O desafio da interdisciplinaridade – experiências na prática educativa de 1.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Diana Alexandra Fernandes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/40620
Resumo: O presente relatório final surge no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o objetivo de descrever, analisar e refletir o desafio da Interdisciplinaridade na Prática Educativa. O relatório obedece à seguinte estrutura: introdução, enquadramento teórico, projeto de intervenção pedagógica e considerações finais. A componente de enquadramento teórico enraizada na literatura publicada, contextualiza a prática educativa e a abordagem escolhida. O projeto de intervenção pedagógica teve como principal objetivo evidenciar um conjunto de estratégias que foram estruturadas e planeadas de forma a promover a interdisciplinaridade, com as crianças, com o intuito de potencializar e enriquecer as suas aprendizagens neste contexto. As considerações finais refletem sobre a prática educativa e sobre os principais resultados, e as suas conclusões. Assim, a prática educativa surgiu com base numa prática interdisciplinar, que pretendeu desenvolver a articulação curricular, numa turma de 3.º ano de escolaridade, do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No âmago do Relatório Final, procedeu-se à descrição e reflexão de atividades implementadas; e à elaboração de um estudo estatístico exploratório (definição de um problema a estudar, planificação de um questionário e, recolha, organização, tratamento, apresentação e discussão dos dados), analisando as perceções e opiniões dos docentes cooperantes da escola, relativamente à temática em estudo. Relativamente à prática implementada, foi possível observar a motivação das crianças através do seu compromisso nas propostas desenvolvidas, o que permitiu refletir sobre o decorrer das aulas. De forma geral, tendo em conta os instrumentos utilizados, chegouse à conclusão que a interdisciplinaridade é valorizada no domínio das práticas pedagógicas dos docentes inquiridos, sendo apreciada como contributo para tornar as aprendizagens das crianças mais ricas e mais diversificadas.
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