Técnicas de melhoria contínua aplicadas a uma secção de corte laser.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grilo, André Tiago Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/86008
Resumo: Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
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spelling Técnicas de melhoria contínua aplicadas a uma secção de corte laser.Continuous improvement in laser cut departmentBPMNOEECorte LaserMelhoria ContínuaBPMNOEELaser cutContinuous ImprovementDissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaO presente trabalho incidiu no uso de técnicas de melhoria na empresa Prilux. Esta empresa é uma PME situada na região Aveiro e está inserida no ramo da metalomecânica há cerca de 2 anos. É neste ramo que incidirá todo o trabalho, especificamente no corte de laser. O trabalho teve a duração de seis meses, ocorrendo sempre em ambiente fabril. Neste período, o trabalho esteve concentrado sobretudo em três grandes fases: a recolha de dados, a análise de dados e a implementação de medidas corretivas.No início do projeto foram definidos com a empresa alguns objetivos que proporcionassem rápidas melhorias em todo o ciclo produtivo. A empresa queria, sobretudo, que acabassem os problemas com os clientes devido aos atrasos, que o espaço fosse reorganizado e que a máquina de corte produzisse mais.Durante o primeiro mês decorreu sobretudo a fase de recolha dados. Esta esteve focada sobretudo no processo produtivo. Foram retirados tempos de todas tarefas realizadas pelo operador e pela máquina. Paralelamente foram sendo encontrados os 7 desperdícios lean. Esta ferramenta ajudou a perceber quais eram os maiores desperdícios maiores e os prejuízos que provocavam à produção. Os desperdícios mais acentuados neste processo foram sobretudo os de tempo de espera e de sobreprocessamento.Na fase seguinte, a de análise de dados, foi criado um modelo BPMN de modo a entender o processo, foi calculado o OEE para aferir a rentabilidade da máquina, encontraram-se as causas para as paragens da máquina e analisaram-se padrões para a sequência de trabalhos.Com foco sobretudo na melhoria do OEE, na 3ª fase aplicaram-se várias melhorias no departamento. De destacar os que produziram maiores efeitos e os que receberam maior abertura por parte dos colaboradores: introdução do planeamento diário com atenção aos padrões encontrados anteriormente, mudança do BPMN eliminando uma tarefa desnecessária e encontro do peso mínimo para aproveitamento de um retalho. Foi possível assim melhorar o OEE em 20%. Este valor implica todo um conjunto de melhorias que tiveram de existir para tornar este valor possível.This work focused in the application of improvement tactics in the company, Prilux. This company is a little/medium company situated in the Aveiro’s region and works in metalworking at approximately 2 years. This project will be about metalworking, especially about laser cutting. This work lasted 6 months, always in factory environment. During this time, the work was focused in three big phases: data collection, data analyses and the implementation of corrective measures. In the beginning of the project were defined some goals with the company that were able to provide quick improvements in the productive cycle. The company wanted, above all, to put an end to the problems with the clients due to delays, to reorganize the work space and that the cutting machine would be more productive. The first month was mainly for data collection. This data collection focused, primarily, on the productive process. Were collected times of all the tasks of the worker and of the machine. Alongside this, were found the 7 lean wastes. This tool helped understand which ones were the biggest wastes and those who were responsible for more losses to the production. The more pronounced losses in this process were, above all, waiting and over processing times. In the next step, the data analyses, was created a BPMN model so the process could be understood, it was calculated the OEE to measure the machine profitability, were found the causes to machine stops and standards were analyzed for the sequence of works. Focused on the OEE improvement on the third phase, were applied many improvements on the department. To highlight the ones that produced more effect and the ones that were accepted better by the employees were: introduction of the daily planning considering the standards previously found, changing the BPMN cutting one unnecessary task and was found the minimum weight for the use of a retail. This way was possible to improve the OEE in 20%. This value implies a set of improvements that needed to exist to make this possible.2018-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/86008http://hdl.handle.net/10316/86008TID:202203310porGrilo, André Tiago Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-25T13:18:34Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/86008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:07:15.198721Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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