Os efeitos da demonstração e da instrução ao vivo na aprendizagem da pirueta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madeira, Isabel Maria Alves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6685
Resumo: Estudámos os efeitos da demonstração, da instrução verbal e o efeito cumulativo de ambas, fornecidas por um modelo ao vivo, na aprendizagem de uma habilidade motora gímnica (pirueta) por crianças sem prática gímnica Federada. Participaram 48 crianças (28 feminino e 20 masculino) com 11,06 ±0,24 anos de idade, divididas homogeneamente, com base nos resultados obtidos num pré-teste, em três grupos experimentais: demonstração (GD), instrução mais demonstração (GID) e instrução (GI). Cada participante realizou 59 piruetas: pré-teste (1), duas sessões de prática semanal durante três semanas (54), pós-teste (1) e retenção (3), realizado uma semana após o pós-teste e as sessões de prática. Em todos os ensaios, os participantes foram filmados e avaliados individualmente considerando a realização correta de cada uma das sete componentes críticas da pirueta. A ANOVA one-way foi usada para análise estatística dos dados entre grupos nas sessões e testes. Não foram detetadas diferenças com significado estatístico entre os 3 grupos na retenção. Foram detetadas diferenças com significado estatístico entre o GD e o GI no pós-teste, no qual o GD apresenta melhores resultados que os outros dois grupos. A superioridade do GD pode ser explicada pelo facto da pirueta ser uma habilidade fechada.
id RCAP_7d8fce55a40e9563a04a046aff8431c5
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6685
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os efeitos da demonstração e da instrução ao vivo na aprendizagem da piruetaGinásticaEducação físicaEnsinoEstudámos os efeitos da demonstração, da instrução verbal e o efeito cumulativo de ambas, fornecidas por um modelo ao vivo, na aprendizagem de uma habilidade motora gímnica (pirueta) por crianças sem prática gímnica Federada. Participaram 48 crianças (28 feminino e 20 masculino) com 11,06 ±0,24 anos de idade, divididas homogeneamente, com base nos resultados obtidos num pré-teste, em três grupos experimentais: demonstração (GD), instrução mais demonstração (GID) e instrução (GI). Cada participante realizou 59 piruetas: pré-teste (1), duas sessões de prática semanal durante três semanas (54), pós-teste (1) e retenção (3), realizado uma semana após o pós-teste e as sessões de prática. Em todos os ensaios, os participantes foram filmados e avaliados individualmente considerando a realização correta de cada uma das sete componentes críticas da pirueta. A ANOVA one-way foi usada para análise estatística dos dados entre grupos nas sessões e testes. Não foram detetadas diferenças com significado estatístico entre os 3 grupos na retenção. Foram detetadas diferenças com significado estatístico entre o GD e o GI no pós-teste, no qual o GD apresenta melhores resultados que os outros dois grupos. A superioridade do GD pode ser explicada pelo facto da pirueta ser uma habilidade fechada.We studied the effects of demonstration, verbal instruction and the cumulative effect of both, provided by a live model, in the learning of a motor gymnic (pirouette) ability with children without gymnastics federated practice. Forty-eight children participated (28 girls and 20 boys), their medium age was of 11,06 ±0,24, divided evenly, based on the results of a pre-test, in three experimental groups: demonstration (GD), instruction plus demonstration (GID) and instruction (GI). Each participant did 59 pirouettes: pre-test (1), two sessions of weakly practice, during three weeks (54), after-test (1) and retention (3) done a week after the after-test and practice sessions. In all the trials the participants were filmed and assessed individually, considering the correct performance of each of the seven determinants of performance of the pirouette. The ANOVA one-way was used for statistic analysis of the date among the groups in the sessions and tests. No differences with statistic meaning were detected between the three groups in the retention. Differences with statistical meaning were detected in what concerns among GD and GI in the after-test, in which GD gives better results than the others two groups. The superiority of GD can be explained with the fact that the pirouette is a closed ability.2016-10-26T10:46:30Z2016-10-26T00:00:00Z2016-10-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6685porMadeira, Isabel Maria Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:39:35Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6685Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:22.547826Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os efeitos da demonstração e da instrução ao vivo na aprendizagem da pirueta
title Os efeitos da demonstração e da instrução ao vivo na aprendizagem da pirueta
spellingShingle Os efeitos da demonstração e da instrução ao vivo na aprendizagem da pirueta
Madeira, Isabel Maria Alves
Ginástica
Educação física
Ensino
title_short Os efeitos da demonstração e da instrução ao vivo na aprendizagem da pirueta
title_full Os efeitos da demonstração e da instrução ao vivo na aprendizagem da pirueta
title_fullStr Os efeitos da demonstração e da instrução ao vivo na aprendizagem da pirueta
title_full_unstemmed Os efeitos da demonstração e da instrução ao vivo na aprendizagem da pirueta
title_sort Os efeitos da demonstração e da instrução ao vivo na aprendizagem da pirueta
author Madeira, Isabel Maria Alves
author_facet Madeira, Isabel Maria Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Madeira, Isabel Maria Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Ginástica
Educação física
Ensino
topic Ginástica
Educação física
Ensino
description Estudámos os efeitos da demonstração, da instrução verbal e o efeito cumulativo de ambas, fornecidas por um modelo ao vivo, na aprendizagem de uma habilidade motora gímnica (pirueta) por crianças sem prática gímnica Federada. Participaram 48 crianças (28 feminino e 20 masculino) com 11,06 ±0,24 anos de idade, divididas homogeneamente, com base nos resultados obtidos num pré-teste, em três grupos experimentais: demonstração (GD), instrução mais demonstração (GID) e instrução (GI). Cada participante realizou 59 piruetas: pré-teste (1), duas sessões de prática semanal durante três semanas (54), pós-teste (1) e retenção (3), realizado uma semana após o pós-teste e as sessões de prática. Em todos os ensaios, os participantes foram filmados e avaliados individualmente considerando a realização correta de cada uma das sete componentes críticas da pirueta. A ANOVA one-way foi usada para análise estatística dos dados entre grupos nas sessões e testes. Não foram detetadas diferenças com significado estatístico entre os 3 grupos na retenção. Foram detetadas diferenças com significado estatístico entre o GD e o GI no pós-teste, no qual o GD apresenta melhores resultados que os outros dois grupos. A superioridade do GD pode ser explicada pelo facto da pirueta ser uma habilidade fechada.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-26T10:46:30Z
2016-10-26T00:00:00Z
2016-10-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6685
url http://hdl.handle.net/10348/6685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137108869251072