Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais no Ensino Profissional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/44988 |
Resumo: | Na Declaração de Salamanca reforça-se a ideia de que existe uma “necessidade de atuar com o objetivo de conseguir escolas para todos, instituições que incluam todas as pessoas, aceitem as diferenças, apoiem as aprendizagem e respondam às necessidades individuais de cada pessoa com ou sem problemas.” (UNESCO, 1994, p.3). O objetivo desta investigação consistiu em analisar o modo como decorre o processo de inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais em escolas profissionais, bem como, a forma como é realizada a sinalização e o acompanhamento desses alunos ao longo do seu percurso formativo. Procurou, ainda, conhecer as dificuldades (recursos humanos e materiais) sentidas pelos docentes no sentido de concretizar a integração e inclusão de alunos com NEE no ensino profissional. Para responder a este objetivo, optou-se por realizar uma investigação de caráter qualitativa como técnica de recolha de dados, tendo sido utilizadas como técnicas de recolha de dados a análise documental e a entrevista semiestruturada. A análise dos dados permitem concluir que um dos principais obstáculos sentido por parte dos docentes diz respeito à dificuldade em trabalharem com crianças com necessidades educativas especiais, e com um apoio reduzido por parte da escola no que respeita a uma formação específica na área. Com efeito, os docentes sentem que não têm capacidade e preparação suficiente para dar resposta às especificidades dos alunos, que requerem abordagens diferentes. Finalmente, os dados analisados permitem perceber que o conceito de “escola inclusiva” está presente de uma forma geral nos alunos, professores, coordenadores e diretores de polo, havendo no entanto o entendimento de que, para que o processo de inclusão se desenvolva e seja efetivo, a escola tem que proporcionar ao aluno condições físicas, recursos humanos, financeiros e ambientais. O objetivo deste estudo foi verificar o modo como decorre o processo de inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais em escolas profissionais, bem como, a sinalização e acompanhamento desses alunos e as dificuldades sentidas pelo docente ao trabalhar neste contexto inclusivo. Procurámos obter algumas considerações finais que devem ser encaradas no contexto das limitações próprias de uma investigação desta natureza, pelo não se pretende que as reflexões finais deste trabalho sejam generalizadas a toda a comunidade educativa, mas que sirvam de reflexão sobre esta temática e de partir para novas investigações. |
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Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais no Ensino ProfissionalInclusão e Integração de Alunos com NEE na EPGE - Estudo de CasoAlunos; Ensino Profissional; Inclusão; Integração; ProfessoresStudents; Learning; School; Inclusion; Integration; ProfessorsNa Declaração de Salamanca reforça-se a ideia de que existe uma “necessidade de atuar com o objetivo de conseguir escolas para todos, instituições que incluam todas as pessoas, aceitem as diferenças, apoiem as aprendizagem e respondam às necessidades individuais de cada pessoa com ou sem problemas.” (UNESCO, 1994, p.3). O objetivo desta investigação consistiu em analisar o modo como decorre o processo de inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais em escolas profissionais, bem como, a forma como é realizada a sinalização e o acompanhamento desses alunos ao longo do seu percurso formativo. Procurou, ainda, conhecer as dificuldades (recursos humanos e materiais) sentidas pelos docentes no sentido de concretizar a integração e inclusão de alunos com NEE no ensino profissional. Para responder a este objetivo, optou-se por realizar uma investigação de caráter qualitativa como técnica de recolha de dados, tendo sido utilizadas como técnicas de recolha de dados a análise documental e a entrevista semiestruturada. A análise dos dados permitem concluir que um dos principais obstáculos sentido por parte dos docentes diz respeito à dificuldade em trabalharem com crianças com necessidades educativas especiais, e com um apoio reduzido por parte da escola no que respeita a uma formação específica na área. Com efeito, os docentes sentem que não têm capacidade e preparação suficiente para dar resposta às especificidades dos alunos, que requerem abordagens diferentes. Finalmente, os dados analisados permitem perceber que o conceito de “escola inclusiva” está presente de uma forma geral nos alunos, professores, coordenadores e diretores de polo, havendo no entanto o entendimento de que, para que o processo de inclusão se desenvolva e seja efetivo, a escola tem que proporcionar ao aluno condições físicas, recursos humanos, financeiros e ambientais. O objetivo deste estudo foi verificar o modo como decorre o processo de inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais em escolas profissionais, bem como, a sinalização e acompanhamento desses alunos e as dificuldades sentidas pelo docente ao trabalhar neste contexto inclusivo. Procurámos obter algumas considerações finais que devem ser encaradas no contexto das limitações próprias de uma investigação desta natureza, pelo não se pretende que as reflexões finais deste trabalho sejam generalizadas a toda a comunidade educativa, mas que sirvam de reflexão sobre esta temática e de partir para novas investigações.The Declaration of Salamanca assumes the need to work towards achieving schools for all, institutions that include all people, accept differences, support learning and respond to the individual needs of each person with or without problems. (UNESCO 1994, pag.3). The goal of this investigation is to analyze the way the process of inclusion and integration of students with special needs goes in professional/training schools, as well as, their signalization and follow-up throughout their training process and the difficulties (human and material resources) felt by the trainer working in this inclusive context. Concerning the methodology in which this study is placed, we chose a qualitative investigation like the data gathering technique, using the observation, the document analysis and the semi-structured interview. In relation to the collected interviews, they were proceeded into categories and sub-categories after an exhaustive reading and exploration of the collected information. One of the main obstacles felt by the trainers is difficulty in working with special needs children, without having been given a proper training in the area by the school, as the students present several specificities that require different approaches. Many of them are not ready to deal with those specific situations in the classroom, acting according to their own experience. On the other hand, the concept of an “inclusive school” is somehow generally present for students, teachers, coordinators and directors. However, so that his inclusion process develops and becomes viable, school must provide students the physical facilities, human as well as financial and environmental resources. The objective of this study was to verify the way in which the process of inclusion of students with special educational needs in professional schools takes place, as well as the signaling and accompaniment of these students and the difficulties felt by the teacher in working in this inclusive context. Some final considerations that should be considered in the context of the limitations inherent to an investigation of this nature, it is not intended that the final reflections of this work be generalized to the whole educational community, but that serve as a reflection on this theme and to start for new investigations.Almeida, Ana PatríciaRepositório ComumLeitão, Rute2023-05-30T17:57:36Z2017-12-052017-10-252017-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44988TID:203318137porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-01T15:30:16Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44988Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:59:40.526221Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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