Novo olhar sobre a prática educativa no 1º. Ciclo do Ensino Básico: “Do real ao virtual”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Fabiana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Melo, Isabel, Coelho, Maria João, Quadros-Flores, Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15705
Resumo: As mudanças atuais impõem que a escola e as práticas educativas se reconfigurem para responderem às exigências destes tempos de imprevisibilidade e mutação. Este artigo pretende compreender como podem as práticas educativas contribuir para a compreensão da realidade e o desenvolvimento de valores e de competências nos alunos que lhes permitam responder aos desafios do século XXI. Optou-se por um estudo de caso, relevando práticas reais num contexto educativo que envolve uma turma de 3º ano, e por uma metodologia qualitativa (focus group) que permite ouvir as vozes das crianças, do professor cooperante e das futuras professoras responsáveis pelas práticas educativas. Recorreu-se à análise de conteúdo como instrumento de recolha de dados. Foram planeadas duas práticas educativas sustentadas na metodologia de trabalho de projeto, incluindo tecnologia digital emergente. Os resultados evidenciam que a metodologia utilizada e os recursos selecionados permitiram uma observação atenta do contexto e a mobilização da informação na construção de conhecimento curricular acrescentando valor ao tema explorado, além de que facilitou a articulação curricular, o desenvolvimento de competências do perfil do aluno e permitiu a intervenção solidária da turma num contexto próximo que envolveu a comunidade local.
id RCAP_302725f5346811199d6f72886a44b3aa
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/15705
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Novo olhar sobre a prática educativa no 1º. Ciclo do Ensino Básico: “Do real ao virtual”Práticas educativasTrabalho de projetoRealidadeTecnologia digitalArticulação curricular1º Ciclo do Ensino BásicoAs mudanças atuais impõem que a escola e as práticas educativas se reconfigurem para responderem às exigências destes tempos de imprevisibilidade e mutação. Este artigo pretende compreender como podem as práticas educativas contribuir para a compreensão da realidade e o desenvolvimento de valores e de competências nos alunos que lhes permitam responder aos desafios do século XXI. Optou-se por um estudo de caso, relevando práticas reais num contexto educativo que envolve uma turma de 3º ano, e por uma metodologia qualitativa (focus group) que permite ouvir as vozes das crianças, do professor cooperante e das futuras professoras responsáveis pelas práticas educativas. Recorreu-se à análise de conteúdo como instrumento de recolha de dados. Foram planeadas duas práticas educativas sustentadas na metodologia de trabalho de projeto, incluindo tecnologia digital emergente. Os resultados evidenciam que a metodologia utilizada e os recursos selecionados permitiram uma observação atenta do contexto e a mobilização da informação na construção de conhecimento curricular acrescentando valor ao tema explorado, além de que facilitou a articulação curricular, o desenvolvimento de competências do perfil do aluno e permitiu a intervenção solidária da turma num contexto próximo que envolveu a comunidade local.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSouza, FabianaMelo, IsabelCoelho, Maria JoãoQuadros-Flores, Paula2020-04-02T10:27:30Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15705por2183-143210.34630/sensos-e.v6i2.3482info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:59:51Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15705Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:25.020092Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Novo olhar sobre a prática educativa no 1º. Ciclo do Ensino Básico: “Do real ao virtual”
title Novo olhar sobre a prática educativa no 1º. Ciclo do Ensino Básico: “Do real ao virtual”
spellingShingle Novo olhar sobre a prática educativa no 1º. Ciclo do Ensino Básico: “Do real ao virtual”
Souza, Fabiana
Práticas educativas
Trabalho de projeto
Realidade
Tecnologia digital
Articulação curricular
1º Ciclo do Ensino Básico
title_short Novo olhar sobre a prática educativa no 1º. Ciclo do Ensino Básico: “Do real ao virtual”
title_full Novo olhar sobre a prática educativa no 1º. Ciclo do Ensino Básico: “Do real ao virtual”
title_fullStr Novo olhar sobre a prática educativa no 1º. Ciclo do Ensino Básico: “Do real ao virtual”
title_full_unstemmed Novo olhar sobre a prática educativa no 1º. Ciclo do Ensino Básico: “Do real ao virtual”
title_sort Novo olhar sobre a prática educativa no 1º. Ciclo do Ensino Básico: “Do real ao virtual”
author Souza, Fabiana
author_facet Souza, Fabiana
Melo, Isabel
Coelho, Maria João
Quadros-Flores, Paula
author_role author
author2 Melo, Isabel
Coelho, Maria João
Quadros-Flores, Paula
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Fabiana
Melo, Isabel
Coelho, Maria João
Quadros-Flores, Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas educativas
Trabalho de projeto
Realidade
Tecnologia digital
Articulação curricular
1º Ciclo do Ensino Básico
topic Práticas educativas
Trabalho de projeto
Realidade
Tecnologia digital
Articulação curricular
1º Ciclo do Ensino Básico
description As mudanças atuais impõem que a escola e as práticas educativas se reconfigurem para responderem às exigências destes tempos de imprevisibilidade e mutação. Este artigo pretende compreender como podem as práticas educativas contribuir para a compreensão da realidade e o desenvolvimento de valores e de competências nos alunos que lhes permitam responder aos desafios do século XXI. Optou-se por um estudo de caso, relevando práticas reais num contexto educativo que envolve uma turma de 3º ano, e por uma metodologia qualitativa (focus group) que permite ouvir as vozes das crianças, do professor cooperante e das futuras professoras responsáveis pelas práticas educativas. Recorreu-se à análise de conteúdo como instrumento de recolha de dados. Foram planeadas duas práticas educativas sustentadas na metodologia de trabalho de projeto, incluindo tecnologia digital emergente. Os resultados evidenciam que a metodologia utilizada e os recursos selecionados permitiram uma observação atenta do contexto e a mobilização da informação na construção de conhecimento curricular acrescentando valor ao tema explorado, além de que facilitou a articulação curricular, o desenvolvimento de competências do perfil do aluno e permitiu a intervenção solidária da turma num contexto próximo que envolveu a comunidade local.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-04-02T10:27:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/15705
url http://hdl.handle.net/10400.22/15705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-1432
10.34630/sensos-e.v6i2.3482
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131446160392192