização correta de cada uma das sete componentes críticas da pirueta. A ANOVA one-way foi usada para análise estatística dos dados entre grupos nas sessões e testes. Não foram detetadas diferenças com significado estatístico entre os 3 grupos na retenção. Foram detetadas diferenças com significado estatístico entre o GD e o GI no pós-teste, no qual o GD apresenta melhores resultados que os outros dois grupos. A superioridade do GD pode ser explicada pelo facto da pirueta ser uma habilidade fechada. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-26T10:46:30Z 2016-10-26T00:00:00Z 2016-10-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/6685 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/6685 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137108869251072 |