As experiências (des)favoráveis associadas às praxes académicas e a sua relação com o bem-estar psicológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/81163 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
id |
RCAP_3045fa836eb21cfcfcdcce131a51f164 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81163 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As experiências (des)favoráveis associadas às praxes académicas e a sua relação com o bem-estar psicológicoThe (un)favorable experiences associated with academic hazing and their relationship with psychological well-beingExperiências positivasExperiências negativasBem-estar psicológicoPraxe académicaValidaçãoPositive experiencesNegative experiencesPsychological well-beingAcademic hazingValidationCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaAs praxes académicas têm sido associadas sobretudo a vivências negativas e a comportamentos abusivos e inadequados. Não obstante, também constituem práticas que continuam a mobilizar e a envolver os estudantes universitários, por perspetivarem as experiências positivas que podem advir das mesmas. Deste modo, com o presente estudo pretendemos desenvolver e validar um questionário que permitisse melhor conhecer e caracterizar as eventuais experiências positivas associadas à participação e envolvimento dos estudantes universitários nas praxes académicas – Questionário de Experiências Positivas na Praxe Académica (QEPA). Um segundo objetivo do estudo foi analisar a relação entre as experiências positivas e negativas e o bem-estar psicológico dos participantes. A amostra integrou 408 estudantes da Universidade do Minho que admitiram ter participado nas praxes académicas, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos (M= 20.8, DP=2.19), na sua grande maioria mulheres (71.4%). Os resultados revelaram que o QEPA apresenta características psicométricas adequadas, tanto a nível de validade como a nível de fidelidade. Verificou-se ainda existir uma correlação positiva e significativa entre as experiências positivas na praxe académica e o bem-estar psicológico; e uma correlação negativa significativa entre a experienciação de comportamentos inadequados e o bem-estar psicológico. Aceder às experiências positivas associadas às praxes académicas revela-se fundamental para auxiliar e fundamentar as políticas de prevenção e intervenção neste contexto.Academic hazing have been mainly associated with negative experiences, abusive and inappropriate behaviors. However, they are also practices that continue to mobilize and involve university students by predicting the positive experiences that can arise from them. Thus, with the present study we intend to develop and validate a questionnaire that would allow a better understanding and characterization of possible positive experiences associated with the participation and involvement of university students in academic hazing – Questionnaire of Positive Experiences in Academic Hazing (QEPA). A second objective of the study was to analyze the relationship between positive and negative experiences on participants' psychological well-being. The sample included 408 students from the University of Minho who admitted having participated in academic hazing, aged between 18 and 30 years (M= 20.8, SD=2.19), most of them women (71.4%). The results revealed that the QEPA has adequate psychometric characteristics, both in terms of validity and reliability. There was also a positive and significant correlation between positive experiences in academic hazing and psychological well-being; and a significant negative correlation between experiencing inappropriate behavior and psychological well-being. Accessing the positive experiences associated with academic hazing is fundamental to support and support prevention and intervention policies in this context.Caridade, Sónia Maria MartinsGonçalves, Rui AbrunhosaUniversidade do MinhoAlves, Ana Margarida Gonçalves20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/81163por203052161info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/81163Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:05:12.262061Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As experiências (des)favoráveis associadas às praxes académicas e a sua relação com o bem-estar psicológico The (un)favorable experiences associated with academic hazing and their relationship with psychological well-being |
title |
As experiências (des)favoráveis associadas às praxes académicas e a sua relação com o bem-estar psicológico |
spellingShingle |
As experiências (des)favoráveis associadas às praxes académicas e a sua relação com o bem-estar psicológico Alves, Ana Margarida Gonçalves Experiências positivas Experiências negativas Bem-estar psicológico Praxe académica Validação Positive experiences Negative experiences Psychological well-being Academic hazing Validation Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
As experiências (des)favoráveis associadas às praxes académicas e a sua relação com o bem-estar psicológico |
title_full |
As experiências (des)favoráveis associadas às praxes académicas e a sua relação com o bem-estar psicológico |
title_fullStr |
As experiências (des)favoráveis associadas às praxes académicas e a sua relação com o bem-estar psicológico |
title_full_unstemmed |
As experiências (des)favoráveis associadas às praxes académicas e a sua relação com o bem-estar psicológico |
title_sort |
As experiências (des)favoráveis associadas às praxes académicas e a sua relação com o bem-estar psicológico |
author |
Alves, Ana Margarida Gonçalves |
author_facet |
Alves, Ana Margarida Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Caridade, Sónia Maria Martins Gonçalves, Rui Abrunhosa Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Ana Margarida Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiências positivas Experiências negativas Bem-estar psicológico Praxe académica Validação Positive experiences Negative experiences Psychological well-being Academic hazing Validation Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Experiências positivas Experiências negativas Bem-estar psicológico Praxe académica Validação Positive experiences Negative experiences Psychological well-being Academic hazing Validation Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/81163 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/81163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203052161 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132464197664768 |