Validação da escala de autoconceito e autoestima para pré-adolescentes (EAAPA) e análise da estrutura organizativa do autoconceito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/5369 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo a análise das propriedades psicométricas de uma escala de autoconceito e autoestima e da estrutura organizativa do autoconceito em pré-adolescentes. Participaram 774 estudantes Portugueses do 5º e 6º anos de escolaridade, que responderam a uma escala que avalia sete dimensões específicas do autoconceito (competência escolar, competência atlética, aceitação social, aparência física, competência a língua materna, competência a matemática, comportamento) e a autoestima. As análises fatoriais confirmatórias demonstraram a multidimensionalidade do autoconceito sendo o modelo bi-fatorial com dois fatores globais (autoconceito académico e não académico) aquele que apresentou um melhor ajustamento aos dados. Este modelo tem a vantagem de integrar características estruturais do autoconceito que em estudos anteriores foram consideradas incompatíveis. |
id |
RCAP_57a7e77e61557099fe147964fa4876c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5369 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Validação da escala de autoconceito e autoestima para pré-adolescentes (EAAPA) e análise da estrutura organizativa do autoconceitoValidation of the self-concept and self-esteem scale for pre-adolescents (EAAPA) and analysis of structural organization of self-conceptEscala de autoconceito e autoestima para pré-adolescentes (EAAPA)AutoconceitoAutoestimaPsicometríaPré-adolescentesSelf-concept and self-esteem scale for pre-adolescents (EAAPA)Self-conceptSelf-esteemPsychometricsPre-adolescentsEste estudo teve como objetivo a análise das propriedades psicométricas de uma escala de autoconceito e autoestima e da estrutura organizativa do autoconceito em pré-adolescentes. Participaram 774 estudantes Portugueses do 5º e 6º anos de escolaridade, que responderam a uma escala que avalia sete dimensões específicas do autoconceito (competência escolar, competência atlética, aceitação social, aparência física, competência a língua materna, competência a matemática, comportamento) e a autoestima. As análises fatoriais confirmatórias demonstraram a multidimensionalidade do autoconceito sendo o modelo bi-fatorial com dois fatores globais (autoconceito académico e não académico) aquele que apresentou um melhor ajustamento aos dados. Este modelo tem a vantagem de integrar características estruturais do autoconceito que em estudos anteriores foram consideradas incompatíveis.The main goal of this research was the analysis of the psychometric proprieties of a self-concept and selfesteem scale and the study of the self-concept organizational structure in pre-adolescents. Participants were 774 Portuguese students attending 5th and 6th grades. The scale used assesses seven specific dimensions of self-concept (school competence, athletic competence, social acceptance, physical appearance, native language competence, mathematics competence, behavior), as well as self-esteem. Confirmatory factor analyses supported the multidimensionality of self-concept, and a bi-factor model with two global factors (academic self-concept and non-academic self-concept) was the one that presented a better fit. This model enables to integrate structural characteristics of self-concept that seemed to be incompatible in previous research.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)AIDEPRepositório do ISPAPeixoto, Francisco José BritoMata, Maria de Lourdes Estorninho NevesMonteiro, VeraSanches, Ana Cristina PiresRibeiro, Rui BártoloPipa, Joana2017-03-31T18:10:35Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/5369porRevista Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion e Avaliacao Psicologica, 1 (43), 71-87. Doi: 10.21865/RIDEP43_711135-384810.21865/RIDEP43_71info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:41:06Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5369Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:10.785584Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Validação da escala de autoconceito e autoestima para pré-adolescentes (EAAPA) e análise da estrutura organizativa do autoconceito Validation of the self-concept and self-esteem scale for pre-adolescents (EAAPA) and analysis of structural organization of self-concept |
title |
Validação da escala de autoconceito e autoestima para pré-adolescentes (EAAPA) e análise da estrutura organizativa do autoconceito |
spellingShingle |
Validação da escala de autoconceito e autoestima para pré-adolescentes (EAAPA) e análise da estrutura organizativa do autoconceito Peixoto, Francisco José Brito Escala de autoconceito e autoestima para pré-adolescentes (EAAPA) Autoconceito Autoestima Psicometría Pré-adolescentes Self-concept and self-esteem scale for pre-adolescents (EAAPA) Self-concept Self-esteem Psychometrics Pre-adolescents |
title_short |
Validação da escala de autoconceito e autoestima para pré-adolescentes (EAAPA) e análise da estrutura organizativa do autoconceito |
title_full |
Validação da escala de autoconceito e autoestima para pré-adolescentes (EAAPA) e análise da estrutura organizativa do autoconceito |
title_fullStr |
Validação da escala de autoconceito e autoestima para pré-adolescentes (EAAPA) e análise da estrutura organizativa do autoconceito |
title_full_unstemmed |
Validação da escala de autoconceito e autoestima para pré-adolescentes (EAAPA) e análise da estrutura organizativa do autoconceito |
title_sort |
Validação da escala de autoconceito e autoestima para pré-adolescentes (EAAPA) e análise da estrutura organizativa do autoconceito |
author |
Peixoto, Francisco José Brito |
author_facet |
Peixoto, Francisco José Brito Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves Monteiro, Vera Sanches, Ana Cristina Pires Ribeiro, Rui Bártolo Pipa, Joana |
author_role |
author |
author2 |
Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves Monteiro, Vera Sanches, Ana Cristina Pires Ribeiro, Rui Bártolo Pipa, Joana |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Francisco José Brito Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves Monteiro, Vera Sanches, Ana Cristina Pires Ribeiro, Rui Bártolo Pipa, Joana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escala de autoconceito e autoestima para pré-adolescentes (EAAPA) Autoconceito Autoestima Psicometría Pré-adolescentes Self-concept and self-esteem scale for pre-adolescents (EAAPA) Self-concept Self-esteem Psychometrics Pre-adolescents |
topic |
Escala de autoconceito e autoestima para pré-adolescentes (EAAPA) Autoconceito Autoestima Psicometría Pré-adolescentes Self-concept and self-esteem scale for pre-adolescents (EAAPA) Self-concept Self-esteem Psychometrics Pre-adolescents |
description |
Este estudo teve como objetivo a análise das propriedades psicométricas de uma escala de autoconceito e autoestima e da estrutura organizativa do autoconceito em pré-adolescentes. Participaram 774 estudantes Portugueses do 5º e 6º anos de escolaridade, que responderam a uma escala que avalia sete dimensões específicas do autoconceito (competência escolar, competência atlética, aceitação social, aparência física, competência a língua materna, competência a matemática, comportamento) e a autoestima. As análises fatoriais confirmatórias demonstraram a multidimensionalidade do autoconceito sendo o modelo bi-fatorial com dois fatores globais (autoconceito académico e não académico) aquele que apresentou um melhor ajustamento aos dados. Este modelo tem a vantagem de integrar características estruturais do autoconceito que em estudos anteriores foram consideradas incompatíveis. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-31T18:10:35Z 2017-01-01T00:00:00Z 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/5369 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/5369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion e Avaliacao Psicologica, 1 (43), 71-87. Doi: 10.21865/RIDEP43_71 1135-3848 10.21865/RIDEP43_71 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
AIDEP |
publisher.none.fl_str_mv |
AIDEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130092595576832 |