Deficiência Mental e Integração:um estudo de caso sobre o papel do outro no processo de inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Natália Maria Garrido
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7541
Resumo: Este trabalho visa contribuir para a discussão a respeito da integração escolar da criança portadora de deficiência mental. Partindo de um referencial bibliográfico, discutem-se as implicações dessa integração e a possibilidade de fazer da escola um elemento promotor da autonomia e da integração social dessas crianças. Inclusão e diversidade são temas pertinentes dos debates atuais. A diversidade faz parte da vida de todos nós e, como tal, toda a criança, independentemente da sua classe social, religião, sexo, cultura ou deficiência, pertence à comunidade da qual faz parte. A escola é um dos primeiros locais onde as crianças aprendem a relacionar-se umas com as outras, onde estabelecem laços afetivos e onde aprendem estratégias de aprendizagem e relacionais. Esta dissertação baseia-se num Estudo de Caso, realizado em contexto escolar. Pretende-se abordar as relações sociais de uma criança com deficiência mental com as outras crianças da turma a que pertence. Por outro lado, procura-se analisar o relacionamento dessa criança com os adultos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente, a Professora Titular de Turma, a Professora da Educação Especial e a Assistente Operacional, na sala de aula, no recreio e nos eventos escolares. A escolha do Estudo de Caso revela-se o procedimento metodológico mais adequado ao tipo de estudo que se pretende realizar, pois fundamentalmente, interessa-nos compreender as implicações da inclusão de uma criança com deficiência mental no 1º ciclo do Ensino Básico. Após a recolha e o tratamento dos dados obtidos, serão expostas e descritas as conclusões, a que se chegou, e apontadas algumas sugestões, que se consideram pertinentes, para a inclusão da criança portadora de deficiência mental no ambiente escolar.
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