A relação entre as práticas inadequadas na praxe académica e o autocontrolo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Andreia Patrícia Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/75397
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
id RCAP_178bada3e3afc873dbb3060e4b282492
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/75397
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação entre as práticas inadequadas na praxe académica e o autocontroloThe relationship between inappropriate practices in academic hazing and self-controlPraxe académicaPráticas inadequadasAutocontroloValidaçãoAcademic hazingInappropriate practicesSelf-controlValidationCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaA literatura mostra que a praxe académica tem vindo a ser alvo de práticas pouco adequadas, como abusos, humilhações, intimidações, entre outras. O presente estudo procura criar e validar um questionário com o intuito de conhecer a frequência com que algumas práticas inadequadas ocorrem na praxe, na experiência de quem é praxado e de quem praxa, designado por Questionário de Práticas Inadequadas na Praxe Académica (QPIPA). O estudo tem adicionalmente como objetivos perceber se existe uma relação entre as práticas inadequadas na praxe e os níveis de autocontrolo, a prática de crimes e o consumo de substâncias. A amostra é constituída por 474 estudantes da Universidade do Minho, com idade média de 20.93 anos (DP = 2.14, amplitude = 18-30). Os resultados mostraram que o QPIPA tem boas qualidades psicométricas, nomeadamente em termos de validade e fidelidade. Mostraram também que existe uma correlação entre o baixo autocontrolo e a participação em praxes com conteúdo inadequado quer ao ser praxado, quer ao praxar, que pessoas que suprimem menos a agressividade praxam de forma mais inadequada e que o consumo de bebidas alcoólicas prediz significativamente o ato de praxar inadequadamente. Assim, seria importante replicar este estudo, objetivando perceber a existência destas práticas noutras universidades do país.Literature shows that academic hazing has been the target of inappropriate practices, such as abuse, humiliation, intimidation, among others. This study seeks to create and validate a questionnaire in order to know the frequency with which some inappropriate practices occur in hazing, in the experience of those who practice it and those who are subjected to it, called Questionnaire of Inadequate Practices in Academic Hazing (QPIPA). The study also aims to understand if there is a relationship between inappropriate practices in hazing and levels of self-control, crime, and substance use. The sample is composed by of 474 students from University of Minho, with a mean age of 20.93 years (SD = 2.14, range = 18-30). The results showed that the QPIPA has good psychometric qualities, namely in terms of validity and reliability. They also showed that there is a correlation between low self-control and participation in hazing with inadequate content, either when practicing or when subjected, that people who suppress less aggressiveness haze more inappropriately and that the consumption of alcoholic beverages significantly predicts the act of hazing inappropriately. Thus, it would be important to replicate this study, to understand the existence of these practices in other universities in the country.Pechorro, Pedro Fernandes SantosGonçalves, Rui AbrunhosaUniversidade do MinhoFreitas, Andreia Patrícia Oliveira20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/75397por202749975info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:50Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/75397Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:36:30.277770Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre as práticas inadequadas na praxe académica e o autocontrolo
The relationship between inappropriate practices in academic hazing and self-control
title A relação entre as práticas inadequadas na praxe académica e o autocontrolo
spellingShingle A relação entre as práticas inadequadas na praxe académica e o autocontrolo
Freitas, Andreia Patrícia Oliveira
Praxe académica
Práticas inadequadas
Autocontrolo
Validação
Academic hazing
Inappropriate practices
Self-control
Validation
Ciências Sociais::Psicologia
title_short A relação entre as práticas inadequadas na praxe académica e o autocontrolo
title_full A relação entre as práticas inadequadas na praxe académica e o autocontrolo
title_fullStr A relação entre as práticas inadequadas na praxe académica e o autocontrolo
title_full_unstemmed A relação entre as práticas inadequadas na praxe académica e o autocontrolo
title_sort A relação entre as práticas inadequadas na praxe académica e o autocontrolo
author Freitas, Andreia Patrícia Oliveira
author_facet Freitas, Andreia Patrícia Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pechorro, Pedro Fernandes Santos
Gonçalves, Rui Abrunhosa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Andreia Patrícia Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Praxe académica
Práticas inadequadas
Autocontrolo
Validação
Academic hazing
Inappropriate practices
Self-control
Validation
Ciências Sociais::Psicologia
topic Praxe académica
Práticas inadequadas
Autocontrolo
Validação
Academic hazing
Inappropriate practices
Self-control
Validation
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/75397
url http://hdl.handle.net/1822/75397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202749975
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132895269355520