Aprendizagem de aluno com deficiência intelectual e desenvolvimental em contexto de sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Cláudia Brígida Gaspar
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/4018
Resumo: O presente estudo propôs-se estudar a temática da aprendizagem de um aluno com deficiência intelectual e desenvolvimental em contexto de sala de aula e as implicações no desenvolvimento de processo educativo. Foi realizado com um jovem que atingiu este ano a maioridade e que esteve a frequentar o 9º ano de escolaridade. Este jovem apresenta características que o definem como portador de Deficiência Intelectual e Desenvolvimental (DID). Realizou-se a análise documental através das informações que constam do processo educativo do jovem, das entrevistas efectuadas aos professores que o acompanharam no seu percurso escolar e dos registos de observação de aulas. Procedeu-se à discussão dos resultados, onde se aferiu que as escolas regulares apresentam, actualmente condições para responder às necessidades académicas, pessoais e sociais destes jovens, contudo o processo de aprendizagem destes alunos deveria passar por uma preparação para a vida ativa através do estabelecimento de protocolos com Entidades formadoras, que visam formação a nível técnico e que proporcionam a inclusão em mercado laboral. É imperioso compreender que o processo de aprendizagem destes jovens com Necessidades Edicativas Especiais (NEE) implica uma multiplicidade de aspetos, sendo o direito à igualdade de oportunidades primordial, considerando que todos têm direito a ser diferentes quando a igualdade os descaracteriza.
id RCAP_3069b0f8461a1e79d877e4f473dd59a5
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4018
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem de aluno com deficiência intelectual e desenvolvimental em contexto de sala de aulaEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALAPRENDIZAGEM ESCOLAREDUCATIONSPECIAL EDUCATIONSCHOOL LEARNINGMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORDEFICIÊNCIA MENTALMENTAL IMPAIRMENTO presente estudo propôs-se estudar a temática da aprendizagem de um aluno com deficiência intelectual e desenvolvimental em contexto de sala de aula e as implicações no desenvolvimento de processo educativo. Foi realizado com um jovem que atingiu este ano a maioridade e que esteve a frequentar o 9º ano de escolaridade. Este jovem apresenta características que o definem como portador de Deficiência Intelectual e Desenvolvimental (DID). Realizou-se a análise documental através das informações que constam do processo educativo do jovem, das entrevistas efectuadas aos professores que o acompanharam no seu percurso escolar e dos registos de observação de aulas. Procedeu-se à discussão dos resultados, onde se aferiu que as escolas regulares apresentam, actualmente condições para responder às necessidades académicas, pessoais e sociais destes jovens, contudo o processo de aprendizagem destes alunos deveria passar por uma preparação para a vida ativa através do estabelecimento de protocolos com Entidades formadoras, que visam formação a nível técnico e que proporcionam a inclusão em mercado laboral. É imperioso compreender que o processo de aprendizagem destes jovens com Necessidades Edicativas Especiais (NEE) implica uma multiplicidade de aspetos, sendo o direito à igualdade de oportunidades primordial, considerando que todos têm direito a ser diferentes quando a igualdade os descaracteriza.The present thesis set out to study the theme of learning a student with intellectual and developmental disabilities in classroom context and its implications in the development of the educational process. This study was carried out with a young child who has reached majority this year and who has been attending the 9th grade of schooling. This young child has characteristics that defines him as a person with intellectual and developmental disability. Documentary analysis was elaborated through the information listed in the child’s educational process, the interviews made to teachers who followed him on his journey and observation records. The discussion of the results showed that mainstream schools are currently only able to meet the academic, personal and social needs of young people. It is concluded that the learning process of these students should undergo a preparation for working life by establishing protocols with providers, aimed at technical level training the inclusion in the labour market. It is imperative to understand that the learning process of these children with SEN (Special Educational Needs) implies a multiplicity of aspects, being the primary right to equal opportunities, considering that everyone has the right to be different when equality mischaracterises them.2013-10-04T16:30:38Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4018porLourenço, Cláudia Brígida Gasparinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:02:39Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4018Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:11:03.458300Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem de aluno com deficiência intelectual e desenvolvimental em contexto de sala de aula
title Aprendizagem de aluno com deficiência intelectual e desenvolvimental em contexto de sala de aula
spellingShingle Aprendizagem de aluno com deficiência intelectual e desenvolvimental em contexto de sala de aula
Lourenço, Cláudia Brígida Gaspar
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
APRENDIZAGEM ESCOLAR
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SCHOOL LEARNING
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
DEFICIÊNCIA MENTAL
MENTAL IMPAIRMENT
title_short Aprendizagem de aluno com deficiência intelectual e desenvolvimental em contexto de sala de aula
title_full Aprendizagem de aluno com deficiência intelectual e desenvolvimental em contexto de sala de aula
title_fullStr Aprendizagem de aluno com deficiência intelectual e desenvolvimental em contexto de sala de aula
title_full_unstemmed Aprendizagem de aluno com deficiência intelectual e desenvolvimental em contexto de sala de aula
title_sort Aprendizagem de aluno com deficiência intelectual e desenvolvimental em contexto de sala de aula
author Lourenço, Cláudia Brígida Gaspar
author_facet Lourenço, Cláudia Brígida Gaspar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Cláudia Brígida Gaspar
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
APRENDIZAGEM ESCOLAR
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SCHOOL LEARNING
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
DEFICIÊNCIA MENTAL
MENTAL IMPAIRMENT
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
APRENDIZAGEM ESCOLAR
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SCHOOL LEARNING
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
DEFICIÊNCIA MENTAL
MENTAL IMPAIRMENT
description O presente estudo propôs-se estudar a temática da aprendizagem de um aluno com deficiência intelectual e desenvolvimental em contexto de sala de aula e as implicações no desenvolvimento de processo educativo. Foi realizado com um jovem que atingiu este ano a maioridade e que esteve a frequentar o 9º ano de escolaridade. Este jovem apresenta características que o definem como portador de Deficiência Intelectual e Desenvolvimental (DID). Realizou-se a análise documental através das informações que constam do processo educativo do jovem, das entrevistas efectuadas aos professores que o acompanharam no seu percurso escolar e dos registos de observação de aulas. Procedeu-se à discussão dos resultados, onde se aferiu que as escolas regulares apresentam, actualmente condições para responder às necessidades académicas, pessoais e sociais destes jovens, contudo o processo de aprendizagem destes alunos deveria passar por uma preparação para a vida ativa através do estabelecimento de protocolos com Entidades formadoras, que visam formação a nível técnico e que proporcionam a inclusão em mercado laboral. É imperioso compreender que o processo de aprendizagem destes jovens com Necessidades Edicativas Especiais (NEE) implica uma multiplicidade de aspetos, sendo o direito à igualdade de oportunidades primordial, considerando que todos têm direito a ser diferentes quando a igualdade os descaracteriza.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-04T16:30:38Z
2013-01-01T00:00:00Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/4018
url http://hdl.handle.net/10437/4018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131207704772608