Da deficiência mental à dificuldade intelectual e desenvolvimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Odete Emygdio da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Coelho, Fernanda Maria da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6311
Resumo: Neste artigo apresenta-se a evolução conceptual de deficiência mental ou défice cognitivo até recentemente, quando o conceito de dificuldade intelectual e desenvolvimental (DID) começou a ser utilizado em substituição daqueles, num acertar de passo com as reflexões produzidas sobre esta problemática, que evidenciaram a conotação negativa e pejorativa do termo deficiência. Na escola, o conceito que agora se pretende generalizar implica também uma mudança de paradigma no atendimento a crianças e jovens que apresentam tais dificuldades, uma vez que aponta para que o mesmo deixe de ser feito com base no grau de deficiência atribuído para passar a basear-se nos apoios efetivamente necessários.
id RCAP_21ffd427f6776a32456a0fdd6f77f94d
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6311
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da deficiência mental à dificuldade intelectual e desenvolvimentalEDUCAÇÃODEFICIÊNCIA MENTALDÉFICE COGNITIVODIFICULDADES DE APRENDIZAGEMEDUCAÇÃO ESPECIALNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISBRASILEDUCATIONMENTAL IMPAIRMENTCOGNITIVE DEFICITLEARNING DISABILITIESSPECIAL EDUCATIONSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSBRAZILNeste artigo apresenta-se a evolução conceptual de deficiência mental ou défice cognitivo até recentemente, quando o conceito de dificuldade intelectual e desenvolvimental (DID) começou a ser utilizado em substituição daqueles, num acertar de passo com as reflexões produzidas sobre esta problemática, que evidenciaram a conotação negativa e pejorativa do termo deficiência. Na escola, o conceito que agora se pretende generalizar implica também uma mudança de paradigma no atendimento a crianças e jovens que apresentam tais dificuldades, uma vez que aponta para que o mesmo deixe de ser feito com base no grau de deficiência atribuído para passar a basear-se nos apoios efetivamente necessários.This paper shows how the concept of mental deficiency or cognitive deficit has evolved until recent times, when it was replaced by the concept of intellectual and development difficulties as a result of reflections around this problem that underlined the negative or pejorative connotations of the deficiency term. At school, this new concept also implies a change of paradigm when educating children and youngsters with said difficulties, since it suggests that it must not be based on disability degree but, instead, on which support this population actually needs.Cet article présente l’évolution conceptuelle de retard mental ou de déficience intellectuelle jusqu’à nos jours, quand le concept de difficultés intellectuelles et de développement, les a remplacés, dû au besoin de changer la connotation négative et péjorative de la notion de handicap. À l’école, ce concept implique aussi un changement de paradigme envers la formation des enfants et des élèves avec ces difficultés, qui ne doit pas être faite sur la base du degré d’invalidité attribuée, mais sur le support réellement nécessaire.Este artículo presenta la evolución conceptual de retraso mental o discapacidades del desarrollo hasta hace poco, cuando el concepto de dificultad intelectual y de desarrollo comenzó a ser utilizado en lugar de un conjunto de pasos con los reflejos producidos en este tema, lo que demuestra connotación negativa y peyorativa del término discapacidad. En la escuela, el concepto de que se trata de generalizar también implica un cambio de paradigma en la atención de niños y jóvenes con este tipo de dificultades, ya que sugiere que deja de hacerse en función del grado de discapacidad asignado para pasar la base en realidad, es necesario apoyar.Edições Universitárias Lusófonas2015-05-13T15:59:35Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6311porSilva, Maria Odete Emygdio daCoelho, Fernanda Maria da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T01:34:22Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6311Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:34.993638Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da deficiência mental à dificuldade intelectual e desenvolvimental
title Da deficiência mental à dificuldade intelectual e desenvolvimental
spellingShingle Da deficiência mental à dificuldade intelectual e desenvolvimental
Silva, Maria Odete Emygdio da
EDUCAÇÃO
DEFICIÊNCIA MENTAL
DÉFICE COGNITIVO
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
EDUCAÇÃO ESPECIAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
BRASIL
EDUCATION
MENTAL IMPAIRMENT
COGNITIVE DEFICIT
LEARNING DISABILITIES
SPECIAL EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
BRAZIL
title_short Da deficiência mental à dificuldade intelectual e desenvolvimental
title_full Da deficiência mental à dificuldade intelectual e desenvolvimental
title_fullStr Da deficiência mental à dificuldade intelectual e desenvolvimental
title_full_unstemmed Da deficiência mental à dificuldade intelectual e desenvolvimental
title_sort Da deficiência mental à dificuldade intelectual e desenvolvimental
author Silva, Maria Odete Emygdio da
author_facet Silva, Maria Odete Emygdio da
Coelho, Fernanda Maria da Silva
author_role author
author2 Coelho, Fernanda Maria da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Odete Emygdio da
Coelho, Fernanda Maria da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
DEFICIÊNCIA MENTAL
DÉFICE COGNITIVO
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
EDUCAÇÃO ESPECIAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
BRASIL
EDUCATION
MENTAL IMPAIRMENT
COGNITIVE DEFICIT
LEARNING DISABILITIES
SPECIAL EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
BRAZIL
topic EDUCAÇÃO
DEFICIÊNCIA MENTAL
DÉFICE COGNITIVO
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
EDUCAÇÃO ESPECIAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
BRASIL
EDUCATION
MENTAL IMPAIRMENT
COGNITIVE DEFICIT
LEARNING DISABILITIES
SPECIAL EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
BRAZIL
description Neste artigo apresenta-se a evolução conceptual de deficiência mental ou défice cognitivo até recentemente, quando o conceito de dificuldade intelectual e desenvolvimental (DID) começou a ser utilizado em substituição daqueles, num acertar de passo com as reflexões produzidas sobre esta problemática, que evidenciaram a conotação negativa e pejorativa do termo deficiência. Na escola, o conceito que agora se pretende generalizar implica também uma mudança de paradigma no atendimento a crianças e jovens que apresentam tais dificuldades, uma vez que aponta para que o mesmo deixe de ser feito com base no grau de deficiência atribuído para passar a basear-se nos apoios efetivamente necessários.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-05-13T15:59:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/6311
url http://hdl.handle.net/10437/6311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137079050895360