As experiências (des)favoráveis associadas às praxes académicas e a sua relação com o bem-estar psicológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ana Margarida Gonçalves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/81163
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
id RCAP_3045fa836eb21cfcfcdcce131a51f164
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81163
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As experiências (des)favoráveis associadas às praxes académicas e a sua relação com o bem-estar psicológicoThe (un)favorable experiences associated with academic hazing and their relationship with psychological well-beingExperiências positivasExperiências negativasBem-estar psicológicoPraxe académicaValidaçãoPositive experiencesNegative experiencesPsychological well-beingAcademic hazingValidationCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaAs praxes académicas têm sido associadas sobretudo a vivências negativas e a comportamentos abusivos e inadequados. Não obstante, também constituem práticas que continuam a mobilizar e a envolver os estudantes universitários, por perspetivarem as experiências positivas que podem advir das mesmas. Deste modo, com o presente estudo pretendemos desenvolver e validar um questionário que permitisse melhor conhecer e caracterizar as eventuais experiências positivas associadas à participação e envolvimento dos estudantes universitários nas praxes académicas – Questionário de Experiências Positivas na Praxe Académica (QEPA). Um segundo objetivo do estudo foi analisar a relação entre as experiências positivas e negativas e o bem-estar psicológico dos participantes. A amostra integrou 408 estudantes da Universidade do Minho que admitiram ter participado nas praxes académicas, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos (M= 20.8, DP=2.19), na sua grande maioria mulheres (71.4%). Os resultados revelaram que o QEPA apresenta características psicométricas adequadas, tanto a nível de validade como a nível de fidelidade. Verificou-se ainda existir uma correlação positiva e significativa entre as experiências positivas na praxe académica e o bem-estar psicológico; e uma correlação negativa significativa entre a experienciação de comportamentos inadequados e o bem-estar psicológico. Aceder às experiências positivas associadas às praxes académicas revela-se fundamental para auxiliar e fundamentar as políticas de prevenção e intervenção neste contexto.Academic hazing have been mainly associated with negative experiences, abusive and inappropriate behaviors. However, they are also practices that continue to mobilize and involve university students by predicting the positive experiences that can arise from them. Thus, with the present study we intend to develop and validate a questionnaire that would allow a better understanding and characterization of possible positive experiences associated with the participation and involvement of university students in academic hazing – Questionnaire of Positive Experiences in Academic Hazing (QEPA). A second objective of the study was to analyze the relationship between positive and negative experiences on participants' psychological well-being. The sample included 408 students from the University of Minho who admitted having participated in academic hazing, aged between 18 and 30 years (M= 20.8, SD=2.19), most of them women (71.4%). The results revealed that the QEPA has adequate psychometric characteristics, both in terms of validity and reliability. There was also a positive and significant correlation between positive experiences in academic hazing and psychological well-being; and a significant negative correlation between experiencing inappropriate behavior and psychological well-being. Accessing the positive experiences associated with academic hazing is fundamental to support and support prevention and intervention policies in this context.Caridade, Sónia Maria MartinsGonçalves, Rui AbrunhosaUniversidade do MinhoAlves, Ana Margarida Gonçalves20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/81163por203052161info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81163Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:05:12.262061Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As experiências (des)favoráveis associadas às praxes académicas e a sua relação com o bem-estar psicológico
The (un)favorable experiences associated with academic hazing and their relationship with psychological well-being
title As experiências (des)favoráveis associadas às praxes académicas e a sua relação com o bem-estar psicológico
spellingShingle As experiências (des)favoráveis associadas às praxes académicas e a sua relação com o bem-estar psicológico
Alves, Ana Margarida Gonçalves
Experiências positivas
Experiências negativas
Bem-estar psicológico
Praxe académica
Validação
Positive experiences
Negative experiences
Psychological well-being
Academic hazing
Validation
Ciências Sociais::Psicologia
title_short As experiências (des)favoráveis associadas às praxes académicas e a sua relação com o bem-estar psicológico
title_full As experiências (des)favoráveis associadas às praxes académicas e a sua relação com o bem-estar psicológico
title_fullStr As experiências (des)favoráveis associadas às praxes académicas e a sua relação com o bem-estar psicológico
title_full_unstemmed As experiências (des)favoráveis associadas às praxes académicas e a sua relação com o bem-estar psicológico
title_sort As experiências (des)favoráveis associadas às praxes académicas e a sua relação com o bem-estar psicológico
author Alves, Ana Margarida Gonçalves
author_facet Alves, Ana Margarida Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caridade, Sónia Maria Martins
Gonçalves, Rui Abrunhosa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Ana Margarida Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Experiências positivas
Experiências negativas
Bem-estar psicológico
Praxe académica
Validação
Positive experiences
Negative experiences
Psychological well-being
Academic hazing
Validation
Ciências Sociais::Psicologia
topic Experiências positivas
Experiências negativas
Bem-estar psicológico
Praxe académica
Validação
Positive experiences
Negative experiences
Psychological well-being
Academic hazing
Validation
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/81163
url https://hdl.handle.net/1822/81163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203052161
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132464197664768