Validação da escala de autoconceito e autoestima para pré-adolescentes (EAAPA) e análise da estrutura organizativa do autoconceito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Francisco José Brito
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves, Monteiro, Vera, Sanches, Ana Cristina Pires, Ribeiro, Rui Bártolo, Pipa, Joana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/5369
Resumo: Este estudo teve como objetivo a análise das propriedades psicométricas de uma escala de autoconceito e autoestima e da estrutura organizativa do autoconceito em pré-adolescentes. Participaram 774 estudantes Portugueses do 5º e 6º anos de escolaridade, que responderam a uma escala que avalia sete dimensões específicas do autoconceito (competência escolar, competência atlética, aceitação social, aparência física, competência a língua materna, competência a matemática, comportamento) e a autoestima. As análises fatoriais confirmatórias demonstraram a multidimensionalidade do autoconceito sendo o modelo bi-fatorial com dois fatores globais (autoconceito académico e não académico) aquele que apresentou um melhor ajustamento aos dados. Este modelo tem a vantagem de integrar características estruturais do autoconceito que em estudos anteriores foram consideradas incompatíveis.
id RCAP_57a7e77e61557099fe147964fa4876c7
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5369
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Validação da escala de autoconceito e autoestima para pré-adolescentes (EAAPA) e análise da estrutura organizativa do autoconceitoValidation of the self-concept and self-esteem scale for pre-adolescents (EAAPA) and analysis of structural organization of self-conceptEscala de autoconceito e autoestima para pré-adolescentes (EAAPA)AutoconceitoAutoestimaPsicometríaPré-adolescentesSelf-concept and self-esteem scale for pre-adolescents (EAAPA)Self-conceptSelf-esteemPsychometricsPre-adolescentsEste estudo teve como objetivo a análise das propriedades psicométricas de uma escala de autoconceito e autoestima e da estrutura organizativa do autoconceito em pré-adolescentes. Participaram 774 estudantes Portugueses do 5º e 6º anos de escolaridade, que responderam a uma escala que avalia sete dimensões específicas do autoconceito (competência escolar, competência atlética, aceitação social, aparência física, competência a língua materna, competência a matemática, comportamento) e a autoestima. As análises fatoriais confirmatórias demonstraram a multidimensionalidade do autoconceito sendo o modelo bi-fatorial com dois fatores globais (autoconceito académico e não académico) aquele que apresentou um melhor ajustamento aos dados. Este modelo tem a vantagem de integrar características estruturais do autoconceito que em estudos anteriores foram consideradas incompatíveis.The main goal of this research was the analysis of the psychometric proprieties of a self-concept and selfesteem scale and the study of the self-concept organizational structure in pre-adolescents. Participants were 774 Portuguese students attending 5th and 6th grades. The scale used assesses seven specific dimensions of self-concept (school competence, athletic competence, social acceptance, physical appearance, native language competence, mathematics competence, behavior), as well as self-esteem. Confirmatory factor analyses supported the multidimensionality of self-concept, and a bi-factor model with two global factors (academic self-concept and non-academic self-concept) was the one that presented a better fit. This model enables to integrate structural characteristics of self-concept that seemed to be incompatible in previous research.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)AIDEPRepositório do ISPAPeixoto, Francisco José BritoMata, Maria de Lourdes Estorninho NevesMonteiro, VeraSanches, Ana Cristina PiresRibeiro, Rui BártoloPipa, Joana2017-03-31T18:10:35Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/5369porRevista Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion e Avaliacao Psicologica, 1 (43), 71-87. Doi: 10.21865/RIDEP43_711135-384810.21865/RIDEP43_71info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:41:06Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5369Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:10.785584Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Validação da escala de autoconceito e autoestima para pré-adolescentes (EAAPA) e análise da estrutura organizativa do autoconceito
Validation of the self-concept and self-esteem scale for pre-adolescents (EAAPA) and analysis of structural organization of self-concept
title Validação da escala de autoconceito e autoestima para pré-adolescentes (EAAPA) e análise da estrutura organizativa do autoconceito
spellingShingle Validação da escala de autoconceito e autoestima para pré-adolescentes (EAAPA) e análise da estrutura organizativa do autoconceito
Peixoto, Francisco José Brito
Escala de autoconceito e autoestima para pré-adolescentes (EAAPA)
Autoconceito
Autoestima
Psicometría
Pré-adolescentes
Self-concept and self-esteem scale for pre-adolescents (EAAPA)
Self-concept
Self-esteem
Psychometrics
Pre-adolescents
title_short Validação da escala de autoconceito e autoestima para pré-adolescentes (EAAPA) e análise da estrutura organizativa do autoconceito
title_full Validação da escala de autoconceito e autoestima para pré-adolescentes (EAAPA) e análise da estrutura organizativa do autoconceito
title_fullStr Validação da escala de autoconceito e autoestima para pré-adolescentes (EAAPA) e análise da estrutura organizativa do autoconceito
title_full_unstemmed Validação da escala de autoconceito e autoestima para pré-adolescentes (EAAPA) e análise da estrutura organizativa do autoconceito
title_sort Validação da escala de autoconceito e autoestima para pré-adolescentes (EAAPA) e análise da estrutura organizativa do autoconceito
author Peixoto, Francisco José Brito
author_facet Peixoto, Francisco José Brito
Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
Monteiro, Vera
Sanches, Ana Cristina Pires
Ribeiro, Rui Bártolo
Pipa, Joana
author_role author
author2 Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
Monteiro, Vera
Sanches, Ana Cristina Pires
Ribeiro, Rui Bártolo
Pipa, Joana
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Francisco José Brito
Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
Monteiro, Vera
Sanches, Ana Cristina Pires
Ribeiro, Rui Bártolo
Pipa, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Escala de autoconceito e autoestima para pré-adolescentes (EAAPA)
Autoconceito
Autoestima
Psicometría
Pré-adolescentes
Self-concept and self-esteem scale for pre-adolescents (EAAPA)
Self-concept
Self-esteem
Psychometrics
Pre-adolescents
topic Escala de autoconceito e autoestima para pré-adolescentes (EAAPA)
Autoconceito
Autoestima
Psicometría
Pré-adolescentes
Self-concept and self-esteem scale for pre-adolescents (EAAPA)
Self-concept
Self-esteem
Psychometrics
Pre-adolescents
description Este estudo teve como objetivo a análise das propriedades psicométricas de uma escala de autoconceito e autoestima e da estrutura organizativa do autoconceito em pré-adolescentes. Participaram 774 estudantes Portugueses do 5º e 6º anos de escolaridade, que responderam a uma escala que avalia sete dimensões específicas do autoconceito (competência escolar, competência atlética, aceitação social, aparência física, competência a língua materna, competência a matemática, comportamento) e a autoestima. As análises fatoriais confirmatórias demonstraram a multidimensionalidade do autoconceito sendo o modelo bi-fatorial com dois fatores globais (autoconceito académico e não académico) aquele que apresentou um melhor ajustamento aos dados. Este modelo tem a vantagem de integrar características estruturais do autoconceito que em estudos anteriores foram consideradas incompatíveis.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-31T18:10:35Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/5369
url http://hdl.handle.net/10400.12/5369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Diagnostico y Evaluacion e Avaliacao Psicologica, 1 (43), 71-87. Doi: 10.21865/RIDEP43_71
1135-3848
10.21865/RIDEP43_71
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv AIDEP
publisher.none.fl_str_mv AIDEP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130092595576832