If what I am is what's in me I will always be the best "me" that I can be : Relações entre o estatuto escolar e autoconceito, autoestima, orientações motivacionais e fatores protetores da autoestima em alunos dos 5º, 7º e 9º anos de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaspar, Tatiana Ferreirim
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3884
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
id RCAP_304f69f394751fa47f73db65b1af240a
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3884
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling If what I am is what's in me I will always be the best "me" that I can be : Relações entre o estatuto escolar e autoconceito, autoestima, orientações motivacionais e fatores protetores da autoestima em alunos dos 5º, 7º e 9º anos de escolaridadeAutoconceitoAutoestimaOrientações motivacionaisFatores de protecção da AutoestimaSelf-conceptSelf-esteemGoal orientationSelf worth protectionDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioO presente estudo teve como objetivo analisar as relações existentes entre o estatuto escolar e o Autoconceito, Autoestima, orientações motivacionais e fatores de proteção da Autoestima de alunos do 5.º, 7.º e 9.º anos de escolaridade. Participaram neste estudo 198 alunos, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos de idade. Os dados foram recolhidos através da aplicação da Escala de Orientações Motivacionais de Skaalvik (Peixoto, Mata & Monteiro, 2008), da Escala de Proteção da Autoestima de Thompson e Dinnel (Português, 2008) e da Escala de Autoconceito e Autoestima (Peixoto & Almeida, 1999). Os resultados evidenciam que o estatuto escolar introduz diferenças estatisticamente significativas na dimensão académica do Autoconceito e na importância atribuída à dimensão académica do Autoconceito. Foram ainda encontrados efeitos de interação entre o ano de escolaridade e o estatuto escolar entre os alunos de 5.º e 9.º anos de escolaridade, com repetência. Revelam também a existência de diferenças nas orientações motivacionais (orientação para a tarefa e orientação para o evitamento) e no fator de proteção da Autoestima (importância das competências).ABSTRACT: The aim of this study is to analyse the relations between academic achievement and self-concept, self-esteem, goal orientation and self-worth protection in students of 5th, 7th and 9th grades. In this study participated 198 students, of both sexes, aged between 10 and 18 years old. Data was collected using a goal orientations scale from Skaalvik (Peixoto, Mata & Monteiro, 2008), a self-worth protection scale from Thompson and Dinnel (Português, 2008), as well as a self-concept and self-esteem scale (Peixoto & Almeida, 1999). Results have shown that academic achievement introduces differences on dimensions of academic self-concept dimension and on academic self-concept importance. Interaction effects between grades and scholar achievement on 5th and 9th students, who failed in previous years, were found. They also demonstrate some differences on goal orientations (task goal oriented and avoidance orientation) and on self-worth factor (importance of abilities).Peixoto, Francisco José BritoRepositório do ISPAGaspar, Tatiana Ferreirim2015-07-28T17:54:34Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3884porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:41Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3884Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:44.762566Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv If what I am is what's in me I will always be the best "me" that I can be : Relações entre o estatuto escolar e autoconceito, autoestima, orientações motivacionais e fatores protetores da autoestima em alunos dos 5º, 7º e 9º anos de escolaridade
title If what I am is what's in me I will always be the best "me" that I can be : Relações entre o estatuto escolar e autoconceito, autoestima, orientações motivacionais e fatores protetores da autoestima em alunos dos 5º, 7º e 9º anos de escolaridade
spellingShingle If what I am is what's in me I will always be the best "me" that I can be : Relações entre o estatuto escolar e autoconceito, autoestima, orientações motivacionais e fatores protetores da autoestima em alunos dos 5º, 7º e 9º anos de escolaridade
Gaspar, Tatiana Ferreirim
Autoconceito
Autoestima
Orientações motivacionais
Fatores de protecção da Autoestima
Self-concept
Self-esteem
Goal orientation
Self worth protection
title_short If what I am is what's in me I will always be the best "me" that I can be : Relações entre o estatuto escolar e autoconceito, autoestima, orientações motivacionais e fatores protetores da autoestima em alunos dos 5º, 7º e 9º anos de escolaridade
title_full If what I am is what's in me I will always be the best "me" that I can be : Relações entre o estatuto escolar e autoconceito, autoestima, orientações motivacionais e fatores protetores da autoestima em alunos dos 5º, 7º e 9º anos de escolaridade
title_fullStr If what I am is what's in me I will always be the best "me" that I can be : Relações entre o estatuto escolar e autoconceito, autoestima, orientações motivacionais e fatores protetores da autoestima em alunos dos 5º, 7º e 9º anos de escolaridade
title_full_unstemmed If what I am is what's in me I will always be the best "me" that I can be : Relações entre o estatuto escolar e autoconceito, autoestima, orientações motivacionais e fatores protetores da autoestima em alunos dos 5º, 7º e 9º anos de escolaridade
title_sort If what I am is what's in me I will always be the best "me" that I can be : Relações entre o estatuto escolar e autoconceito, autoestima, orientações motivacionais e fatores protetores da autoestima em alunos dos 5º, 7º e 9º anos de escolaridade
author Gaspar, Tatiana Ferreirim
author_facet Gaspar, Tatiana Ferreirim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peixoto, Francisco José Brito
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaspar, Tatiana Ferreirim
dc.subject.por.fl_str_mv Autoconceito
Autoestima
Orientações motivacionais
Fatores de protecção da Autoestima
Self-concept
Self-esteem
Goal orientation
Self worth protection
topic Autoconceito
Autoestima
Orientações motivacionais
Fatores de protecção da Autoestima
Self-concept
Self-esteem
Goal orientation
Self worth protection
description Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011-01-01T00:00:00Z
2015-07-28T17:54:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/3884
url http://hdl.handle.net/10400.12/3884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130078359060480